#PapaFrancisco publica documento em que redefine uso da chamada ‘missa tridentina’. A celebração não pode mais ser feita em toda paróquia, e se for feita, é o bispo quem define onde, bem como só ele pode autorizar sua realização. Roma dixit.
O pontífice disse ter consultado o episcopado do mundo todo. A partir disso, constatou que alguns grupos, que promoviam esse tipo de celebração, acabaram incentivando, ao mesmo tempo, a divisão da Igreja e “rejeitando a reforma litúrgica do Concílio Vaticano II”.
Ele lembrou a decisão de Bento XVI, em 2007, que formalizou o uso amplo da missa extraordinária do rito romano, foi motivada pelo desejo de entrar em diálogo com a Fraternidade Pio X, não para gerar competição entre aqueles que celebram o rito de Paulo VI e o de Pio V.
Ele também pede que os bispos diocesanos fiquem atentos em relação aos grupos que pedem a autorização para celebrar dessa forma. Devem assegurar que os solicitantes, embora prefiram a missa tridentina, “não excluam a validade da reforma litúrgica do Concílio Vaticano II”.
Se o bispo considerar que isso fere a unidade da igreja local, pode proibí-la. As leituras não podem ser feitas em latim e o sacerdote que fará a celebração também deve ser delegado pelo bispo. Pede também que a autoridade local não permita a criação de novos grupos.
O santo padre também apontou como impulso para a mudança o surgimento de grupos que, instrumentalizando a missa tridentina, passaram a propagar a ideia “de que aquela era a verdadeira Igreja”, em referência a forma que o catolicismo vivia sua fé antes do CVII da década de 1960.
Por fim, a missa que segue o missal de Pio V nem pode mais ser chamada de “missa extraordinária do rito romano”, já que o Papa entendeu que só existe uma forma ordinária de celebrá-la.

Se trata, agora, de uma prática restrita a alguns grupos previamente autorizados.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Mirticeli Medeiros

Mirticeli Medeiros Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @MirtiMedeiros

22 Jun
Santa Sé pede revisão de artigo de projeto de lei contra a homotransfobia - em fase de votação na Itália - conhecido como DDL Zan. O Vaticano considera que um dos pontos do PL violaria acordo firmado entre os dois Estados. Explico na #thread a seguir:
O ministro das relações exteriores do Vaticano, Paul Gallagher, enviou nota verbal à embaixada da Itália, na qual faz ponderações a respeito da proposta, que está em tramitação no Senado italiano. É a 1ª vez que a diplomacia pontifícia intervém dessa forma na Itália.
Um dos artigos do PL estabelece que o dia mundial de combate à homotransfobia seja celebrado em todas as escolas do país. Tomando como base a concordata firmada com a Itália, o Vaticano entende que as escolas católicas, em particular, não são obrigadas a seguir essa decisão.
Read 5 tweets
20 Jun
O Papa recebeu ontem, no Vaticano, um grupo de diáconos permanentes de Roma. No catolicismo ocidental, homens casados podem receber o ministério (só não podem ser padres).

No discurso a eles, Francisco usou um termo ‘a casta dos padres’ ao condenar o clericalismo. #Thread
#PapaFrancisco: “Este é o caroço do clericalismo: uma casta sacerdotal que está acima do povo de Deus. E se não resolvemos isso, o clericalismo na Igreja continuará”.
#PapaFrancisco “Na Igreja, deve prevalecer a lógica oposta: a lógica do abaixar-se. Todos somos chamados a isso. Porque Jesus se abaixou, se fez servo de todos. [...] O verdadeiro poder está no serviço aos outros”.
Read 4 tweets
16 Jun
O cristianismo na África:

O apóstolo Marcos chegou ao continente em 40 d.C. É considerado o fundador da Igreja Copta (Egito).

No século 4, foi a vez da Etiópia. Hoje, a Igreja Ortodoxa Etíope possui 45 milhões de fiéis. Já a Católica Etíope - em comunhão com Roma - 300 mil.
A Acta Martyrum Scillitanorum, um dos documentos mais antigos sobre o suplício dos mártires cristãos, foi escrito lá (século 2).

Uma tradução latina do Novo Testamento, a Afra, anterior à Vulgata (a versão latina da bíblia, feita por S. Jerônimo), foi composta no território.
No último @rodaviva, a escritora nigeriana Chimamanda Adichie disse o seguinte: “É preciso africanizar o cristianismo”.

Nada mais justo. A África é um dos berços da religião na fase primitiva. Agostinho era africano. 3 papas saíram de lá: Victor I, Melquíades e Gelásio I.
Read 7 tweets
6 Apr
"A Igreja nunca fechou suas portas". Mentira. Fechou sim. Papa Alessandro VII, durante a peste de 1656, decretou 'lockdown' para toda a cidade de Roma. Proibiu procissões, celebrações e festas profanas. Também fechou o comércio, permitindo somente as atividades essenciais.
A "Congregação da saúde", do Estado Pontifício, era responsável pelas ações de proteção e contenção da doença. O organismo prestava auxílio aos infectados num lugar à parte, destinado só para isso. Também impunha quarentena aos parentes e amigos da pessoa contagiada.
Sem missas, os católicos eram incentivados a praticar formas privadas de devoção. Em pouco tempo, o pontífice conseguiu frear o contágio. Na cidade de Nápoles, que optou por não adotar medidas restritivas, morreram 150 mil pessoas. Ao passo que, em Roma, menos de 15 mil.
Read 5 tweets
5 Apr
Outro mito sobre os primeiros cristãos: o de que todos eles, durante a perseguição imperial, tenham sido entregue às feras no Anfiteatro Flávio, o famoso Coliseu. Na verdade, a maioria deles perdeu a vida no Circo Máximo e no Circo de Nero, também em Roma. Um ou outro no Coliseu.
O Circo de Nero é onde está localizado o Vaticano hoje. "Então a Igreja construiu sua sede sobre a arena da morte?". Veja: segundo a tradição, Pedro, o 1º papa, foi martirizado no local, em 64/67 d.C. A 'Basílica de São Pedro' é dedicada ao santo e preserva seus restos mortais
O obelisco de pedra, transportado do Egito pelo imperador romano Calígula, em 37 d.C, que decora atualmente a praça de São Pedro, é o que restou do antigo Circo de Nero (chamado, anteriormente, de Circo de Calígula).
Read 4 tweets
5 Apr
Sobre o que ocorreu hoje, no Vaticano, explico:

A benção Urbi et Orbi, que o Papa concedeu hoje, é dispensada em 3 ocasiões: Páscoa, Natal e após a eleição do pontífice. Significa “a Roma e ao mundo”. É solene e através dela os fiéis podem lucrar a indulgência plenária. Image
Historicamente, não se trata somente de uma bênção, mas de uma fórmula herdada do Império Romano. A frase aparecia nos proclamas imperiais que eram dirigidos a Roma e aos territórios que estavam sob seu domínio. Image
Mais tarde, a fórmula foi adotada também pelas congregações da Cúria Romana, para expressar o efeito universal de determinado decreto ou decisão. Como benção pontifícia, foi concedida pela primeira vez por Gregório X, no século 13. Image
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(