Buenas pessoal! Mais uma jornada em uma empresa pouquíssimo conhecida, embora seja listada desde 1971... falaremos hoje da WLMM!
Uma empresa que tem boa parte de suas receitas vindas da venda de caminhões e peças, operando concessionárias da Scania em MG, SP e RJ.
Como para todas empresas, 2020 foi um ano atípico e difícil, mas WLMM navegou nesse mar com muito estilo, melhorando amplamente suas margens e atingindo um LL quase 10% melhor que 2019, mesmo que a receita tenha diminuído em 10%.
Mas precisamos olhar pra frente, e quem acompanha o setor sabe que comprar caminhão não está fácil. Grande parte das montadoras entrega apenas meses pra frente e o crescimento de vendas tem sido absurdo. automotivebusiness.com.br/noticia/32756/…
Importante repararmos também o aumento importantíssimo no pós-venda, que deve continuar a aumentar, impulsionada pelo agronegócio nos caminhões e pelo retorno das linhas de transportes com os ônibus.
A empresa hoje negociava a múltiplos que podem não parecer muito atraentes a quem olhar sem entender o negócio mais a fundo... vamos a eles: (preço de 29,50 WLMM4)
Valor Mercado = 1.07bi
EV = 950mm (140mm de caixa)
Ebitda 2020 = 81mm
LL 2020 = 50mm
PL = 460mm
Pois bem, um incauto então me diria “mas tu não gostas de assimteria? Parece um negócio ok”. Percebam que falamos até agora de concessionárias da Scania, mas vamos colocar a lupa naqueles 2,6% de agronegócio.
São 2 ativos basicamente. O 1º uma fazenda no sul do Pará e norte do MT com 100k hectares, sendo 80% de reserva legal. Sobram 20k hectares de bovinocultura, dos quais 14k hectares estão agora arrendados à Sierentz, para plantio de soja.
O 2º são 280 hectares de terra, uma fazenda produtora de café em MG e uma fazenda em Campinas, próxima a UNICAMP, com possível potencial imobiliário ou logístico.
Importante reparar que do LL de 2020 de 54mm, o agro (mesmo sendo apenas 2,6% das receitas) foi responsável por 11.7mm, impulsionado fortemente pela valorização dos ativos biológicos, que se mantém forte em 2021.
Vamos aos calculos! Primeiro somando as partes
Valor de mercado = 1.07bi
Caixa = 140mm
100k hectares = 1.5bi (segundo estimativas levantadas em terras semelhantes na região).
280 hectares = valor histórico 76mm, qual seria potencial imob/logístico?
Numa soma rápida de partes apenas com ativos imobiliários já chegamos no valor de mercado.
Ainda existem as 16mil cabeças de gado, p.ex. Ah, e claro, o negócio “mais importante” da empresa, o automotivo, que gerou 54mm de LL em 2020, que tem 31mm em estoque e 42mm a receber.
No tempo que eu escrevia essa thread, saiu o 1t21 (a idéia era ter lançado antes).
Conforme esperado, uma paulada absurda.
“Ah... mas esse é o crescimento ano a ano, foi afetado pela pandemia o 1t20”.
Verdade, então olha em relação ao 4t20.
Incríveis 32%!
E daqui pra frente? Bom, em abril a Scania lidera com vantagem as vendas, passando longe de Mercedes e Volvo. Se anualizarmos o LL, teríamos 100mm/ano. E ao que tudo indica, as vendas permencem aumentando.
A performance incrível na venda de caminhões obliterou a importância dos outros setores, mas um deles, não reportou resultados no 1t21: soja. Quem acompanha sabe o preço que está hoje, e deve ser um ótimo “up” no LL no 2t21.
Resumindo os números, atualizados:
VM (31,25) = 1.1bi
Div Liq negativa em 109mm (EV 1bi)
100k terra = 1.5bi
280hectares SP/MG = valor imobiliário
LL 1t21 = 25mm / LL21Estimado = 120mm (P/L21 = 9)
Ebitda 1t21 = 35mm / Ebitda21E = 160mm (EV/Ebitda = 6)
Vemos então que é uma forte geradora de caixa, com um negócio totalmente estruturado. Se não fizerem nenhum investimento e decidirem pagar dividendos, podem ter acima de 200mm para distribuir em dividendos no fim de 2021 = 18% de dy atual.
