1. Olavo de Carvalho falando sobre o mal do Cientificismo, já em 2009.

Aquilo que hoje se chama orgulhosamente de “ciência”, pretendendo-se com isso designar a instância última e suprema no julgamento de todas as questões públicas e privadas, nem é uma entidade univocamente
2. "reconhecível, nem muito menos um conhecimento que tenha em si seu próprio fundamento.

A possibilidade da existência de algo como a “ciência” repousa numa variedade de pressupostos que nem podem ser eles próprios submetidos a teste “científico”, nem muito menos fornecem
3. "qualquer base racional para dar à dita “ciência” a autoridade da última palavra não só nas questões gerais da existência humana, mas até no próprio domínio especializado de cada área científica em particular.

Só para dar um exemplo elementar, sem as palavras “sim” e “não”
4. "nenhum raciocínio lógico é possível. Nenhuma ciência pode nos dizer o que elas significam. Toda a lógica formal baseia-se nessas duas palavras, e a própria lógica formal não pode defini-las. Qualquer definição lógico-formal que se ofereça para elas será sempre puramente
5. "tautológica, nada dizendo em si mesma e baseando enfim toda a sua compreensão no apelo à experiência pessoal do ouvinte ou leitor. Se dizemos, por exemplo, que o sentido de “sim” é anuência, concordância, aceitação, etc, nada afirmamos exceto que dizer sim é dizer sim.
6. "Do mesmo modo, o “não” não pode ser definido como rejeição, impugnação, etc., pela simples razão de que o sentido dessas palavras consiste precisamente em dizer não. O único significado possível da palavra “sim” é o da responsabilidade moral integral que uma pessoa assume
7. "ao declarar alguma coisa. Essa responsabilidade, por sua vez, subdivide-se em graus que vão desde a disposição absoluta de morrer pelo que se diz até a mera aceitação provisória de uma hipótese para fins de argumentação, portanto também de refutação. O mesmo acontece
8. "com o “não”. Não há como definir essas palavras senão mediante o apelo à responsabilidade pessoal tal como aparece no autoconhecimento subjetivo. Isso quer dizer, simplesmente, que todo emprego puramente lógico-formal desses termos, amputado da sua raiz na experiência moral
9. "humana, é apenas um uso convencional e hipotético que não permite distinguir se, no fim das contas, o “sim” quer dizer “sim” ou “não” e o “não” quer dizer “não” ou “sim”.

Fenômeno idêntico acontece com inúmeros outros termos usados no raciocínio científico,
10. "como por exemplo “igualdade”, “diferença”, “causa”, “relação”, etc. Nenhuma ciência pode definir esses termos e também não o pode a metodologia científica se tomar como pressuposto a validade do conhecimento científico em vez de fundamentá-lo desde suas raízes.
11. "Podemos, é claro, fixar significados lógico-formais para essas palavras, bem como para muitas outras, mas somente como um recorte convencional operado em cima daquilo que elas significam na experiência humana responsável."

Olavo de Carvalho

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Cristiano Xavier

Cristiano Xavier Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @Cvyrtlick

11 Jun
1. "Apesar de todo o primitivismo que toma conta da pessoa no campo de concentração, não só exteriormente, mas em sua vida interior, percebem-se, embora esporadicamente, os indícios de uma expressiva tendência para a vivência do próprio íntimo. Pessoas sensíveis, originalmente
2. "habituadas a uma vida intelectual e culturalmente ativa, dependendo das circunstâncias e a despeito de sua delicada sensibilidade emocional, experimentarão a difícil situação externa no campo de concentração de forma, sem dúvida, dolorosa; essa, não obstante,
3. "terá para elas efeitos menos destrutivos em sua existência espiritual. Pois justamente para essas pessoas permanece aberta a possibilidade de se retirar daquele ambiente terrível para se refugiar num domínio de liberdade espiritual e riqueza interior.
Read 5 tweets
10 Jun
1. Na Taxonomia, os homens vão até "Espécie", "Homo sapiens"; só quando necessário há alguns animais que precisam de uma nova divisão, e vem "Sub-Espécie" que é sinônimo de "Raça". Portanto é inócuo achar que existem Raças humanas já que biologicamente somos da mesma Espécie.
2. Todas as etnias humanas são cruzáveis e férteis entre si.

