OK, a China é hoje o maior emissor de gases de efeito estufa. Em 2019, emitiu 10,17 bilhões de toneladas de CO₂ contra 5,38 bilhões de toneladas dos EUA.
PORÉM... 👇👇👇
Historicamente, os EUA ainda são disparadamente o maior emissor. De 1800 até 2017, os EUA emitiram o dobro de CO₂ do que a China (400 versus 200 bilhões de toneladas de CO₂).
ALÉM DISSO... 👇👇👇
O CO₂ é um gás de efeito estufa de vida longa, permanecendo por vários séculos na atmosfera. Em outras palavras, parte importante do que foi emitido há muitas décadas ou mesmo no início da Revolução Industrial continua afetando o clima até hoje!
E TEM MAIS! 👇👇👇
Mais do que isso, o aquecimento global é um processo cumulativo. Em outras palavras, o CO₂ emitido há mais tempo teve mais tempo para aquecer o planeta. A consequência disso?
CONFERE AÍ! 👇👇👇
ISSO MESMO!
Nada menos que 92% da responsabilidade pelo aquecimento global acumulado é dos países ricos ("Norte Global"), com destaque para os EUA (40%) e países europeus (29%). É o que mostra este artigo publicado na @AGU_Eos eos.org/articles/globa…
Artigo na Nature atualiza a grave situação do "saldo de carbono". Décadas de negacionismo, irresponsabilidade e falta de prioridade estão condenando o clima à desestabilização e as gerações futuras a um risco inaceitável. Sigam o fio! nature.com/articles/s4324…
1/6
Seguindo as tendências atuais, a probabilidade de ficarmos abaixo de 2°C de aquecimento global é de meros 5%, situação agravada porque vários grandes emissores estão distantes das metas que apresentaram em Paris.
2/6
Segue o artigo: "Se todos os países cumprirem suas contribuições nacionalmente determinadas e continuarem a reduzir as emissões após 2030, essa probabilidade sobe para 26%". Esses 74% de chance de desastre deixam evidente a insuficiência do que saiu de Paris em 2015.
3/6
Através de Bill Gates, a geoengenharia (ou intervenção climática) saiu de tema acadêmico obscuro para debate público e, vejam só, assunto do momento no Brasil!
Sigam o [LONGO] fio para saber porque é uma péssima ideia... 😰👇 1/n
Para quem não é familiar com o termo, "geoengenharia" é o nome dado a propostas de alterações planejadas, intencionais, em escala planetária, no sistema-Terra. 2/n
Essa intervenção viria a modificar o balanço de energia do planeta, de modo a supostamente compensar os efeitos deletérios das alterações antrópicas inadvertidas (não intencionais), em especial o aquecimento causado pelas emissões de CO2 e demais gases de efeito estufa.
3/n
@elonmusk anunciou um prêmio de U$ 100 milhões para o desenvolvimento da "melhor tecnologia para captura de carbono".
"Fantástico, fenomenal, espetacular! Viva, viva, viva! Estamos salvos!"
Será?
Segue o fio sobre CCS (carbon capture and storage)
1/n
A questão climática é uma emergência total. Como praticamente toda a literatura científica revisada mostra, como compilado principalmente nos relatórios do @IPCC_CH, a escala dos impactos cresce enormemente a cada décimo de grau de aquecimento global. 2/n
Aliás, foi reconhecido, desde o Acordo de Paris, que o limite mais seguro para o aquecimento global seria 1,5°C acima do patamar de temperaturas pré-industriais. Isso é especialmente mostrado no SR15, relatório especial do @IPCC_CH disponível no link ipcc.ch/sr15/
3/n
Mesmo diante de tantos fatos graves, a notícia estampada no Guardian hoje é particularmente assustadora. Ela coloca no radar o despertar de um "gigante adormecido": o metano no piso oceânico. Sigam o fio para saber detalhes! 1/n theguardian.com/science/2020/o…
Primeiro, é preciso entender porque o impacto de emissões de metano é tão importante. De fórmula química CH4, ele é um gás de efeito estufa, ou seja, é capaz de absorver radiação dentro da faixa do infravermelho térmico. 2/n
Essa absorção varia de maneira logarítmica com a concentração do gás. Ou seja, a emissão (em toneladas) de um gás de efeito estufa cuja concentração é baixa termina tendo um efeito maior do que a emissão de uma quantidade igual de um gás de efeito estufa mais abundante. 3/n
Enquanto os olhares de todo mundo estão sobre a pandemia, o Sul da Ásia está sob ameaça direta de um ciclone tropical, com intensidade equivalente à de um furacão de categoria 5 (01/11) edition.cnn.com/videos/weather…
A previsão é de que os ventos cheguem a arrasadores 265 km/h. O ciclone está se deslocando para o norte, a partir do Oceano Índico e a previsão é que na quarta-feira atinja em cheio uma das regiões mais densamente povoadas do planeta. (02/11)
Estima-se que nada menos que 5 milhões de pessoas terão de evacuar suas casas na Índia e em Bangladesh. (03/11) bloomberg.com/news/articles/…
Temporada de furacões e Covid-19. Pequeno fio.
Temperatura das águas do Golfo do México estão quentes como nunca antes no registro histórico: 2°C acima do normal. No restante do Caribe, anomalias de 1°C ou mais. 1/8
O que isso significa? Que vão se confirmando as condições para uma temporada de furacões acima da média, como previsto pela Colorado State University.
2/8
"Detalhe": climatologicamente essa temporada começa em 6 semanas. É possível que tenhamos países ainda dentro da janela de tempo do surto de Covid-19. Especialmente em países pobres, é muita vulnerabilidade e exposição a riscos ao mesmo tempo.
3/8