Um “eu avisei” do bem. Não sei se muitos prestaram atenção, mas França estava em 2020 mendigando voto bolsonarista. Algo que Doria fez em 2018, não estou me fazendo de louco.

Mas o ponto é: sempre que as opções forem ruins, precisamos votar para reduzir o estrago. Sempre.
Agora, o outro “eu avisei”.

Eu avisei que o apoio recebido por Bolsonaro das Forças Armadas seria o nosso maior obstáculo.
Avisei que Bolsonaro tentaria lotar ruas com objetivos antidemocráticos.
Avisei que Bolsonaro trataria alguns recortes da população como descartáveis.

E acertei em parte. Ele trata todo mundo como descartável. Principalmente os mais necessitados.
Avisei que Bolsonaro faria terrorismo psicológico também com fins autoritários.
Lembrei que há mais de uma década eu criticava duramente as gestões petistas.
Mas que, do outro lado, havia restado uma opção muito pior.
E que nossa missão não era escolher o pior, nem se omitir. Era evitar o maior estrago. E Bolsonaro seria o maior e estrago. E foi.
Não só eu avisei. Milhões de brasileiros avisaram. Os principais especialistas da política nacional avisaram. (Quase) todos os adversários de Bolsonaro avisaram.
Se você se abandonou o bolsonarismo, ótimo. Se você ainda tem orgulho do erro cometido em 2018, eu lamento e lamento muito. Foi um erro. Foi grave. E foi feito ignorando muitos alertas. Foi feito consciente do que estava sendo feito.
Independente disso, eu aviso agora: a missão é a mesma de 2018. Se a corrida te limitar a apenas duas opções no final, não escolha o pior, nem se omita. Vote para reduzir o estrago. Você não será obrigado a ficar do lado do vencedor, mas poderá impedir que vença o pior.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Marlos Ápyus

Marlos Ápyus Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @apyus

12 Jun
Deixa eu tentar ser mais franco. Mas, ao mesmo tempo, mais polido. Espero que eu consiga.

Os mais de 55 milhões de votos confiados a Bolsonaro em 2018 foram 55 milhões de graves erros. Indiretamente, levaram à morte centenas de milhares de brasileiros...
O argumento de que a corrupção do outro lado causaria tantas mortes quanto as sabotagem que sofremos no combate à covid-19 é, me desculpem a sinceridade, constrangedor. Minha sugestão é de que o abandonem o quanto antes.
A política corriqueiramente nos coloca em situação em que somos obrigados a escolher entre duas opções ruins. Numa situação dessas, quase nunca as duas opções serão igualmente ruins. Haverá quase sempre a ruim e a pior.
Read 8 tweets
11 Jun
O papel de um opositor não é o de meramente protocolar pedidos de impeachment e soltar frase de efeito em redes sociais. É principalmente o de somar esforços para conter o governo.

A oposição não quer o impeachment de Bolsonaro. Quer apenas desgastá-lo até 2022.
Se quisesse o impeachment, já estaria há mais de ano enfileirando reuniões com empresários, influenciadores, políticos independentes e da base do governo. Já teria elaborado um discurso único que conseguisse unir os interesses de recortes tão distintos do nosso jogo político...
Já estaria pautando a imprensa com o tema manhã, tarde e noite. Estaria dando entrevistas em telejornais e talkshows. Estaria à frente de todos os protestos, virtuais, de janela ou de rua, liderando a revolta da população. Estaria contando votos para o impeachment de Bolsonaro.
Read 8 tweets
21 May
Deixa eu tentar falar mais sério sobre isso.
Você quer acabar com a corrupção no Brasil? Eu também quero.

Mas não será em outubro de 2022 que você irá acabar.
Você quer acabar com o sebastianismo no Brasil? Eu também quero.

Mas não será em outubro de 2022 que você irá acabar.
Read 15 tweets
10 Apr
Antes da pandemia, o MBL até ensaiou uma guinada ao centro, mas a vocação do grupo era mesmo fazer barulho à direita. E, em dado momento, entendeu que manter-se à direita não necessariamente implicava em bajular Bolsonaro (como faz o Novo), mas enfrentá-lo.
O primeiro teste foi a candidatura de Arthur do Val a prefeito de São Paulo. Celso Russomanno só não foi ao segundo turno no lugar de Guilherme Boulos porque o candidato do MBL conquistou pra si quase metade dos votos da direita mais radical.
A melhor forma de tirar Bolsonaro do segundo turno de 2022 é repetir o que aconteceu em São Paulo em 2020: poucas candidaturas fortes à esquerda e ao centro, e muitas candidaturas médias ou fracas à direita.
Read 11 tweets
3 Apr
No futuro, perguntarão como foi possível morrer mais de meio milhão de brasileiros na pandemia da covid-19. E será preciso dizer que:

1. Jair Bolsonaro seguidamente sabotou os esforços para conter o avanço do vírus...
2. Uma parcela dos corruptos não o impediu porque preferiu aproveitar as emendas parlamentares que Bolsonaro liberava.

3. Outra parcela dos corruptos não impediu pois preferiu inutilizar o combate à corrupção.
4. Outra parcela dos corruptos preferiu apostar no quanto pior, melhor para a campanha eleitoral seguinte. Ainda que o “pior” implicasse na morte de centenas de milhares de brasileiros.
Read 6 tweets
30 Mar
Minha sugestão é a de que usemos o 31 de março anualmente para que nunca mais seja esquecido o regime ditatorial, assassino, corrupto e incompetente que as Forças Armadas impuseram ao Brasil por 21 anos. Se querem que seja lembrado, que seja lembrado pela verdade.
Sugiro que comecemos pelo Caso Para-Sar. Que, quando resgatei em 2018, contabilizava apenas 29 citações em toda a história do Twitter.

Nunca mais nos esqueçamos do Caso Para-Sar:
Vale também rememorar o documento da CIA que testemunha o envolvimento de três generais que presidiram o Brasil no assassinato de 104 opositores em apenas um ano.
history.state.gov/historicaldocu…
Read 8 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(