Como já falei antes, quando entrei na UJC, em setembro de 2013, fui o 4° militante da UFPE. Entrei numa organização pequena, com pouca base e influência social, cheia de problemas. Acreditei na sua potencialidade, milito junto com os camaradas, buscamos melhorar e avançar

👇
Poderia assumir a postura de "nenhuma organização presta", sou "bom demais para todas as organizações". Mas essa nunca foi minha praia. Nunca vi com bons olhos a postura de ser achar tão bom, tão superior, que não se deve construir nada, mas ficar de fora só dando opinião

👇
Essa postura é o suprassumo do individualismo na época neoliberal. Consciente ou não, o sujeito tá dizendo que todas as organizações tem defeitos, por isso ele não se organiza, mas ele ou não tem defeitos ou seus defeitos são menores. O Eu é o centro!

👇
Não é fácil construir uma organização nacional. Somos humanos. Temos discordâncias politicas, vaidades, raivas, rancores, choques geracionais etc. Tudo isso é normal. Não acho normal o sujeito se achar tão bom, tão superior, que sou opinião tem que valer sempre.

👇
Eu milito no PCB, mas não concordo 100% com a política do partido. Tenho discordâncias que são debatidas internamente, nos espaços adequados. Imagina que bizarro eu falar: "vou sair do PCB, minha opinião não é sempre a dominante". De novo: individualismo neoliberal

👇
Claro que todo partido precisa ouvir opiniões externas, considerar críticas construtivas, ouvir o ânimo das massas populares. Agora a postura de guru que fica de fora dizendo o que fazer não precisa ser ouvida. Quer dirigir o partido? Vai militar nele, vai construir!
Eu tenho um total de zero paciência para a posição do "guru da política", aquele que fica sempre dizendo o que fazer, como agir, mas não constrói nenhuma organização. Bonito essa lógica Milton Friedman disfarçada de radicalismo. Não caiam nessa!

👇
Por fim, leiam os livros:

Camaradas - Jodi Dean (Boitempo)
O centralismo-democrático de Lênin - Lênin (Lavrapalavra)
O partido com paredes de vidro - Álvaro Cunhal (Expressão Popular).
Ps: isso não é uma indireta para ninguém, mas uma DIRETA para o discurso do "guru da esquerda" bom demais para todas as organizações.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Jones Manoel - Youtube: Jones Manoel

Jones Manoel - Youtube: Jones Manoel Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @_makavelijones

8 Jul
O Partido Fardado na crise do bolsonarismo

basicamente, o bolsonarismo tá derretendo em 3 frentes. Primeiro, e a mais óbvia, é que ele tá perdendo popularidade em ritmo acelerado. Sem mudanças na política econômica, a queda de popularidade deve continuar

👇
Em segundo lugar, na frente institucional, a situação não é melhor. Lula dispara nas pesquisas eleitorais; vários setores da classe dominante já deixaram claro que não querem Bolsonaro (mas uma 3° via), a CPI avança e tem aberto fissuras importantes e no Congresso Nacional

👇
Bolsonaro é cada vez mais refém do Centrão. E vários políticos do Centrão, como os caciques do PSD, já deixaram claro que se o consenso pelo impedimento avançar, eles embarcam. Bolsonaro ainda tem muita força no Congresso, mas é força em declínio e instável.

👇
Read 8 tweets
8 Jul
Thiago tem todo direito de me bloquear. Zero problemas. Agora não pode passar semanas ironizando, fazendo deboche, atacando, falando um monte, soltando indireta ("tem comunista isso", "tem comunista aquilo") e surtar quando recebe uma crítica e ficar apelando

👇
E não existe espantalho maior que esse "meus seguidores". Tática muito usada por gente da direita - como Vera Magalhães - quando recebe crítica. Tu não pode, parceiro, escrever que o PCB é igual ao PT, e mentir sobre a posição do partido, e querer amém de todo mundo

👇
Tu não pode sair feito uma metralhadora, descendo cassete em todo mundo, e não querer receber uma crítica de volta. Tu não pode, em especial, levantar um debate antigo que eu faço há anos, ler um texto criticando essa lógica política e tomar para o pessoal.

