Expliquei na @CBNoficial sobre o artigo publicado na Nature que mostrou a formação de centros germinativos nos linfonodos de voluntários vacinados com a Pfizer.
Esses centros sao como escolas de atirador de elite para células produtoras de anticorpos. Após um primeiro contato com o virus, células B produzem anticorpos, que como já vimos, decaem naturalmente no sangue após algumas semanas, e isso é normal.
Parte dessas células vao para esses "centros de treinamento". Lá, elas passam por um processo seletivo, e se especializam, aprendem a reconhecer diferentes sequências genéticas com alta afinidade. assim, produzem anticorpos mais efetivos, e células de memória.
Os autores relatam ter encontrado os centros terminativos até 15 semanas após a segunda dose, e com uma quantidade constante de células de memória. Isso confirma estudos anteriores que mostravam celulas de memoria de longa duração pra quem já teve a doenca.
Agora com vacinas de mRNA. Sugere que teremos memória longa, e não vamos precisar de reforço anual, a não ser que surja uma variante muito diferente. Outro aspecto interessante é que a vacina genética induziu a formação de anticorpos do tipo IgA, que geralmente sao de mucosa.
Esses anticorpos devem migrar para as portas de entrada do virus, como nariz e boca, e proteger contra o contágio, e nao só contra doenca. Mais um bom sinal das vacinas genéticas, que indica que podemos controlar o virus.
Ou seja, se pararmos de gerar variantes feito loucos por causa da pandemia descontrolada, temos uma grande chance de controlar a Covid19 com vacinas.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
indicios de resposta imune longa para vacinados com vacinas de RNA. já comentamos no Diario sobre a resposta com formação de células de memória longa para quem já teve Covid. tudo indicando que realmente é cavalo. Bora vacinar logo, vacinar em massa, e evitar novas variantes.
Queridas linhas aéreas @LATAM_BRA e @azulinhasaereas parem de dar desculpas esfarrapadas no meu feed. estao fazendo um papelão e mostram bem sua recusa em melhorar seus serviços. Filtro HEPA é muito bom mas não garante a segurança quando o avião está em solo esperando, nem
nem quando as pessoas estão confinadas em ônibus fechados esperando para embarcar. tampouco garante que a pessoa sentada a 30 cm ao seu lado, com máscara inadequada ou no queixo, te contamine. Existem medidas simples como distirbuição e/ou exigência de Pff2,
que os senhores poderiam tomar para ao menos aumentar um pouco a seguranca dos passageiros. Combinar com a administração dos aeroportos para instalar passeios a pé e usar menos ônibus. PAREM de responder que vcs são ótimos e está tudo certo!
No ano passado eu fui autuada pelo Conselho Regional de Biologia por "exercício ilegal da profissão". Nunca conseguiram nem explicar qual seria esse exercício, pois eu nunca atuei em atividade exclusiva de biólogo, que exigiria o registro.
Curiosamente, na mesma época, videos difamatórios circulavam me acusando de ser "falsa bióloga" e de mentir no meu Curriculum. Quando inquirido pelos meus advogados, o CRBio alegou que eu me "apresento como bióloga", o que além de ser ridículo, é mentira.
Porque uso sempre meu titulo de doutoramento, microbiologista. Decidi tornar isso público para evitar que outros "biólogos" sejam perseguidos. Se o CRBio realmente quiser autuar todo biólogo sem registro que trabalha em pesquisa e docência, vai ter trabalho.
"O presidente é excelente comunicador e tem uma maneira própria de se comunicar com a população brasileira. Talvez quando o presidente falou isso, ele estava alertando acerca da importância de se verificar segurança não só das vacinas, mas de todos os medicamentos."
"Cada um tem a forma de se comunicar. Ele é excelente comunicador. O presidente é o maior ativo do enfrentamento à pandemia de Covid-19. Ele me deu autonomia para montar equipe técnica à frente do ministério, e abrimos um diálogo bem maior com a comunidade científica."
Olha que resultados promissores da efetividade - como a vacina funciona no mundo real - da Coronavac no Chile.
Opa, a pedidos, entao, uma interpretação do gráfico. é bastante simples, foi um estudo no Chile de acompanhamento de mais de 10 milhões de indivíduos que comparou vacinados, não-vacinados, vacinados após primeira dose, e vacinados após 14 dias da segunda dose.
esses dados do gráfico sao de vacinados 14 dias após segunda dose. e mostram que a vacina foi capaz de prevenir doença em 67%, hospitalização em 85%, necessidade de UTI em 89% e morte em 80%.