Fio • Fatos sobre a Abolição da Escravatura | #13deMaio
Em 1530 começa a exploração econômica da Coroa Portuguesa na recém-encontrada terra de além-mar. índios são escravizados.
Em 1559 é autorizada a "importação" de até 120 escravos a cada senhor de engenho residente no BR. 1566 é criada a 1ª lei para regulamentar a escravidão.
Meados do século 16 inicia-se o trafico de escravos. A maioria vindo da costa oeste do continente, Angola, Nigéria e Camarões.
Em 1695 morre Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
Século 17 e 18, o chamado comércio triangular de escravos entre a África, a América (Brasil, Caribe e sul dos Estados Unidos) e a Europa chega ao ápice.
Século 18, escravos passaram a atuar nas minas de ouro, recém descobertas. No século seguinte, a atividade cafeeira também se utilizaria da mão de obra escrava.
Em 1845 o governo inglês, aprova a Lei Bill Aberdeen. A Marinha Britânica pode apreender navios envolvidos no tráfico.
Em 1850 após pressão do Reino Unido, é aprovada a Lei Eusébio de Queirós que extinguiu o tráfico de escravos africanos no Brasil (em teoria)..
Em 09/1871 é promulgada a 1ª lei abolicionista no BR. A Lei do Ventre Livre liberta todos filhos de escravos nascidos a partir da data.
Em 1885, depois de 16 anos, é aprovada a Lei dos Sexagenários, também conhecida como Lei Saraiva-Cotegipe, concedia liberdade aos escravos com mais de 60 anos de idade.
Em 13 de maio de 1888, quase um século após a abolição da escravatura em países europeus como a Dinamarca (o 1ª a proibir a prática), o BR se torna o último país das Américas a abolir a escravidão.
A Lei Aurea extinguiu o trabalho escravo em território nacional (em teoria....).
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Fio • As 15 maiores epidemias e pandemias da história
A pandemia do Covid-19 está longe de ser a primeira na história. Os flagelos do passado que marcaram as sociedades ocorreram em contextos diferentes.
1. A praga de Atenas, 429-326 a.C.
Ela matou cerca de 25% da população, entre 70 mil e 75 mil pessoas (outras fontes falam em 100 mil vítimas), entre elas, Péricles, o célebre magistrado ateniense.
2. Peste de Antonino, 165-180
A praga Antonina foi uma pandemia que atingiu o Império Romano de 165 a 180 d.C., no reinado de Marco Aurélio que acabou sendo vitimado por ela. Estima-se que tenha matado entre 5 e 10 milhões de pessoas.
Era 1 de dezembro de 1955, a costureira de 42 anos saiu do trabalho e entrou num ônibus, em Montgomery, capital do Alabama. Estava no primeiro lugar reservado para pessoas “de cor”. Três pontos depois, o veículo ficou lotado.
A lei estadual determinava que, nesses casos, os negros tinham que se levantar. A fileira tinha quatro lugares. Apenas três pessoas se levantaram.
Rosa Parks se recusou, e foi presa. O caso fez com que ela perdesse o emprego. Em resposta, os negros da cidade passaram a...
boicotar os ônibus.
Um pastor, até então desconhecido, começou a ganhar destaque. Seu nome era Martin Luther King Jr,. Ele havia acabado de chegar à região e liderou as manifestações de repúdio à prisão de Rosa.
Pouco mais de um ano depois, a lei dos assentos de ônibus seria...
Fio • A fome de Bengala foi como ficou conhecida a morte de mais 2 milhões de indianos, devido a secas da região e por políticas britânicas da era Winston Churchill em 1943.
Embora a região do leste da Índia tenha sido afetada pela seca durante grande parte da década de 1940...
as condições eram piores em 1941, anos antes do estágio mais extremo da fome, quando os jornais começaram a publicar imagens dos 'moribundos' nas ruas de Calcutá, então denominadas por eles.
No auge da Segunda Guerra, a mando de Churchill, houve uma grande escassez que foi...
causada por exportações em larga escala de alimentos da Índia para uso em teatros de guerra e consumo na Grã-Bretanha.
A Índia exportou mais de 70 mil toneladas de arroz entre janeiro e julho de 1943 paro uso na guerra. À medida que as importações caíam, os preços dispararam.
Durante a Segunda Guerra, o Exército dos EUA criou uma unidade secreta para enganar os nazistas nos campos de batalha. O 23º quartel-general das Tropas Especiais, também conhecido como Exército Fantasma, usou ilusionismo e outros truques para se...
passar por tropas reais e confundir os alemães sobre o tamanho e a localização das forças aliadas.
O Exército Fantasma empregou centenas de tanques, caminhões, itens de artilharia, jipes e outros veículos infláveis. Esses objetos podiam ser reposicionados da noite para o dia...
fazendo parecer com que as tropas haviam se movimentado. A atenção aos detalhes era algo crítico: usava-se uma escavadeira para criar marcas no chão como se fossem rastros dos tanques falsos.
Era preciso tomar cuidado para que civis não chegassem muito perto como certa vez...