Muitas pessoas estão me perguntando o que é um "neoliberal"? E acho que precisamos colocar um pouco essa bola no chão.
Vamos conceituar e historicizar o neoliberalismo. (Segue o fio)
O liberalismo (sem o "neo") é um tipo de pensamento que se forma entre os séculos XVII e XIX e tem como pensadores iniciais John Locke e Adam Smith. Locke fala do liberalismo político e Smith do econômico.
Embora estas duas instâncias em alguns momentos se toquem e se transpassem o neoliberalismo é marcado primeiramente pela desimportância que dá ao econômico e não ao político.
O pensamento liberal é a base das Revoluções Francesa e Norte-Americana e serve de base para o surgimento dos regimes políticos no século XIX que se diziam "democráticos".
Com a revolução industrial do século XVIII o liberalismo econômico se impôs ao liberalismo político. Era mais importante o livre-mercado do que a democracia e o brutal processo de acumulação de riqueza no final do século XIX e início do XX nos deu duas guerras mundiais.
Após a segunda guerra, a compreensão de que desigualdade social levava à violência e a violência levava à guerra nos trouxa a ideia do "welfare state". Especialmente após a crise de 1929, se consolidou a ideia de que o bem-estar social era mais importante que o lucro.
Entre 1950 e 1970 houve um consenso para os países rico que o Estado deveria intervir na economia para resolver o problema da acumulação de riqueza. Usando políticas tributárias e de redistribuição de renda, a Europa e os EUA fortaleceram a sua "classe média" terminaram a pobreza
Enquanto alguns teóricos dizem que este "capitalismo com face humana" era uma resposta ao medo que a União soviética fazia no mundo capitalista, outros dizem que é um momento em que os valores humanos se sobrepõe à brutalidade estrutural do capitalismo.
Seja como for, a partir de 1970 houve um movimento liderado por determinadas faculdades de economia (notadamente Chicago) que estabeleceu que o mais importante valor para a economia era a capacidade de alocar recursos da maneira mais eficiente possível.
Junto com a ideia de "eficiência" NÃO VEIO a discussão sobre eficiência para quem, e os economistas construíram o consenso de que eficiência é obter o maior valor com o emprego da menor quantidade de recursos. E a economia passou a perseguir eficiência e não bem estar social.
Esse movimento passou a se chamar de "neoliberal" por advogar a ideia do "estado mínimo" e a prevalência do capital sobre o trabalho. Inicialmente o termo é um tanto quanto equivocado porque adam smith NUNCA pregou o estado mínimo, mas esse conceito passou a ser chave.
A ideia do "estado mínimo", maturada entre os 70 e início dos 80 permitiu ser colocada em prática por Ronald Reagan e Margareth thatcher em seus governos. A liberação de recursos com a diminuição dos serviços público permitiu estes países fortalecerem seus exércitos etc.
Essa realocação de valores foi decisiva para a ofensiva capitalista contra a URSS. E uma vez que a URSS desaparecia do sistema internacional não havia mais porque o capitalismo ter qualquer face "humana". Poderia se tornar apenas um sistema brutal de acumulação e empobrecimento.
Nessa situação, Europa e EUA foram se tornando cada vez mais ricos enquanto áreas periféricas (como a América Latina) empobreciam e se endividavam. Daí surge o problema da dívida dos países periféricos. E aí surge o "consenso de washington".
O consenso de washington foi uma série de medidas econômicas que foram pensadas por economistas norte-americanos para "resolver" a dívida dos países periféricos. O tal consenso falava em privatização das coisas públicas, diminuição da ação do estado para a população e o foco no
chamado, superávit primário. Assim, os países periféricos tinham que vender tudo, destruir seus sistemas sociais e manter dinheiro para saldas as dívidas mesmo que isso significasse desassistir sua população.
a tal "dívida" dos países, hoje sabemos, foi construída por juros pós fixados, corrupção das elites e comércio internacional injusto, com uns países vendendo soja e outros computadores. De qualquer forma, o banco mundial e o FMI passaram a seguir o "consenso".
No Brasil isto aconteceu durante os governos Collor e FHC. Foram vendidas todas as estatais que o mercado queria. Supostamente as que "não davam lucro" e que milagrosamente "passaram a dar" lucro com a "gestão privada".
No início dos anos 2000 esse pensamento "neoliberal" deu um outro salto. A partir daí o conceito de "sucesso" e de "capacidade" passaram a ser medidos por "dinheiro. Então CEO's passaram a serem milionários e milionários "exemplos" para o mundo.
O neoliberalismo passou de um receituário econômico para ser um conjunto de valores éticos que supostamente garantiria o "sucesso" e a "capacidade" das pessoas através da acumulação de riqueza. foi aí que pessoas que nunca trabalharam na vida se transformaram em modelos sociais
