🚨🚨🚨
Vamos falar sobre o caso das vacinas vencidas e dos registros de vacinação?
Quando notícias assim são publicadas, há uma rede de eventos alarmistas que vão acontecendo e é importante nós pararmos um pouco e pensarmos em como proceder!
O dia ontem foi intenso. Várias dúvidas iam surgindo em nossos grupos sobre a questão. Então, montamos um roteirinho sobre como pensar a este respeito.
1º como proceder com a notícia de que a vacina que eu tomei *pode ter sido aplicada com a data de validade vencida*?
Calma lá
+
Existe um passo a passo importante a ser feito:
confere a data e lote de vacinação, confere a data de validade publicada na reportagem. Repasse este infográfico do @tdspelasvacinas para quem ainda tá muito ansioso com tudo isso!
Também nos posicionamos, sobre a notícia...
Entre a pressa por termos algo não apenas importante – mas que sobressalta nos tempos que estamos vivendo – e os impactos que isto pode gerar (previstos ou não), precisamos pensar em como falar!
+
Houve controvérsia e antes de apenas espalhar, precisamos conferir as informações!
Logo após a reportagem, vimos o posicionamento do CONASS conass.org.br/nota-conjunta-…
O cuidado com a forma como a notícia é escrita e veiculada é de grande relevância para que a população possa tomar decisões racionais com quais atitudes tomar.
Ponderar o tom desde a manchete, passando pela lide, incluindo como isto chega nas redes, é fundamental.
Após a publicação, muitos de nós, que trabalham com divulgação científica sobre COVID-19, começamos a receber a reportagem perguntando como proceder. Nossa postura sempre foi de acalmar as pessoas, tentar entender o que estava sendo noticiado e buscar dar um passo a passo básico+
Muitas pessoas antes de averiguar seus dados, saem enviando as notícias e perguntando o que vai acontecer. Precisamos averiguado os dados SIM, mas há passos para compreendermos melhor como proceder, sem se exasperar.
Nossa indicação:
Keep calm, olha o infográfico!
Respeitamos as pessoas que organizaram os dados e publicaram a reportagem, consideramos que sua postura ao longo deste ano no combate à pandemia, buscando informações técnicas e oficiais seja fundamental. Nosso posicionamento aqui não invalida, em nada, seu trabalho.
Mas seguimos (e seguiremos) sempre batendo na tecla dos cuidados acerca de o quê e como falamos, especialmente em temas sensíveis!
Negligenciar informação é grave, soltar às pressas também pode ser.
Por fim, rechaçamos todo e qualquer ato de desrespeito às pessoas que escreveram a matéria e compreendemos que um veículo de comunicação não tem uma notícia produzida por uma ou duas pessoas apenas.
Mais do que isto
+
Atos de cancelamento e falas agressivas e de ataques pessoais nunca fazem parte de um debate democrático e que busca compreender os dados científicos e acontecimentos cotidianos, especialmente quando envolvem COVID-19 e vacinação.
Amanhã é Dia Internacional da Mulher e estamos participando do I Simpósio de Divulgação Científica da Unicamp! E o que temos a falar sobre isto?
Vem de thread que vamos deixar aqui para você seguir as mulheres incríveis que estarão conosco nestes dois dias de evento.
+
2//
Vamos começar com a organização do Evento? @binerighetti @ntsnaoaleatorias @pdpcosta e Simone Pallone são parte da equipe e trabalham com jornalismo científico e divulgação científica com afinco! Este evento tem as 8 mãos das duas em cada detalhe!
+
3//
A Mesa Divulgação Científica na Pandemia é dia 08, 10h
Esta mesa falará sobre o ano de 2020 e como a DC aconteceu nas redes, incluindo coleta de dados, artigos, preprints e só tem gente maravilhosa falando.
Quem são as mulheres da mesa?
Link:
+
Falta 5 dias para completar um ano que a OMS decretou pandemia. E foi um ano duríssimo para todos nós. De trabalhos, aprendizagens, estudos intensos. Tempo de nos aproximarmos e conhecermos pessoas maravilhosas na DC. E mais:
+
De lutarmos pelo que acreditamos, com empatia e responsabilidade. E também de vermos que há um mundo de divulgadores que acreditam no trabalho coletivo e no crescimento e apoios conjuntos!
Temos mta admiração por esta trajetória neste ano, por quem não desistiu, por quem chegou+
E ficou. Por quem se abate (pois não é fácil mesmo) e por quem acolhe - e nunca acriticamente, pois aqui lutamos PELA CIÊNCIA E PELA INFORMAÇÃO - o debate é sempre necessário. Seguiremos nessa linha, de trabalhos coletivos, de análises aprofundadas e informação acessível +
"A Divulgação Científica é (e tem que ser) maior que a soberba do suposto saber. Ela tem que ser ponte, ciente, responsável e ética – entre pares e extra pares.
E calcada no diálogo que constrói mais do que nas assertivas que seguem, tal como a oculta personagem de Agamenon, apontando a verdade como a verdade. Ou seja, sem possibilidade de questionamento. A todos nossos colegas que, mesmo exaustos, seguem se abrindo para o diálogo.
Vocês sabem o que é "Clickbait"?
Este termo é usado em manchetes e títulos para atrair a atenção (e cliques!) a partir do sensacionalismo (que pode, inclusive, ser aversivo a nós, na primeira leitura).
Segue o fio que a gente explica!
🧶 1//
Pode parecer bobo! Mas na verdade o clickbait é super eficiente - e aí reside o perigo! A divulgação científica e o jornalismo tem debatido este tema, sua necessidade (na verdade a falta de necessidade) e a ética desta prática.
Afinal, mais do que só clicar, a ideia é
2//
compartilharem nosso conteúdo! Nós sabemos, também, que muitas vezes não há leitura do material completo e um título ou manchete impactante - mas não necessariamente vinculado à verdades ou fatos - pode gerar exatamente o efeito contrário do que gostaríamos!
Além disso,
3//
O Brasil, ao que parece, não brinca em serviço... Recebemos em vários de nossos canais a notícia de que a vacina contra o coronavírus já está sendo vendida em camelôs na terrabrasilis!
Será que funciona mesmo? Será que é real?
segue o fio🧶 1//
Nós queremos muito dar a notícia a todos vocês que o Plano Nacional de Imunização para a vacina contra a Covid-19 já está sendo implementado aqui no nosso país, com uma política EFICIENTE e campanha em massa para todos os brasileiros!
No entanto, ainda não é a realidade!
2//
A vacina que está sendo vendida nas ruas (e aplicada na hora) NÃO É VERDADEIRA e não sabemos ao certo que tipo de produto que está sendo comercializado e TODO CUIDADO É POUCO!
Sendo assim, mesmo com a imensa tentação de se ver livre do coronavírus, ainda 3//