1/ Site atualizado com a nova base SRAG, a única fonte oficial de óbitos classificados pela data do óbito do paciente, divulgada semanalmente pelo @minsaude.
zerobias.info
2/ O pico de óbitos está firme no final de março e já há uma "barriga" mostrando que os óbitos já se encontram num patamar cerca de 50% menor que o valor do pico, indicando uma nova fase da pandemia no Brasil.
3/ Lembrando, mais uma vez, que a redução dos óbitos nos últimos dias do gráfico da SRAG acima acontece devido ao atraso na atualização dos óbitos, pois os registros mais recentes ainda não foram incluídos na base de dados.
4/ Já no gráfico de novas notificações de óbito, divulgado pela mídia, onde os óbitos são classificados pela data em que o falecimento foi digitado nos sistemas do SUS, com atraso em relação à data da morte, temos um gráfico que aponta para uma situação de estabilidade.
5/ Se sobrepormos a curva azul do segundo gráfico, a curva atenuada das notificações de óbito, com os óbitos pela data efetiva do falecimento do paciente, temos o seguinte gráfico que mostra bem o atraso nas apurações de óbitos de COVID no Brasil.
6/ Como infelizmente a base SRAG possui atraso e apenas é divulgada semanalmente, é difícil entendermos os óbitos pela data real nos últimos dias nessa base. Por outro lado, o atraso e irregularidades presentes nas notificações também pode trazer distorções.
7/ Por isso é difícil dizer precisamente qual a tendência real dos óbitos recentes da COVID no Brasil.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Lorenzo Ridolfi

Lorenzo Ridolfi Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @lorenzoridolfi

31 May
1/ Segue atualização das novas notificações de óbito da América Latina. Uruguai, Argentina e Colômbia (em menor ritmo) estão subindo. O Chile está em platô.
zerobias.info Image
2/ É relevante acompanharmos Uruguai e Chile, pois esses países possuem grande percentual da população vacinada com a CoronaVac.
3/ Os países que não fazem parte da América Latina foram desabilitados do gráfico internacional do site por um recurso disponível para usuários de computadores. Infelizmente não está presente para quem acessa por celular.
Read 4 tweets
31 Dec 20
1/ Pessoal, explicando os motivos que me fizeram no momento parar de fazer análises mais profundas dos dados. Tem muita relação com esse gráfico, o da mortalidade hospitalar.
2/ Nesse gráfico, o da mortalidade por semana do Brasil, há uma redução na mortalidade nas últimas semanas, embora até haja algum crescimento nas semanas anteriores. O mesmo acontece nos estados e municípios, alguns com atraso maior, como é o caso do Rio de Janeiro.
3/ Como não está havendo nenhuma revolução no tratamento da COVID, comecei a desconfiar dessa queda na mortalidade. A evidência ficou mais forte quando os óbitos da base SRAG no Rio de Janeiro começaram a ficar diferentes dos dados dos cartórios, o que não ocorria antes.
Read 9 tweets
1 Dec 20
1/ É triste ver políticos populistas decretarem medidas descabidas para "proteção" da COVID, como tais medidas não possuíssem efeitos colaterais, não só econômicos, mas em vidas mesmo. E ainda insuflam que agem em nome da ciência. Não posso ficar calado.
2/ O CDC dos EUA, que seria algo entre a Anvisa e o MS de lá, possui um índice de severidade de pandemias que regula a proporção das medidas de contenção a serem tomadas chamado Pandemic Severity Assessment Framework (PSAF).
3/ Quando a COVID atingiu em cheio a Europa e os EUA em março e abril, os estudos (errados!) da época previam que a COVID seria comparável à gripe espanhola de 1918, uma pandemia de grau máximo, e os governos tomaram medidas proporcionais a uma ameaça dessa magnitude.
Read 9 tweets
29 Nov 20
1/ Os coronalovers estão mostrando o gráfico abaixo (o que está em inglês) publicado pelo @BNODesk entre outros, e afirmando que estamos na semana mais mortal da COVID. Essa informação é verdadeira, mas, como sempre, falta contexto. ImageImage
2/ O gráfico até dá algumas pistas, mas o dos continentes do zerobias.info é mais esclarecedor.
3/ O aumento no total de óbitos no mundo, pelo que o gráfico de continentes evidencia, claramente é causado pelo crescimento na Europa. O outro gráfico até tem essa informação, reconheço, mas de forma menos explícita.
Read 5 tweets
29 Nov 20
1/ Grande parte da confusão da COVID no Brasil é, no fundo, um grande temor que a "segunda onda" da Europa venha para cá. No zerobias.info também há gráficos internacionais da evolução da pandemia, incluíndo os países europeus que considero relevantes.
2/ O site já foi atualizado com os dados internacionais de hoje e os gráficos mostram com clareza que esse novo movimento de subida já está cedendo em muitos países, com exceção da Itália, dentre os países que acompanho.
3/ Como o inverno ainda está chegando no hemisfério norte e as temperaturas mais baixas dos próximos meses são favoráveis a proliferação de doenças respiratórias, ainda há a possibilidade de novos aumentos.
Read 6 tweets
28 Nov 20
1/ Felizmente ganhei muitos seguidores nos últimos dias, sejam todos bem-vindos! Talvez muitos desses novos seguidores não saibam, mas eu possuo um site bem detalhado com literalmente centenas de gráficos sobre a situação dos óbitos no Brasil. É o zerobias.info.
2/ É um dos poucos sites que possui informações detalhadas sobre os óbitos classificados pela data efetiva do óbito, não apenas os óbitos ordenados pela data de digitação, oficialmente chamados de óbitos notificados pelo @minsaude.
3/ Os dados dos óbitos por data efetiva do óbito são disponibilizados semanalmente às quarta-feiras pelo MS numa base chamada SRAG, que possui uma seção exclusiva para ela no site.
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(