Resposta sobre o que eu faria em relação à reforma administrativa. Na minha opinião, três mudanças mudariam completamente o rumo do serviço público no país. Leia e dê sua opinião!
#ReformaAdministrativa
1) As propostas não são, propriamente, com o foco nos servidores, mas no serviço público, propriamente. São fruto de muito tempo de experiência e observação. Já fui Secretário de seis Pastas, tive que dar bons resultados, não só na minha Pasta, mas nas demais.
2) Reparei que o primeiro escalão não tem obrigação nenhuma diante dos governantes e, pior, da sociedade. Age como o arqueiro que joga as flechas a esmo e depois corre onde foram fixadas e pinta, ao seu redor, os alvos que jura ter acertado. Isso não serve para ninguém.
3) Então, a mais importante mudança é que o primeiro escalão passe a se comprometer, mediante a assinatura de um termo, com os resultados que pretende alcançar e que meios de que precisa dispor para alcançar esses resultados. Trata-se de pintar os alvos antes de jogar as flechas.
4) Isso fará com que os gestores passem a ter mais responsabilidade, pois estarão expostos no final do ano, caso não alcancem os resultados pactuados. Essa é a primeira mudança.
5) A segunda mudança diz respeito ao preenchimento dos cargos comissionados. Todos eles devem ter critérios impessoais de escolaridade, experiência profissional, probidade e outras características inerentes à atividade em si.
6) Assim, as indicações partidárias deixam de ser um pesadelo. Quer indicar o Secretário de um Ministério? Pois não! Basta ter mestrada nas áreas tais, ter tanto tempo de experiência profissional, inclusive na gestão pública, e ser probo.
7) Esses critérios, independentemente de indicação política também são importante para balizar a atuação do titular da Pasta. Com uma equipe técnica adequada, fica mais fácil alcançar os resultados pactuados. Essa é a segunda mudança.
8) A terceira mudança seria a limitação do número de cargos comissionados em relação aos efetivos. Ainda que haja falhas nos concursos, eles garantem a seleção de profissionais habilitados e a obediência ao princípio da impessoalidade. Mas há distorções muito importantes...
9) ... como é o caso da Câmara dos Deputados, onde há mais de 10 mil cargos de livre provimento para 2,7 mil efetivos. Isso permite a destinação de servidores para atividades proibidas ou ilegais, como o caso das rachadinhas, cabos eleitorais que só trabalham fazendo campanha.
10) Tudo isso em absoluto desfavor da qualidade do serviço público prestado ao cidadão, que, na prática, paga quatro anos de campanha para os políticos de mandato. Um absurdo que poucos conseguem entender.
11) Então, limitando os comissionados a uma fração dos efetivos, estabelecendo metas e fixando critérios para o preenchimento de cargos de direção e chefia, o gestor passa a ter o balizamento necessário para alcançar resultados e melhorar a qualidade do serviço público.
12) Essas três mudanças são as principais e são a verdadeira reforma. Mas há mais coisas a fazer.
13) Outras questões como o fim dos privilégios de algumas categorias, como auxílios, extra-teto, dois meses de férias etc têm o caráter moralizador e devem ser implementados. A estabilidade é uma garantia para a sociedade, como está cada vez mais evidente, e deve ser mantida.
14) A regulamentação da avaliação por desempenho também é importante, mas num contexto em que o gestor público passa a ser, ele próprio, no primeiro escalão, responsabilizado pelo alcance de metas de resultado. Fora disso, é borocracia e achincalhe sem resultado possível.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Fábio Gondim

Fábio Gondim Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @FabioGondim

5 Jul
1) O texto da PEC é muito genérico, apenas diz que "§12. (...), é obrigatória a expedição de cédulas físicas conferíveis pelo eleitor, a serem depositadas, de forma automática e sem contato manual, em urnas indevassáveis, para fins de auditoria."

Mas ainda há muitas dúvidas.
2) O vídeo, muito bem feito e didático, faz uma simulação de como a coisa vai acontecer se tudo ocorrer sem intercorrências. No entanto, se houver problemas, ainda não estão apontadas soluções para afastar a desconfiança do voto impresso.
3) Se, ao votar, o comprovante impresso do voto foi diferente do voto registrado na urna eletrônica... O eleitor estará falando a verdade? O voto eletrônico, de fato, não correponde ao impresso? Os fiscais terão acesso a ambos para conferência?
Read 8 tweets
12 Jun
1) Se a pandemia crescer livremente, ela avança numa velocidade de 34% a.d. Foi assim em diversos países, inclusive Brasil, nos primeiros dias de contágio antes de haver medidas como uso de máscaras, álcool gel, evitar aglomeração etc.
2) Com essa velocidade de transmissão, é impossível que haja sistema de Saúde com capacidade para dar assistência aos doentes. Ademais, o número de doentes e mortos seria grande demais.
3) Só se está dando conta (mesmo assim com dificuldades) do número de doentes porque há isolamento, uso de máscaras, álcool gel etc. O afastamento dessas medidas jogaria o sistema de Saúde para o colapso.
Read 9 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(