Uma das frases que mais me intrigam é a ideia de "país fragmentado" para falar do Brasil (mas de qualquer outro, na verdade), pois pressupõe a existência de algo como uma "unidade nacional" perdida ou vindoura. Algo que nunca existiu e nunca existirá.
A ideia de nação como unidade coesa é mais uma dessas ficções que, de tanto serem repetidas, se tornaram "reais". Reais apenas no campo da representação, pois nunca se manifestaram como fenômeno.
Se você pega a própria fundação dos estados nacionais na Europa (fenômeno relativamente recente em termos históricos) vai encontrar algo que só pode ser definido como "briga de foice no escuro". Com diversos grupos tentando se tornar a "identidade nacional".
E depois ainda vai encontrar movimentos de unificação: a própria história da escola de sociologia francesa passa por isso, pela sua relação direta com a pedagogia e formação de uma "unidade francesa".
Aí quando olhamos para os fenômenos do tipo fascismo vemos, justamente, esse princípio de unidade (nacional, regional, global e até individual), esse sonho, como um dos seus principais pilares.
O Brasil não está fragmentado, divido ou algo assim. O Brasil nunca foi UM, nem em época de Copa do Mundo: se você pegar um Oliveira Viana reclamando dos "poderes locais" no começo do século passado e olhar para realidade atual vai ver que não mudou nada.
O Brasil do UM era o sonho de Vargas, da Ditadura Militar... mas graças a Exu esse sonho nunca se concretizou.
Não por coincidência esse é o sonho do Bolsonarismo, declarado já no dia seguinte da eleição. Sonho que está expresso no nome e na constituição do partido que ele desejava fundar.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Orlando Calheiros

Orlando Calheiros Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @AnarcoFino

24 May
Mais uma segunda, mais um editorial clickbait daquele jornal... mais um dia que o povo vai repercutir o texto até o dedo sangrar.
Vou começar a campanha: você poderia substituir esse editorial indigesto na sua timeline por um livro, filme, disco, podcast, vídeo que você realmente gosta.
Melhor, no lugar de ficar divulgando (e dando dinheiro) para os caras, divulgue e apoie uma reportagem da Agência Pública apublica.org
Read 4 tweets
23 May
Mas é importante colocar as coisas em perspectiva: as pessoas que se organizaram hoje elegem um vereador e isso é tudo. Essa micareta genocida ocorre no momento em que a popularidade do sujeito diminui e vai abaixo dos famigerados 30%.
Nosso incomodo, nossa raiva nossa indignação são legítimos. Mas não podemos entrar em desespero pois se trata, justamente, de um ato desesperado. De um presidente impotente que tá divulgando vídeo se chamando de "comedor" para convocar suas bases mais fiéis.
Isso não significa que o Bolsonarismo não seja perigoso, que não possa retomar o seu crescimento, nada disso. É preciso contextualizar o ato presidencial: ele ocorre em um momento em que o governo se mantém vivo pelo desinteresse de outros setores de assumir a sua posição.
Read 7 tweets
23 May
Eu acho interessante esse bando de otário Bolsonarista falando que o problema foi o carnaval que aconteceu em fevereiro de 2020 quando o abjeto do Presidente faz uma micareta por semana.
O que o presidente estava comemorando? Qual era a justificativa do evento? Dinheiro público foi gasto, vidas estão sendo arriscadas (e não apenas a vida dos otários que estavam lá, não me venham com baboseiras "Darwin awards") em nome de que? De um morticínio midiático.
Bolsonaro é a representação máxima do estado neoliberal: o Estado reduzido ao papel de um entertainer genocida.
Read 5 tweets
21 May
Eu, @jairmearrependi e @alcysio fechamos o nosso ranking da terceira semana da #CPIdaCovid. Como sempre, foi babado, confusão e gritaria. Image
Quem quiser fazer o seu próprio rank é só clicar aqui (arte do @crisvector) : tiermaker.com/create/-cpidac…
Galera que curtiu a música de encerramento da live, o nome do grupo é Barões da Rachadinha @BRachadinha e a música é a "Senta na PEC"

Read 4 tweets
12 May
Hoje o nosso camarote da #CPIdaCovid começa mais cedo, 09:20h. Hoje promete, depoimento de Fábio Wajngarten (vulgo Vavardem ou apenas Vavá), que jogou toda a responsabilidade da crise no colo de Pazuello (vulgo Pazuzu)

twitch.tv/ocalheiros
#CPIdaCovid rolando um pré-jogo, senadores discutindo, mais uma vez, sobre os limites da CPI
#CPIdaCovid Como se diz na minha terra, a Grande Bangu, o "clima tá pra porrada!". Governistas usando a fala da mãe de Paulo Gustavo para justificar a convocação de governadores, e Renan Calheiros jogando o #bolsolao #tratoraço. Governistas ficam desesperados!!!
Read 69 tweets
11 May
#CPIdaCovid governistas começam os trabalhos fazendo propaganda do governo, dizendo que o País está crescendo forte. Falem essas mentiras para quem está passando fome.
Hoje começou pesado a #CPIdaCovid
Read 32 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(