Senadores Humberto Costa, Randolfe Rodrigues e Renan Calheiros, neste momento, em coletiva.
Sobre os depoimentos da semana, Randolfe recordou que já tiveram um representante do reverendo Moon vendedor de vacinas e um assessor que virou empresário. Amanhã terão um empresário que virou assessor.
Para Randolfe todo enredo da obra mostra o porquê de enfrentarmos toda essa tragédia, que não era por ideologia mas por corrupção, por negócios. Renan Calheiros complementa que Blanco continuou como substituto do diretor do Departamento de Logística mesmo após exonerado.
Para Calheiros é preciso investigar a corrupção e que a CPI levantou que pelo menos 400 mil vidas poderiam ter sido poupadas se não fosse a corrupção. Ele também afirma que não adianta a PF ameaçar, investigar membros da CPI, pois eles não vão sucumbir as intimidações.
Sobre investigação da PF dos vazamentos, Randolfe afirma que será acionada a advocacia do Senado para que inquérito aberto seja trancado. Também será representada notícia crime por tentativa de obstruir a CPI.
Humberto Costa afirma que depoimento de hoje foi pouco surpreendente, na verdade que surpreende pela obviedade. Que tudo parece inteiramente combinado, como depoimento do Roberto Dias que deve ter sido visto pelo depoente.
Humberto afirma que a reunião no shopping não foi ocasional como tentam afirmar, que essa ideia é totalmente fantasiosa e que isso pode ser comprovado pelas mensagens trocadas.
Para Humberto Costa o depoimento mostra que estava sendo montado um grande golpe contra o Ministério da Saúde na aquisição de vacinas.
Sobre as providências do Senado sobre a investigação da PF, senador Randolfe reforça que serão tomadas as medidas possíveis. Humberto Costa relembra que presidente da República ataca autonomia dos poderes.
Humberto lembrou dos permanentes ataques contra Supremo e agora contra Congresso Nacional.
Humberto cita que PF está tentando não apenas intimidar senadores, mas também as testemunhas e quem quer colaborar com a CPI.
Humberto afirma que o presidente do Congresso e do Senado precisam dar uma respostas política a altura, se por um lado eles devem tomar medidas judiciais, politicamente deve ser respondido ao ministro da Justiça, aos presidente e ao diretor da Polícia Federal.
Renan Calheiros ainda reforça que vale lembrar que a CPI só foi criada porque os fatos não estavam sendo investigados. Também lembra que presidente da República nunca quis instalação e que se obteve ordem para isso junto ao STF.
Renan Calheiros também comentou que os internautas alertaram que CPI já possuía documentos que comprovavam mentiras de Blanco. Também cita os vídeos de Mayra Pinheiro que foram enviadas por internautas e que eram anteriores a CPI e não eram, portanto, documentos em sigilo da CPI.
Renan Calheiros ainda afirma que a investigação vem derrubado máscara do governo a cada dia, que foram utilizadas fake news, propagação de ideias anticientíficas e que isso deu no agravamento do número de mortes.
Sobre a notícia de que Jair Bolsonaro é diretor de honra de uma ONG, Randolfe diz que presidente demora pra desmentir os fatos, como até hoje não desmentiu irmãos Miranda. Ele afirma que mais uma vez existe uma contradita do Planalto.
Randolfe também lembra que o emissário do Reverendo Moon enviou mensagem meio-dia e trinta e conseguiu agenda paras mesmo dia no horário por ele proposto, que isso demonstra uma proximidade.
Randolfe afirma que PF não se chamará Gestapo ou KGB, pois seguirá sendo Polícia Federal do Brasil.
Humberto ainda afirma que a ONG que tem Bolsonaro como diretor tinha selo usado pelo reverendo e que esse é um cartão de visitas que dispensa muita coisa, por isso o presidente precisa explicar se deu aval.
Randolfe lembra que todas as instituições negaram qualquer relação com a SENAH, incluindo informação de que ela não faz parte do portfólio da ONU.
Coletiva encerrada.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Cascavel inicia sua fala falando que com alegria retorna ao Senado e se solidariza com os familiares e entes queridos dos mais de 500 mil brasileiros que foram â óbitos pela covid-19. Ele também se solidariza com todos os profissionais de saúde.
Cascavel também pede que todos se vacinem, independente da marca da vacina e que usem máscara e mantenham distanciamento social.
⚠️ Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu habeas corpus ao empresário Airton Antônio Soligo que tem depoimento marcado para esta quinta (5/8).
O empresário mais conhecido como Airton Cascavel, terá direito de não responder perguntas que possa incriminá-lo mas deverá comparecer à CPI. Além disso fica vedado ao depoente faltar com a verdade aos demais questionamentos.
Vale ressaltar o ministro Luiz Fux, presidente do STF, já se manifestou sobre os limites do direito ao silêncio e que cabe ao depoente avaliar o que pode auto incriminá-lo, bem como cabe a #CPIdaCovid decidir se há abuso ou não do direito.
Aziz pede para ler o agravo que foi utilizado para o depoimento de Emanuela Medrades, a fim de informar aos advogados do depoente quais as prerrogativas do HC que Blanco possui
🍿 Iniciado o primeiro episódio da segunda temporada da #CPIdaCovid!
Vem com a gente, CPILovers.
Senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da #CPIdaCovid, abre a 38ª reunião semipresencial. Que destina-se ao depoimento do reverendo Amilton.
Senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da #CPIdaCovid, retira requerimento da quebra de sigilo da rádio Jovem Pan e diz que não quer que de modo algum respingue algo na liberdade de expressão. Omar Aziz reforça que a coerência permanece nas posições do senador Renan Calheiros.
Levanta Camarote, em 10 minutos recomeçam os trabalhos da CPI depois de 2 longas semanas. O depoente de hoje é o reverendo Amilton de Paula, da ONG SENAH.
Separa a pipoca que já já a gente começa #CPIdaCOVID