👇
Read 8 tweets
18 Jun
Canal Meteoro, China e os Uigures

Até assistia vídeos do canal Meteoro, mas quando eles lançaram um vídeo sobre a Coreia do Norte, SEM NENHUMA FONTE e ao ser questionados deram de lado, parei de seguir. O vídeo novo deles é no estilo Castanhari: inimigo de FONTES

👇
Primeiro, NÃO TEM bibliografia. Na descrição do vídeo tem material da BBC, The New York Times, The Diplomat etc. Eles não citam nenhum autor ou livro sobre o tema. Mesmo tendo autores brasileiros, como Muniz Bandeira, referência no debate

👇
Não existe NENHUM questionamento sobre a qualidade das fontes, sua veracidade e também não é um problema tentar abordar um tema ser ler ao menos um livro, sem conhecer o básico, fugindo de todos os aspectos importantes do debate

👇
Read 17 tweets
15 Jun
A única chance de uma candidatura única do "campo progressista" no Rio seria um palanque duplo, para Lula e Ciro. Com Freixo agarrado com Lula, por óbvio, Ciro vai querer palanque próprio no Rio, onde ficou em 2° lugar em 2018 (na frente de Haddad, inclusive).

👇
O PDT, com Rodrigo Neves, embora difícil, pode costurar um acordo com Eduardo Paes e Maia. Ou então abrir uma composição com o presidente da OAB. As possibilidades são múltiplas. O certo é que ao abrir mão de palanque duplo, Freixo enterrou qualquer ideia de "unidade" no Rio.
Aliado a isso, existe garantia nenhuma, absolutamente nenhuma, de apoio do PT-Rio a Freixo. O PT quer o apoio de Kalil em Minas. E não seria estranho o PSD negociar o apoio em Minas em troca do apoio ao seu candidato no Rio de Janeiro. Acho o movimento bem provável, inclusive.
Read 4 tweets
13 Jun
Haddad participou de um debate com Geraldo Alckmin. A partir de 1 hora e 7 minutos, são perguntados sobre Junho de 2013.

A resposta de Haddad é muito sintomática de algumas questões.

- Ele continua insistindo que o aumento de 2013 era abaixo da inflação.

👇
A questão em si da qualidade horrível do transporte e o domínio dos monopólios no setor, continua não sendo questionável. A lógica é tipo “como assim a passagem está cara? Olhe essa planilha, poderia ser mais cara ainda”.

👇
- Haddad destaca a violência dos... manifestantes, "Black bloc" etc. A violência da PM de São Paulo, a galera que teve o olho arrancado, os criminalizados e perseguidos, Rafael Braga e tudo mais não é lembrado. Haddad esqueceu a violência estatal.

👇
Read 5 tweets
11 Jun
A "lógica de casos" é a expressão da falsa indignação dos monopólios de mídia. Tem um massacre ou um assassinato bárbaro. 7 dias no máximo de comentários. Mas nada de debate real sobre "guerra às drogas", militarização da segurança, lógica do "inimigo interno"

👇
Então você crítica o resultado do processo - o assassinato de Kathlen Romeu, por exemplo -, mas não o processo. A lógica política e estrutural que gerou o massacre continua funcionado, mas, com indignação moral, você diz "isso é um absurdo, precisa mudar" etc. E para aqui!

👇
Então o apresentador de TV ou o editorial do grande jornalão pode dizer "a polícia não deve agir com essa violência, os responsáveis devem ser punidos". No máximo, e raramente, quem puxou o gatilho é punido, mas a lógica política, a dinâmica estrutural, é protegida ou escondida.
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(