No Brasil o Sistema de Justiça Criminal está sob ataque desde 1984, quando foi promulgada a versão mais recente da legislação penal.

A motivação do ataque é ideológica e política.
Ideológica porque faz parte da chamada guerra cultural – a estratégia de tomada do poder através da cultura e da infiltração dos organismos do Estado, definida por Gramsci, após ter sido revelado o imenso fracasso do experimento soviético.
Glorificação do criminoso, demonização da polícia e divulgação de ideias como “abolição das prisões” e “descriminalização do tráfico de drogas” são parte central da estratégia Gramsciana.
No Brasil, isso foi reforçado com a doutrina do “garantismo penal”, criada por Luigi Ferrajoli – um conjunto de ideias sem lógica ou moral, que faz do criminoso uma vítima da sociedade e o foco dos cuidados do Estado, alguém que merece acolhimento e indenização, jamais punição.
Essa doutrina é dogma na maioria de nossas escolas de direito.

O ataque à justiça criminal é também político, pois permite a perpetuação no poder de indivíduos e grupos corruptos, com garantia de impunidade.
Foi isso o que fez do Brasil o campeão de homicídios do planeta: já chegamos a ter 65 mil assassinatos por ano. Nos últimos 20 anos, mais de um milhão de brasileiros foram assassinados. Em média, apenas 5% desses crimes resultam em condenação.
É por isso que quase todos os brasileiros já foram assaltados: são registrados em delegacias quase 2 milhões de assaltos por ano só nas capitais, dos quais apenas 2% são solucionados.
Com a chegada de uma pandemia global, essa situação de fragilidade institucional ganhou um agravante: o desrespeito, por parte de alguns juízes, governadores e prefeitos, das garantias aos direitos naturais – direito de ir e vir, direito à propriedade e direito à livre expressão
Em determinados estados e municípios, a polícia foi usada contra cidadãos de bem para coibir o exercício de direitos invioláveis, garantidos no texto constitucional.
O mesmo sistema de justiça criminal que foi alterado ao longo dos anos para promover a impunidade dos criminosos, é agora usado contra o cidadão comum.
O toque final foi a soltura de um número estimado em mais de 40 mil criminosos presos em todo o país, sob a alegação de que isso os protegeria da pandemia.

O mesmo sistema de justiça criminal que nunca conseguiu nos proteger, agora se volta contra nós.
Ou, nas palavras de um promotor, meu amigo: quando o verdadeiro crime fica sem punição o Estado acaba criando punição para coisas que não são crime.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Roberto Motta

Roberto Motta Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @rmotta2

23 May
O sargento Alexandre da Silva Nogueira, 45, lotado no Grupamento de Polícia Ferroviária, morreu após ser baleado durante ataque covarde, sem qualquer chance de defesa ou reação, nesta quinta-feira, dia 20 de maio. Image
O PM estava dentro da viatura passando pela Avenida Brasil quando, na altura da Favela da Cidade Alta, o condutor acessou uma via paralela para fazer o retorno. Achando que os PMs entrariam na comunidade, o bandido efetuou o disparo.
Atingido na altura do quadril, o sargento, que estava no banco do carona, chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, mas não resistiu ao ferimento.
Read 8 tweets
22 May
Como pode um jornal como o Globo dar voz à mentira e à propaganda ideológica disseminada por ativistas camuflados de jornalistas, como esse?

“Crianças soterradas” ? Como um sujeito pode fazer uma afirmação como essa?

Perderam completamente qualquer senso de decência. Image
Quando Israel ataca um prédio, porque ele está sendo usado por terroristas, Israel tem a ética de avisar com antecedência para que seja feita a desocupação de civis.

Difamadores levianos e irresponsáveis têm que responder por suas mentiras.

Onde estão nossas lideranças?
Vamos assistir calados ao massacre moral de um povo e de uma nação democrática - a ÚNICA do Oriente Médio - nas mãos de um jornalismo podre?

Só quem tem voz são os advogados do mal?

Eu estive em Israel. Eu conheço o povo e o país. Eu dou testemunho.
Read 4 tweets
20 May
Meu livro Os Inocentes do Leblon conta a história da criação do partido Novo.

São fatos apresentados na sequência em que ocorreram.

Aconselho a todos que têm qualquer interesse ou envolvimento com o partido - independente se sua posição é a favor ou contra - que o leiam.
Quem é filiado ou fã, e acha que o livro é uma saraivada de ataques destrutivos, vai se surpreender.

Quem não gosta do caminho que o partido tomou, vai entender o que aconteceu.

Tudo o que relato foi testemunhado por mim, ou tem base em documentos, registros ou depoimentos.
Os leitores vão passar a conhecer fatos, dados e eventos que sumiram na narrativa oficial - essa sim, destrutiva - que os "dirigentes" (entre aspas mesmo) adotaram quando decidiram pela subserviência e centralização total do poder nas mãos de uma única pessoa: um dono.
Read 6 tweets
19 May
Fui um dos 2 criadores do Novo.

A partir de 2015, violando o espírito original e o próprio estatuto do partido, um grupo ligado ao então presidente promoveu uma centralização total de poder, com a expulsão ou difamação de todos que ousassem pensar ou agir de forma independente.
Ficou decidido que um Novo teria um Grande Líder eterno e inquestionável.

O partido então se tornou uma sombra pálida do que poderia ter sido. Virou mais um partido cuja função principal é servir ao projeto pessoal de um indivíduo.

É um partido com dono.
Isso é uma traição com os milhares de brasileiros que se mobilizaram para que o partido pudesse existir.

Se tivesse seguido sua trajetória original, hoje o Novo poderia ter centenas de prefeitos, milhares de vereadores, vários governadores e uma grande bancada no Congresso.
Read 5 tweets
18 May
À esquerda da foto está o Iron Dome, sistema de defesa antimíssil israelense. À direita estão os foguetes dos terroristas do Hamas.

Nossa civilização foi construída em cima da filosofia grega, do direito romano e da ética e moral judaico-cristã.
Tem muita gente tentando destruir isso:

Os terroristas que atacam Israel.

Os progressistas que defendem pautas como imigração sem controle, tolerância com culturas intolerantes e liberação das drogas.
Os radicais de esquerda que buscam reescrever a história, menosprezando e demonizando grandes conquistas e líderes do passado.

Aqueles que promovem ideologia como se fosse cultura e "desconstroem" sistemas de ensino.
Read 4 tweets
17 May
O Rio de Janeiro tem um problema: SEGURANÇA.

É o problema número 1, 2 e 3.

Cuidemos desse problema e todo o resto se encaixa.

Nunca haverá desenvolvimento econômico, nem turismo, nem varejo, nem esportes, nem ensino e nem cultura enquanto não houver segurança.

É simples assim
Segurança se produz com Polícia, Leis e Sistema Prisional.

Leis penais são uma questão federal.

Polícia e Sistema Prisional são problemas estaduais.

Falta foco, conhecimento e coragem.
Quer saber quantos políticos estão interessados em falar de código penal, do ECA e da construção de presídios?

ZERO.

NENHUM.

Todos preferem inaugurar uma quadra de esportes ou um parque para a 3a idade.

E o cidadão comum que se vire.

No Brasil, impera a IMPUNIDADE.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(