Nos comentários do espectro da direita não-bolsonarista sobre as manifestações do último dia 29 de Maio muita reclamação do "partidarismo" dos atos, ao mesmo tempo em que culpam o PT por não ter convocado as manifestações - insinuando que eles não querem lutar pelo impeachment.
Alguma reclamação também sobre uma suposta "hipocrisia" de quem saiu às ruas depois de passar um ano pedindo medidas sanitárias e denunciando a omissão do governo. 450 mil mortos e um presidente que marca atos e mais atos para celebrar a si mesmo.
O apagão dos grandes conglomerados de mídia em relação ao evento mostra que a escolha dos donos do poder e do dinheiro no Brasil continua sendo "muito difícil". Entre o morticínio autoritário e as esquerdas eles, na melhor das hipóteses, irão se omitir.
Ou seja: muitos dos mesmos que passam seu tempo reclamando de que a esquerda não quer se mobilizar contra Bolsonaro por uma suposta "estratégia de deixar sangrar" já correram pra tentar minar a credibilidade dos atos das mais diversas formas.
Em 2016, quando eu percebi que o golpeachment era inevitável e Bolsonaro corria livre enquanto os partidos era achacados pelos lavajatistas, eu cheguei a pensar que o campo da direita conseguiria se organizar para tentar impedir a ascensão do Capetão.
Ao invés disso, na longa travessia até 2018, eu assisti a um movimento de normalização do Bolsonaro - quase sempre acompanhado de uma demonização histérica das esquerdas. Houve quem acordasse do transe por causa da Greve dos Caminhoneiros ou os discursos violentos da campanha.
Depois das eleições, a entrada do Sérgio Moro no governo foi vista como uma espécie de sinalização, ou tendência de moderação. Recorrente era a ideia de que Sérgio Moro, o juiz que mudou os rumos da eleição, seria uma força moderadora no governo.
O resto é história. Bolsonaro tentou negociar com esses setores ao longo da campanha de 2018 e conseguiu, tentou ao longo do governo também, mas teve medo de perder o protagonismo hegemonia no campo da direita e passou a atacá-los.
A negociação e a normalização DEVEM voltar a acontecer em 2022. Especialmente se houve qualquer "despiora" na economia nacional (ou seja: retomada dos ganhos das elites). Várias colunas, matérias e editoriais dos grandes jornais já apontam pra isso.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Carapanã

Carapanã Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @carapanarana

12 May
Carai o @randolfeap começou um combo infinito na #CPIdaCovid.
Os governistas só no lero lero e o resto com PROVAS MATERIAIS da incompetência criminosa do governo nas mãos.
"Por que é que o governo não editou uma Medida Provisória pra comprar a vacina?" - TRAVOU O NINTENDO
Read 10 tweets
12 May
"Documentos indicam que parte do orçamento secreto deve bancar contratos de asfaltamento cujas licitações foram consideradas irregulares pela área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU)."
politica.estadao.com.br/noticias/geral…
"Os valores globais desses pregões questionados são de R$ 533 milhões. Com base em documentos aos quais o Estadão teve acesso, a reportagem identificou que parte é originária do orçamento secreto, criado a partir de uma nova modalidade de emenda (RP-9)."
"Líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE) recebeu R$ 125 milhões do orçamento secreto. Ele colocou todo o valor na Codevasf. É dele a indicação do superintendente da estatal em Petrolina, Aurivalter Cordeiro, onde o filho Miguel Coelho (MDB) é prefeito."
Read 5 tweets
10 May
Eu assisti aos vídeos. Playboys das elites de Cali, trajando roupas caras, armados em suas caminhonetes de cabine dupla e atirando contra indígenas enquanto gritavam insultos racistas.
O último episódio do @girolatino falou muito bem sobre o que está acontecendo na Colômbia e como a violência nos protestos tem relação com como a direita opera uma ideologia de guerra aplicada à política.
anchor.fm/giro-latino/ep…
O @viracasacas também teve um episódio excelente no ano passado sobre o conflito colombiano. Infelizmente a grande mídia operou por décadas uma normalização do uribismo, do paramilitarismo e da profusão de cartéis de narcos ligados à direita colombiana.
castbox.fm/episode/193---…
Read 4 tweets
10 May
O #bolsolão botou 3 bilhões nas mãos de deputados amigos. Bolsonaro recusou comprar vacinas em 2020 alegando preço elevado. Esse dinheiro daria pra comprar 58 milhões de doses da vacina da Pfizer no preço da primeira oferta. Ou seja: preferiu comprar apoio a comprar imunizante.
Agora imaginem se isso tivesse sido investido em qualquer pesquisa pra um imunizante brasileiro - desenvolvido totalmente aqui ou em parceria com algum outro país. A vacina da Unifesp precisava de 200 milhões e teve o pedido negado.
Tá perdido? Não entendeu do que se trata o #bolsolão? O @BuzzFeedBrasil fez uma baita sequência explicando tudo.
Read 5 tweets
9 May
Faz pouco mais de um mês que nós assistimos a tropa bolsonarista defender com unhas e dentes um policial fardado que empunhou um fuzil e disparou repetidas vezes contra seus colegas. Tudo diante das câmeras. Chegaram a inventar uma versão qualquer para os atos dele.
Chamaram o governador e os policiais de assassinos porque eles reagiram aos disparos depois de QUATRO HORAS de negociação. Políticos bolsonaristas tentaram, pela enésima vez, causar distúrbios envolvendo policiais em estados a União governados por rivais.
br.noticias.yahoo.com/morre-policial…
Em outro momento, a família do Presidente da República também demonstrou uma intensa "preocupação" coma suposta execução de Adriano da Nóbrega, suspeito ser assassino de aluguel da contravenção e comandante de uma quadrilha com o sugestivo nome de "Escritório do Crime."
Read 10 tweets
7 May
A máquina de ressentimento da direita brasileira tem um funcionamento impecável. Arruinaram o país, destruíram as instituições, condenaram 400 mil brasileiros à morte e ainda conseguem atrair gente para se unir em torno de um projeto para dobrar a aposta.
O grande triunfo do conservadorismo brasileiro é o de espalhar propaganda através de seus aparelhos e depois coletar essa ressonância na sociedade dizendo que ela seria senso comum. O fenômeno de conversão é dado pela exploração e exacerbação de emoções através da mentira.
Vivemos num país onde qualquer tipo de conquista civilizatória mínima se tornou "pauta da esquerda". Democracia, devido processo legal, ensino e saúde públicos, acreditar na esfericidade da terra, seguir protocolos corretos no tratamento de pacientes, fazer um censo!
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(