"De baixo para cima e da periferia ao centro: textos políticos, filosóficos, e de teoria sociológica de Mikhail Bakunin." publicado por Editora Alternativa, 2014.
Organizado por Andrey Cordeiro Ferreira e Tradução de Tadeu B. de S. Tonoatti.
Esse livro é uma coletânea de documentos secretos, obras publicadas e manuscritos do anarquista russo Mikhail Bakunin.
O livro traz dois estudos dos organizadores, um sobre os estudos acadêmicos e publicações sobre anarquismo no Brasil e um sobre o anarquismo enquanto fenômeno da Internacional, onde o autor apresenta os aspectos metodológicos do pensamento de Mikhail Bakunin.
A importância desse livro está em publicar pela primeira vez em português, integralmente, um dos principais livros de Mikhail Bakunin, "O Império Knuto Germânico e a Revolução Social", além de manuscritos que foram escritos como apêndices a esse livro.
Escrito e publicado em 1870, durante a guerra franco prussiana, em o Império Knuto Germânico, Mikhail Bakunin apresenta sua interpretação da guerra e da política dos estados europeus,
além de diferenciar no campo científico e político sua concepção de materialismo, em oposição a concepção desenvolvida por Marx e Engels e defendida pela Social Democracia Alemã.
Graças a publicação integral desta obra e de seus manuscritos, é possível compreendermos com mais rigor quais as especifidades do pensamento de Bakunin e sua influência sobre o emergente movimento anarquista e sindicalista revolucionário.
O livro também traz inéditos documentos secretos de organizações políticas fomentadas por Mikhail Bakunin antes de seu ingresso na Aliança da Democracia Socialista e da AIT.
Nesses documentos, podemos compreender a gênese de sua teoria e estratégias revolucionárias para a revolução socialista e a emancipação da humanidade.
Esse livro é leitura fundamental a anarquistas e demais socialistas que desejam compreender de maneira rigorosa e não vulgar o pensamento de um dos mais importantes revolucionários da historia e como ele permanece atual para nossos tempos.
Vocês já leram De baixo para cima e da periferia ao centro: textos políticos, filosóficos, e de teoria sociológica de Mikhail Bakunin? Ficaram interessados na leitura? Segue alguns links que podem ajudar vocês!
Primeiramente, você pode encontrar esse livro para download gratuitamente no site do Editorial Alande!
Nesse link, além do pdf, vc ainda pode ler a apresentação desse livro: "O ESTADO DOS ESTUDOS E DAS PUBLICAÇÕES SOBRE ANARQUISMO NO BRASIL HOJE".
Se você você ainda não conhece a vida de Mikhail Bakunin, recomendamos assistir a esse documentário sobre os 200 anos do nascimento de Bakunin produzido pela Federação Anarquista Ibérica (FAI).
Você encontra o doc legendado no canal da @bterralivre !!
Recomendamos também escutar os podcasts produzidos pelo @desobediencia_s sonora que focam na vida e obra de Bakunin, em especial a entrevista com Felipe Correa!
Recomendamos também assistirem as aulas do curso "Conhecendo o Anarquismo", onde o professor Rafael Saddi (UFMG) explica o conceito de liberdade e de classe em Bakunin! (Recomendamos assistir todas as outras aulas também!)
Para entender melhor as contribuições de Mikhail Bakunin para o Sindicalismo Revolucionário, assistam a esse curso dado pelo professor Selmo Nascimento!
Para mais livros, artigos e estudos sobre a vida e obra de Mikhail Bakunin, vocês podem podem acompanhar a publicação das obras no site ARQUIVO BAKUNIN!
Podem já baixar gratuitamente a revista Bakunin Vive, compilando cartas inéditas em português!
"O Curto Verão da Anarquia - Buenaventura Durruti e a Guerra Civil Espanhola", de Hans Magnus Enzensberger. Publicado pela editora Companhia das Letras. 1987.
Nessa obra, o escritor baviero Hans Magnus Enzensberger nos narra a biografia de um dos maiores anarquistas da história: Buenaventura Durruti.
Narrar a vida de Durruti entretanto, é um desafio, pois sua vida está intimamente ligada a história. Contar a vida do anarquista espanhol é contar a história do anarquismo. E esse movimento não pode ser feito por um narrador soberano.
Vocês já leram "Mulheres Livres - a luta pela emancipação feminina e a Guerra Civil Espanhola"?
Ficaram interessados na leitura?
Segue alguns links que podem ajudar vocês!
Primeiramente recomendamos assistir ao evento de lançamento dessa edição que aconteceu na UNICAMP, e contou com a presença da Martha A. Ackelsberg, além de convidados como Margareth Rago e Silvio Gallo.
Tradução de Júlia Rabahie. Edição por Tadeu Breda.
Publicado nos anos 90, esse estudo da pesquisadora estadunidense Ackelsberg, apresentou para as feministas norte americanas a história da luta por emancipação das Mulheres Livres, uma organização específica de mulheres anarquistas que surge na Espanha no contexto da Guerra Civil.
As Mulheres Livres surgem pouco antes da tentativa de golpe de estado de Franco a República Espanhola, em 18 de julho de 1936, e com o desenvolvimento da guerra civil, rapidamente crescem em número e influência.
"Revolução Anarquista na Manchúria (1929-1932)" de Emílio Crisi. Publicado por Faísca Edições Libertárias. 2018.
Tradução de Pablo Mizraji. Edição e introdução por Felipe Corrêa e @rafaelviana1968 .
Neste livro, o anarquista argentino Emílio Crisi nos apresenta a história da Revolução Anarquista da Manchúria, que ocorreu entre os anos de 1929 e 1932.
Impulsionada por anarquistas, foi fundada a chamada Comuna de Shimin, reunindo milhões de camponeses e trabalhadores coreanos que construíram o socialismo libertário juntamente a luta de libertação nacional da Coréia contra a ocupação colonial do Japão.