Esse processo veio num crescimento até a crise de 2008. Ali, um quinto da riqueza do mundo deixou de existir e o FMI, o banco mundial e jornais como o Wall street journal começaram a se perguntas se "o neoliberalismo acabou?"
Em contrapartida havia exemplos de crescimento e bem estar social como o caso brasileiro e o caso chinês. Os chamados "brics" usavam fórmulas diferentes de crescimento (e em especial a relação dívida e redistribuição de renda) e ameaçavam o consenso que tinha se formado antes.
Com uma série de ações de propaganda, acadêmicas, políticas e etc o neoliberalismo deu outro salto. De um receituário econômico havia passado a um conjunto de valores e deste conjunto de valores agora passou a uma noção de mundo hegemônica.
Assim, hoje é incorreto estabelecer que alguém é "neoliberal" apenas pela sua posição a respeito da economia. O neoliberalismo virou uma forma de compreender o mundo e uma forma de agir sobre ele que é caracterizada por cinco características essenciais
1) a ideia de que o mercado é a forma mais eficiente de se compreender o mundo. Tudo é mercadoria e tudo passa a ter valor. O "certo" e o "errado" deixam de ter condicionantes éticos e passa-se a dizer que tudo o que provoca ganhos materiais é certo.
Daqui saem duas coisas: a) por um lado a ideia de que "igualdade social" é menos importante do que eficiência de alocação de recursos. E a economia deve trabalhar pelo segundo e não pelo primeiro. E b) a primazia do capital sobre o trabalho.
2. A segunda característica é o entendimento da sociedade como algo estrutural. Como se houvesse um "jeito certo" de as coisas acontecerem e que se deixadas naturalmente a prevalência do capital seria este "jeito certo" que estaria na "gênese do mundo".
Surgem duas ideias: a) que qualquer medida que tente mitigar as forças do mercado é anti-natural e errada e portanto o estado passa a ser criminalizado. e b) a percepção de que a riqueza é fruto de "boas" características pessoais e a pobreza é fruto de perversidades individuais.
a terceira característica é a noção de sociedade orgânica. É uma ideia antiga (do século XIX) que reaparece aqui. A sociedade seria como um corpo orgânico onde cada um teria uma função. Os capitalistas tinham a função de enriquecer e desenvolver e os proletários de trabalhar.
Esta noção orgânica de sociedade está intimamente ligada com duas ideias. a) o racismo já que se afirma que tudo o que diferencia os indivíduos numa sociedade são suas características pessoais (sucesso, capacidade, vontade, hard working e etc)
Para esse pensamento, se a maioria das pessoas pobres é negra e se a pobreza (e a riqueza) é causada por características sociais então negros são inferiores. Negros e quaisquer outros grupos sociais. a outra ideia é b) o conservadorismo.
o conservadorismo induzido pelo neoliberalismo é um conservadorismo reacionário porque parte da ideia de que todo movimento político quer em essência alterar a relação de riqueza na sociedade e, portanto, é anti-natural. TODO movimento político.
4. A quarta característica do neoliberalismo é a noção de que "desenvolvimento" é igual à "industrialização". Assim, políticas industriais são sempre benéficas e somente podem ser questionadas mediante demonstração de custo benefício. Explico.
Não se aplica, por exemplo, medidas de proteção ao meio ambiente (que encarecem os produtos e são "anti-naturais ao mercado) se não há demonstração de que a destruição do meio ambiente provocará prejuízo financeiramente medido maior do que o lucro do capitalismo deixado livre.
O mesmo exemplo pode ser usado para educação, arte, segurança e etc. As coisas deixam de ter valor em si e passam a ser medidas a partir do referencial utilitarista do mercado.
5) por última característica esta o individualismo. Tudo no mundo passa a ter origem individual a genialidade é mais importante (e melhor paga) do que o trabalho em equipe, por exemplo. Tudo o que é coletivo é estigmatizado como perverso e tudo o que é individual é meritório.
daqui surgem, por exemplo, a ideia de "empreendedorismo", de "inovação", de "fim de legislação trabalhista", de "uberização" e até a ideia de não se vacinar a população. Se o custo da vacinação for maior que o benefício trazido, não se vacina.
O neoliberalismo passa a ser um sistema de valores para interpretação do mundo que toma este mundo como único e estrutural e os campos de "certo" e "errado" como longe de qualquer valor ético mas submetidos ao utilitarismo economicista com o mercado como grande árbitro de tudo.
**** desimportância que dá ao político e não ao econômico (é invertido)
*** causadas por características individuais (e não sociais como ali tá escrito)

