🔍Identificação da variante P.5 no Rio de Janeiro

Monitoramento genômico pela Rede Corona-Ômica do RJ em parceria com outras instituições mostram que, além da alta prevalência da P.1 (94,5%), a P.5 foi identificada e contabiliza 25 casos em RJ e SP

Acompanha 👇
Um resumo na reportagem da @CNNBrasil "A nova linhagem foi identificada em abril e é originária da B.1.1.28, que também gerou a P1, P2, P3 e P4. Ao que tudo indica, as vacinas disponíveis no mercado hoje são capazes de combater todas elas" cnnbrasil.com.br/saude/2021/06/…
No entanto, ainda não sabemos se ela pode ter maior transmissibilidade ou outro tipo de adaptação, em relação à cepa original.

Aqui, temos um resumo das mutações que a P.5 apresenta. Na tabela, resumo das VOC e VOI encontradas no estado do RJ de 28/04/2021 a 06/06/2021.
O material completo pode ser conferido em: blob:corona-omica.rj.lncc.br/d0616162-b766-…

Ainda, nesse link, a gente tem acesso a todas as notas técnicas da Rede Corona-Ômica do RJ corona-omica.rj.lncc.br/#/nota-tecnica
Por que estou falando da P.5? Essa nova variante possui relevância devido a importância de algumas das mutações identficadas na proteína S, que já foram descritas em VOC e VOI.

Devo me preocupar? Tu deve te cuidar, isso sim, enquanto monitoramos sua presença nos estados.
Nessa nota, os pesquisadores concluem que a prevalência da P.1, o aumento e contínua dispersão das linhagens P1.2 e B.1.1.7 e caracterização da linhagem P.5, reforça a importância da vigilância genômica no RJ como medida de acompanhamento e prevenção da dispersão de linhagens
Fiz um fio sobre a P.1.2 e um alerta de que a P.1 está se modificando, e que *temos que* controlar a transmissão para não correr no risco de termos variantes de ainda maior preocupação circulando...
Todos os meus fios (sobre um compilado de tudo que eu já escrevi) pode ser encontrado aqui: docs.google.com/document/d/1qD…
Em resumo:
🔸Não sabemos ainda se é + transmissível ou infecciosa
🔸Vacinas parecem abrangê-la
🔸Precisamos que tu use máscara e faça distanciamento. As coisas tem potencial imenso pra se complicar, mas se todos fizermos isso, um potencial imenso pra se resolverem também.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Mellanie Fontes-Dutra, PhD 💉😷

Mellanie Fontes-Dutra, PhD 💉😷 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @mellziland

29 Jun
Hoje foi noticiado um estudo com a CoronaVac, apresentando dados de segurança e de resposta imunológica induzida pela vacina (imunogenicidade) em crianças e adolescentes de 3-17 anos!

Vamos conferir e entender melhor isso 🧶👇
Bem, todo mundo lembra que a CoronaVa é uma vacina que usa vírus inativado em sua composição. A imagem abaixo é do @EstadaoSaude e resume um pouco como é seu mecanismo de indução de resposta

saude.estadao.com.br/noticias/geral…
Sabendo disso, o estudo realizado foi do randomizado, controlado por placebo e tipo duplo-cego (nem os participantes, nem os aplicadores da vacina sabiam se estavam recebendo/aplicando o imunizante ou o placebo)
👥Fase 2: 460 participantes de 3-17 anos de Hebei, China 🇨🇳
Read 18 tweets
28 Jun
6 semanas após a aplicação da 1ª dose da vacina da AstraZeneca em 81% da população da cidade, o número de testes positivos para COVID-19 teve redução de 71%, segundo a Secretaria Municipal de Saúde g1.globo.com/sp/bauru-maril…
Segundo G1 "Somente na última semana, fechada no sábado (26), essa média ficou em 40 casos por dia, contra 73 da semana anterior, uma queda de 45%. No acumulado entre a 5ª e 6ª semana após a vacinação], quando começou a ser registrada a queda de casos, a redução foi de 71,3%"
Mais sobre o estudo de efetividade em Botucatu, estudo feito pela Unesp, em parceria com o Ministério da Saúde e a Prefeitura de Botucatu (SP), com a vacina AstraZeneca
Read 4 tweets
26 Jun
Mais estudos de combinação de vacinas! Dose 1 da AZ💉+ Dose 2 da Pfizer 💉 induz uma boa resposta imunológica (anticorpos e células!), com bons parametros de segurança observados!

Vou comentar um pouquinho abaixo 🧶
Os 663 participantes (18-60 anos) foram aleatorizados (2 para o grupo experimental para cada 1 no grupo "controle", 2:1) nos grupos:
💉Controle: quem recebeu a AZ
💉Intervenção: quem recebeu AZ + Pfizer (2ª dose no dia 28)
Uma coisa que achei interessante foi "se observarmos boa imunogencidade com uma segurança atingida, será oferecido aos participantes do grupo controle a 2 dose da Pfizer. De forma alternativa, a 2 dose da AZ também poderá ser oferecida"
Read 22 tweets
25 Jun
Recebi uma rica orientação do @vacinacovidbr e resolvi apagar minha quote a um post me descredibilizando, para não dar engajamento. Muito feliz em aprender com vocês a como lidar com o que ocorre na rede social. Obrigada por todos os comentários gentis ❤️🥺
Mas aproveitando para comentar aqui algumas coisas. Eu sou biomédica de formação, e na biomedicina temos dezenas de habilitações, e um curso extremamente estruturado dentro da área da saúde que nos permite conhecer e aprender sobre muitas áreas e de forma multidisciplinar
Dentro da minha formação, eu acabei me especializando em bioquímica e analises/patologia clínica. Nessa em questão, aprendi muitas coisas relacionadas a microbiologia, imunologia, hematologia dentro da área da saúde, especialmente no contexto ed doenças
Read 11 tweets
24 Jun
Já temos algum dado comparando o quão transmissível em relação às outras as variantes são? Sem dúvida precisamos de mais estudos, mas quero comentar um com vocês hoje do Eurosurveillance divulgado agora em Junho!

Segue o fio! 🧶
Antes de tudo, vamos aos nomes das variantes, segundo a nova nomenclatura da @WHO :
Se tu tá com dúvisa sobre o que é uma VOC ou uma VOI, esses cards do @oatila estão muito resumidos e super bons para lembrarmos:
Read 24 tweets
24 Jun
Mato Grosso do Sul recebeu, hoje, um lote de 150 mil doses da vacina da Janssen, para imunizar 13 municípios da região de fronteira, sendo acompanhados pelo Vebra COVID-19 para estudar a efetividade e impacto dessa vacinação
Será avaliado o impacto de imunização de pessoas entre 18 a 50 anos em 13 cidades de fronteira do MS, após 14 dias de 1 dose da Janssen, estimando a efetividade de um regime de 1 dose e a redução de riscos de forma sintomáticas, graves e óbitos pela COVID-19 após 14 dias
Segundo a reportagem do G1, os municípios que vão fazer parte do estudo são: Mundo Novo, Japorã, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Ponta Porã, Antônio João, Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho, Corumbá e Ladário. g1.globo.com/google/amp/ms/…
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(