Após falsa acusação no Leblon, Matheus é investigado por comprar a bicicleta - segundo a polícia, furtada por outra pessoa - em um site de classificados online de um 3o. Matheus mostrou comprovante no valor de 3.600 reais, mas não possuía a nota fiscal. www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2021…
É inacreditável como polícia vai realmente tentar enquadrar Matheus como receptador sendo que: 1) é um caso insignificante do ponto de vista do direito penal se Matheus tem nota ou não; 2) é conduta atípica, pq Matheus comprou de 3o e não devia saber ser produto de crime (se for)
P.S.: você tem a nota fiscal de tudo o que compra em site de classificados online? cuidado, vai que a polícia te para e pede a nota fiscal na rua.
Dois pesos, duas medidas: 1) ladrão branco com passagem por dezena de casos idênticos, a juíza: "ah, mas tem que ver se é ele mesmo no vídeo"; 2) vítima negra: "ah, você tem a nota fiscal da bicicleta que comprou e pagou?" 3) e o casal branco? tá livre, leve e solto, né?
E a declaração ridícula da Policia Civil RJ? "Posteriormente, Matheus apresentou na delegacia um comprovante em nome da namorada no valor de R$ 3.600, preço bastante INFERIOR AO DE MERCADO" Policia, site de produto usado VENDE COM VALOR MAIS BAIXO. Quem é você? Procon?

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Thiago Amparo

Thiago Amparo Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @thiamparo

19 Jun
Sobre esta matéria da ⁦@folha, eu adicionaria dois elementos: 1) há mais indícios de genocídio indígena na pandemia no sentido técnico; 2) há também a tipificação de crimes contra a humanidade que não exige dolo específico contra grupo étnico. www1.folha.uol.com.br/equilibrioesau…
Ah, 3) há uma farta literatura sobre impacto racial das ações e omissões na pandemia (o difícil é provar dolo específico), ver @cebrap cebrap.org.br/pesquisas/desi… 4) Art. 25 do Estatuto de Roma pune não só praticar, mas também instigar o crime. Mas, hey, não me perguntaram rs.
Ah, 5) a gente precisa entender que a palavra “genocidio” é um conceito jurídico-político. Ao usá-lo queremos indicar: 1) gravidade; 2) intencionalidade; 4) impacto desproporcional em certos grupos. Muitas vezes quem disse “genocida” quer dizer: “crime contra humanidade”.
Read 4 tweets
18 Jun
Juíza nega pedido de prisão preventiva a Igor Martins Pinheiro, homem branco, de 22 anos, que tem 28 anotações criminais e 14 por furto de bicicleta. Juiza disse que não sabe se foi ele mesmo, apesar do vídeo e do histórico. Deve ser bom ser branco. odia.ig.com.br/rio-de-janeiro…
Lembremos que para estudo do @DireitodeDefesa a liberdade irrestrita é raríssima e a maioria dos casos é de prisão preventiva. Claro, para negros/as. Enquanto há condenados só pela palavra do policial, para brancos ladrões de bicicleta se suspeita do vídeo iddd.org.br/wp-content/upl…
Obviamente, isto não quer dizer que devamos aplicar a prisão preventiva ao arrepio das hipóteses de cabimento desta prisão no Código Penal Processual. Apenas ressalto a disparidade racial com que as garantias processuais são dadas. Para alguns, liberdade eh a regra; outros, nao.
Read 4 tweets
29 May
Por que a conduta da Polícia Militar de Goiás contra ciclista Filipe Ferreira foi ilegal? Desenho aqui 🧵
Ilegal porque não há “fundada suspeita” para a busca pessoal: Art 244, CPP: “quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito”
Ilegal porque Filipe Ferreira foi algemado sem apresentar resistência em violação à Súmula Vinculante 11 do STF, segundo a qual o uso da algema é excepcional, deve ser justificado por escrito e pode acarretar responsabilidade do agente e do Estado.
Read 9 tweets
20 May
Quando falamos de Pazuello à luz da banalidade do mal, não estamos comparando nazismo e pandemia. Não é isso de modo algum. Estamos aplicando a teoria de Arendt sobre responsab. política, julgamento moral e culpa jurídica-pessoal em atrocidades cometidas pelo governo de ninguém.
Para entender Arendt, é preciso entender que ela desenvolve uma teoria de julgamento moral e responsabilidade que vai além do caso do nazismo, e é sobre isso que falei quando escrevi sobre Pazuello e banalidade. Vamos lá.
1o. Hannah Arendt reportou o julgamento do nazista Eichmann, pela revista New Yorker, em Jerusalém. Arendt não foi lá como historiadora, mas sim como filósofa: ela estava interessada em como a questão de culpa e responsabilidade (dois conceitos distintos) se manifestavam ali.
Read 11 tweets
16 May
Augusto Aras quer responsabilizar @conradohubner por tê-lo chamado de #postegeraldarepública. Respeitando esta decisão, eu não vou dizer que os momentos abaixo são os MELHORES/PIORES momentos do #postegeraldarepública. Eu nunca o chamaria assim. Segue o fio.
10/set/2019: Candidato a PGR, "Augusto Aras foi o único dos candidatos ao cargo a se comprometer com uma série de “valores cristãos” previstos em carta da Associação Nacional de Juristas Evangélicos (Anajure)." politica.estadao.com.br/noticias/geral…
25/set/2019: depois, em sabatina no Senado, "Augusto Aras admite ter assinado carta a favor da 'cura gay', mas afirma não acreditar na prática" (?) g1.globo.com/politica/notic…
Read 13 tweets
1 May
40 EXECUTIVAS, 400 MIL MORTOS: Segundo apurou o jornal @folha, estas foram empresárias (e suas respectivas empresas) que almoçaram com Bolsonaro nesta sexta-feira (30), enquanto o país chegava ao marco de 400 mil mortos por covid-19. Fonte: www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/0…
* Adriana Cordoba (Cordoba Construtora)
* Ana Helena Patrus (Sante)
* Ana Maria Velloso (Melhoramentos)
* Andrea Muniz (InService)
* Angela Miskulin (Grupo Voto)
* Cláudia Martinez
* Cristiane Lacerda (Carrefour)
* Dulce Pugliese (Amil)
* Edna Onodera (Rede Onodera)
* Eduarda Derani (Centuria Invest)
* Emy Shayo (JP Morgan Brasil)
* Eva Ghisio (CMPC)
* Evelyn Ido (RV Imola)
* Fernanda Samaia (Grupo Meta)
* Flavia Bittencourt (Adidas)
* Gabriela Manssur (Justiça de Saias)
* Heloísa Duarte (Technetium)
* Iara Moraes (Patrocinador)
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(