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Fernando Horta

Fernando Horta Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @FernandoHortaOf

8 May
Lei Pazuello:
Regulamenta o exercício de funções nas administrações públicas e cargos eletivos de indivíduos oriundos das forças armadas ou forças de segurança.

A 1: é vedada a participação de militares ou policiais militares da ativa em qualquer cargo da administração pública.
A 2: é vedada a candidatura de militares ou policiais militares antes do prazo de incompatibilização com suas funções que deve ser de seis (6) anos contados a partir da publicação do afastamento no espaço oficial devido.
A 3: é vedada a utilização de farda ou símbolo designativo oficial das forças armadas ou das forças de segurança dentro do Congresso Nacional e suas dependências, por indivíduos que não estejam regularmente exercendo funções profissionais de segurança sob tutela do Congresso.
Read 7 tweets
2 May
Artur Lyra pautou a sandice do tal "voto impresso" que Bolsonaro e outros querem implantar no Brasil. Vi gente progressista defendendo esta bobagem. Vamos analisar aqui no fio os argumentos dessa gente e, ao final, mostrar porque é uma enorme bobagem. (segue)
Em primeiro lugar, vamos deixar assentado algo que parece óbvio: não existe nada inviolável. Nem do ponto de vista físico, nem do digital ou lógico.
E vou deixar isso claro porque vamos voltar a esse ponto diversas vezes na argumentação.
Quem acompanhou escrutínio eleitoral ao vivo sabe que mesmo ali fraudes se davam. Os partidos tinham que ter fiscais para CADA MESA APURADORA porque as ilegalidades eram absurdas. Desde mesário riscando votos válidos (para torná-los nulos) até mesário comendo votos de papel.
Read 29 tweets
28 Apr
Vamos falar do imbroglio ANVISA-SPUTNIK neste fio.
Em primeiro lugar digo que apesar de não usar o termo "PhD" no nome do twitter (porque acho que twitter não é lugar de colocar currículo) também sou doutor. Então não venha ofender por este lado, por favor.
O COVID provoca uma alteração substancial na forma como pensamos as Relações Internacionais até aqui. A biogenética tornou-se o centro da disputa de poder. Antes era uma área importante mas que estava atrás das tecnologias bélicas e de comunicação por exemplo.
Logo, tudo o que se refere às vacinas do COVID está imerso em política e interesses. Não apenas comerciais, porque estamos falando de um mercado de curto prazo da ordem de alguns trilhões de reais, mas tbém porque o estabelecimento de superioridade nesta área altera o equilíbrio
Read 28 tweets
30 Mar
Agora já dá para saber o que Bolsonaro tentou.
O plano do golpe era audacioso. Por um lado queria o apoio das forças armadas para pressionar o STF e o parlamento criando a falsa ideia de que eram as FFAA que mantinham Bolsonaro. (segue)
Ao mesmo tempo incitar quarteladas das polícias militares locais (notadamente apoiadoras do fascismo de bolsonaro) e fazer passar no congresso a ampliação dos poderes do presidente. Com isso o golpe estaria quase completo. Faltaria ainda pressionar o STF para votar contra Lula ..
Com isso o legislativo se auto golpearia (aprovando a tal lei da "mobilização nacional), os governadores seriam colocados sob ameaça das polícias estaduais e o STF ficaria encurralado pelos militares como Villas Boas fez.
Read 5 tweets
22 Mar
Vamos fazer algumas comparações?

Veja o que faz um governo genocida. Os números se referem ao período de 13 a 19 de março, então quer dizer que tudo o que você achar ruim nesta thread, já piorou e vai piorar por conta de bolsonaro.
Uruguai: 10 mortos/dia, população 4 milhões, 2,5 mortes diárias/milhão de habitantes

Argentina: 132 mortos/dia, população 45 milhões, 2,9 mortes diárias/milhão de habitantes

Rio Grande do Sul: 279 mortos/dia, 11 milhões, 25,3 mortes diárias/milhão de habitantes
Paraguai: 32 mortos/dia, população 7 milhões, 4,5 mortes diárias/ milhão de habitantes

Paraná: mortos/dia 220*, população 11 milhões, 20 mortes diárias/milhão de habitantes
Read 6 tweets
21 Mar
Mais um fio interessante de dados sobre o papel nefasto de Bolsonaro no manejo da pandemia.
A pergunta é o que mais influencia no número de mortes por 100 mil habitantes? o número de médicos? o número de UTI's ou a votação em bolsonaro?
Abaixo a votação em bolsonaro por estado
Agora o número de médicos por cem mil habitantes por estado
Agora, o número de UTI's por cem mil habitantes em cada estado brasileiro
Read 12 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(