Uma ideologia racialista, vulgo racista, defende que há etnias humana tão inferiores a outras que não poderiam ser da mesma Espécie, a ponto de ter que diferenciá-las em Raças ou Sub-Espécies para, assim, rebaixá-las.
3. É nisso que um racista crê. Logo, quando um presidente argentino imbecil provoca que brasileiro "vem da selva", não vejo como racismo, mas uma ofensa que tem que ser respondida com outra ofensa, com zoeira (como fazemos entre si há eras), e não ajudando a deturpar a Linguagem.
Read 6 tweets
9 Jun
1. A Autoridade Indevida

Então quer dizer que o STF — que deveria ser guardião constitucional e, assim, raramente acionado —, é agora a autoridade que define se o Presidente da República pode ou não tomar uma decisão de Chefe de Estado, se pode ou não ter Copa América no Brasil?
2. Se for assim, e esse novo acinte e extrapolação de autoridade acontecer (novamente), é melhor nem a CBF demitir o funcionário Tite, porque senão pode ir para o STF e esse decidir que o técnico deve ficar, e ainda definir que jogadores devem ser escalados nos jogos da Seleção.
3. Antes de entrar no tema, é simplesmente assim que está acontecendo: o STF virou há anos um tribunal de exceção, anti-republicano e que está cometendo, entre outros crimes, o crime de abuso de autoridade e violação de harmonia e independência graves à Constituição e República.
Read 19 tweets
9 Jun
1. O, enfim, divino encontro entre Dante e Beatriz, no Paraíso Terrestre.🙌🙏

"Já via, do novo dia ante o retorno,
a parte oriental toda rosada
corar, do azul do céu sereno adorno;

e a face do Sol nasceu velada
tanto, que pelo efeito dos vapores,
sustentá-la podia minha mirada; Image
2. "assim, em meio a uma nuvem de flores
de angélicas mãos, subia festiva
e retombava espargindo candores,

sobre um véu níveo cingida de oliva,
dama me apareceu num verde manto
sobre as vestes da cor de chama viva;
3. "e o espírito meu que, desde tanto
tempo, não fora mais por sua presença
arrebatado, já a tremer de espanto,

sem ter pela visão sua conhecença,
mas, por efeito que dela partiu,
de antigo amor senti a força imensa.
Read 12 tweets
8 Jun
1. "O Filho de Deus régio, longe de destruir a ordem de Moisés, serviu à expansão do universalismo que ela continha em sua compacidade.
A continuidade de experiências e de sua expressão simbólica, da fundação mosaica à expansão messiânica, ficará mais clara quando compararmos a
2. "conclusão do Salmo 18 com uma passagem de Hebreus 13,21:

"O Deus da paz, que trouxe de volta dos mortos o grande pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança, nosso Senhor Jesus Cristo, torne-vos aptos por todas as bênçãos a fazer a sua vontade: realizando em vós
3. "o que lhe é agradável por meio de Jesus Cristo, ao qual seja dada a glória pelos séculos dos séculos".

O Ungido de Yahweh, que primeiro foi o rei de Judá e depois o Messias dos profetas, tornou-se, por fim, o Cristo em sua glória pelos séculos e séculos.
E de Cristo
Read 7 tweets
6 Jun
1. A imagem é a seguinte: pensa num sujeito praticamente desprovido de consciência moral. Foi? A um ser assim, o egoísmo é latejante e só pensa mais em si mesmo (dinheiro, promoção, fama) e nos imediatamente à sua volta — não importa que os demais pensem, contanto que pareça bom.
2. Agora pensa que ele era um artista, ou um jornalista, ou um dono de um veículo de mídia ou de imprensa e que, de 2018 para trás, por ter cumplicidade canina com governos esquerdistas do PT e PSDB, voava em contratos, verbas, dinheiro e fama fácil; independente do mercado.
3. Era quase como funcionário público hiper-estável, que não precisava do sucesso do público (clientes) e da audiência; os dinheiros — centenas de milhares; milhões; bilhões por ano — jorravam a suas empresas, contas bancárias. Daí, veio a quebra pela internet; mas não da grana.
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(