Ainda por cima possui triggers de vender a terra para a Sierentz (geraria de caixa mais do que o VM da empresa, sem alterar em nada quase as receitas). Além do potencial imobiliário/logístico em MG/SP.
Então temos uma soma de partes da empresa que poderia chegar em uns 3bi, dividendos altos, sem dívidas, num mercado aquecido.
Trata-se de uma assimetria claramente positiva, acho que vale a pena estar nos radares de quem gosta de small/micro caps.
Com essa alta do cobre e o ouro voltando a preços semelhantes, muita gente me perguntou que que eu tava esperando pro 1t21 agora da #aura33
1a coisa, esses preços de agora não devem se refletir já no 1t21 né, mas vou tentar dar uma precificação que acho factível para 2021 full
Ebitda 4t20 cobre = 11.751 (preço medio 3,29)
Ebitda 4t20 ouro = 42.000 (pm 1.874)
Cobre atual = 4,70 / Ouro atual 1.838
Vou tentar fazer de uma maneira bem simples 1) Receita cresce junto com custo no aumento de produção; 2) Receita cresce sozinha no aumento da commoditie; 3) Anualizando os resultados do 4t20. 4) Conta para 2021
Dae pessoal! Nova thread, hoje sobre a LPSB3!
Tenho certeza que muitos nunca nem ouviram falar, mas nos próximos tweets vou provar que vocês merecem dar atenção pra essa pequena empresa, que pode ter um upside considerável se alguns eventos continuarem favoráveis.
A Lopes ganha dinheiro de várias maneiras: mercado 1ario (onde ela intermedia a venda de novos imóveis entre incorporadoras e clientes finais); 2ario (intermediando imóveis de 3os, o famoso “semi-novo), ambas ou pela própria Lopes ou pelo sistema de franquias.
Porém, eles possuem uma jóia: a Credipronto. Uma JV feita com o Itau (50% cada) em 2007 com foco em financiamento imob online, rápido e fácil. Eles se gabam de liberar o crédito em até 11d. Após um período ruim, eles mudaram um pouco a empresa e voalá, resultados vieram (rápido)
Bom galera, hoje falaremos da "misteriosa" EMAE4!
Uma das empresas mais antigas da bolsa (veremos pq isso é importante).
Quem passa na frente dela deve achar que eu to louco, mas olhem o gráfico dos últimos 5 anos e vou mostrar pq ela merece estar no radar para os próximos 10 tb.
EMAE é uma empresa que ganha dinheiro gerando energia... e outras cositas más!
Possui o portfolio abaixo, no coração de SP.
O Rio Pinheiros teve seu fluxo invertido até, para que a usina funcionasse.
Henry Borden (HB) é um colosso com quase 900mW de capacidade instalada, porém produzindo próximo de apenas 200mW em razão de não poder bombear água do Pinheiros por ser muito poluído (além da questão da Sabesp, que veremos adiante)
As SPHs juntas dá mais 60mW +-
#AURA33
Pessoal, vou começar umas threads.
Qm não conhece aura, é a unica min de ouro que temos na bolsa, via BDR.
Em épocas de preocupação com inflação, ouro pode ser um bom hedge, mas quero princip. mostrar que, independente do ouro, essa empresa merece estar no radar de vocês.
Ela ganha dinheiro minerando ouro e cobre e vendendo eles no mercado. Logo, ficamos expostos às commodities, bem como ao dólar. 77% da receita é em ouro, o restante em cobre, a prata é desprezível.
Além disso, ela é diversificada em 4 jurisidições diferentes. Great!
A empresa declarou recentemente que começará a pagar dividendos, após várias aquisições que foram feitas, visando expandir e aumentar os retornos.
Ela já aumentou a produção em 70% de 2016-20, o guidance para 2021 é aumentar de 20 a 40%, tido como mto "feasible" pela gestão.