Eleições no Chile, alguns pontos:
Hoje é o 2° dia de sufrágio de uma eleição atípica e muito importante, pois além de decidir prefeitos, vereadores, tbm se vota pela 1a vez para governo regional (era cargo designado pelo presidente) e também os/as 155 assembleistas constituintes.
O voto no Chile não é obrigatório, o q joga contra a participação cidadã, tento em vista a crise de representatividade, despolitização, pandemia, e meios de comunicação tradicional que mais atrapalham q ajudam a elucidar como funciona o sufrágio de hoje com muitas opções de voto.
Nos preocupa muito a participação porque é ela quem legitima o processo democrático. E menos gente votando sempre favorece a direita, principalmente quando se usa o método D'hount pra distribuição de votos nas listas de pactos eleitorais com 7 listas da esquerda e UMA de direita.
A esquerda se dividiu em 7 listas e a direita, que perdeu feio no plebiscito em 2020, vai unificada.
Temos ótimos candidates, competitivos, mas nos desfavorece que a população não saia pra votar. Hoje a luta é para que os lugares de votação fiquem repletos onde ganhou o #Apruebo
O plebiscito de 2020 registrou 7.562.173 votos total, foi a maior participação na história eleitoral do Chile, inclusive supera a votação do plebiscito de 1989 (que tirou Pinochet do poder) com 49,2% de votos absolutos.
Ontem votaram cerca de 3 milhões de pessoas, 20% do padrão.
Esperamos que os territórios onde ganhou o #Apruebo compareçam hoje às urnas e faça a diferença, pois as comunas onde ganhou o rechazo sairam em peso pra votar pela direita. E como estão unidos, a distribuição final dos votos os favorece para preencher as vagas de assembleistas.
Em suma, as eleições desse 15 e 16M no #Chile são muito importantes, a direita possivelmente estará sobre representada, entretanto, o decisivo a respeito do processo constituinte se joga por fora. Ou seja, se decide na participação e cobranças feitas durante o processo de DEBATE.
Eleger bons assembleistas, retirar do páreo candidatos financiados por empresários, Opus Dei e duopólio político (velha esquerda + direita) é muito importante, mas não tenhamos ilusões com processo eleitoral burguês. Confio mesmo é na classe trabalhadora que levantou a revolta.
Pra finalizar, hoje apenas se escolhem candidates, não se bate martelo sobre o processo constituinte. Mesmo q a direita consiga bons resultados, o povo ORGANIZADO e na rua é que força as decisões. O dia só tá começando, esperemos a apuração. ¡Qué nos vaya bien! #Elecciones2021CL
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Não tenho condições de escrever nada muito elaborado sobre o Chile, mas a verdade é o que estamos vivendo aqui nas #Elecciones2021CL é algo histórico e lindo 😭💜
E pra não perder alguns raciocinio, vou deixar registrado pq não posso dormir de tanta euforia. Segue o #fio 🧵
- Éxito rotundo da aliança Frente Amplio e Partido Comunista, que será importante para marcar tendência, dar a linha nas eleições presidenciais;
- Direita e Concertación (duopólio) são os grandes perdedores dessa eleição (hahaha);
👇🏼
- Direita ficou abaixo dos 2/3 que precisava pra conseguir vetar as transformações da #ConvenciónConstitucional. Isso é importante pq enterra de vez a polêmica com os "tercio que amarrava a nova constituição" q rondava o Acordo Pela Paz;
- DC só coloca 2 constituintes (hihihi)👇🏼
Ontem, por causa de um incômodo que manifestei por ver chacota com um cântico de marcha, que concordando ou não, evoca memória feminista, recebi uma avalanche de hater. Aparentemente, disputa política não existe. Tudo é estático, dialogar com metáfora é imposição, silenciamento.
Há alguns bons anos atrás eu costumava dizer brava que usar o argumento "e se fosse sua mãe e se fosse sua filha?" é patriarcal pois apela ao raio de propriedade masculina sobre as mulheres para implorar respeito, e que não deveria ser assim pois nossa humanidade (+)
não deveria vir atrelada ao postulado do direito à propriedade masculina sobre nossa existência.
Hoje o negócio tá tão feio q já mandei essa crítica às favas (pelo menos por agora). Nas marchas, quando começam a cantar "podría ser tu hija, podría ser tu hermana", canto junto.
"Somos as netas de todas as bruxas que não puderam queimar" é uma frase potente usada na América Latina, onde feministas de todas as idades em países hispanos hablantes repetem com orgulho, mas no Brasil de Bolsonaro e Damares, vira chacota de adolescente anticomunista tuiteiro.
Sem falar no incel de esquerda (o mais esquerda que geral), aquele q adora pagar de reencarnação dos soviets e que fica o dia todo zuando o trabalho dos outros, pode se reivindicar herdeiro disso e aquilo, mas as meninas, adolescentes ou mulheres q estão se (re)conectando 👇
com os saberes feministas (muitas principiantes, se descobrindo), q estão reivindicando memória (que se constrói a partir do presente!), essas não podem reivindicar "ser neta de bruxa", porque vejam vocês... A avó é/seria católica ou evangélica.
Renunciou Manuel Merino no Perú e aparentemente a pressão popular não vai parar aí. Em virtude da profunda crise política, peruanos também questionam a Constituição de 1993 levantada pela oligarquia corrupta instaurada pelo fujimorismo e o modelo neoliberal q dilacera o país (+)
Atenção brasileiros: #Perú segue o ritmo do Chile e da Colombia, e está muito claro a impugnação do modelo e do poder corrupto constituído. É uma sacudida e tanto, independentemente dos resultados que possam vir a ter. Olhemos com atenção, pois o Brasil não pode ficar de fora!
Estamos diante de um tsunami de mobilizações populares na América de norte a sul, mobilizações anti neoliberal, antirracista, anti patriarcal e por DEMOCRACIA REAL.
Os desfechos ainda estamos por ver, mas insisto: NÃO TENHAMOS MEDO DAS RUAS E DO POVO SACUDINDO AS INSTITUIÇÕES!
Peruano segura escudo: "El poder al pueblo" durante manifestação contra o governo ilegítimo de Manuel Merino, 14/11 em Lima.
Linda foto, mas não compartilhei pra alimentar fetiche com palavras de ordem. É necessário denunciar o massacre nas ruas do Peru #Fio#PeruvianLivesMatter
Sei que o brasileiro hoje está atento às eleições, tbm estou, porém podemos igualmente dar uma atenção ao que acontece no #Perú. E ao fazer isso, gostaria de pedir para que AJUDEM A DENUNCIAR AS VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS pq a repressão está desatada. Há pessoas assassinadas!
A madrugada de 14/11 para 15/11 foi de dura repressão, principalmente em Lima onde os protestos são massivos. Dois jovens foram assassinados:
Jordan Inti Sotelo Camargo de 24 anos, e Jack Brian Pintado Sánchez de 22 anos, ambos assassinados pela polícia.
Galera, correria doida aquí. Faltam 5 dias pro plebiscito. Mas tem gente me perguntando sobre "igrejas queimadas no Chile nos protestos" pq aparentemente o meio evangélico no Br está propagando a história. Bem, de fato houve uma igreja incendiada, mas não por manifestantes 👇#fio
Dia 18 se cumpriu 1 ano que se iniciou a efervescência dos protestos no Chile, a convocatória nas ruas (apesar do covid19) foi enorme. Do nada começa um incêndio em uma igreja católica, que pertence aos Carabineros de Chile. 🧐