Uma "explosão de casos" de Covid em países suficientemente vacinados não provoca o estrago que provocava. Cientistas e imprensa precisam calibrar o nível de alarme. Países europeus já parecem ter dobrado a curva de casos com muito menos mortes, mesmo com Delta + reabertura.
As vacinas estão entregando o que prometiam: transformar a Covid em uma gripe. A mortalidade por caso (não infecção) no Reino Unido caiu perto de 90%.

E sim, pessoas vacinadas ainda podem se infectar e adoecer. E as "formas não-graves da doença" podem significar a pior gripe da vida. Mas o jogo obviamente está mudando em favor da humanidade contra o vírus. Não deixar isso claro é ruim.

slate.com/technology/202…
Esse ótimo gráfico do time do @FinancialTimes (excelente na pandemia) mostra a diferença que uma alta taxa de vacinação faz frente à variante Delta. Focar na Flórida e os estados do Sul e achar que aquilo deve ser extrapolado pra todo lugar é ruim também.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pedro Burgos #Use máscaras PFF2! 😷 😷 😷

Pedro Burgos #Use máscaras PFF2! 😷 😷 😷 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @Burgos

2 Jul
As prefeituras estão respondendo à reportagem da Folha sobre doses possivelmente vencidas. Todas que vi até agora negam irregularidades.

Belém:
oliberal.com/bel%C3%A9m-n%C…
Chapecó também nega problemas, mas não dá mais detalhes sobre a fonte da divergência.

ndmais.com.br/saude/sc-teve-…
Read 15 tweets
1 Jul
Nunca pensei que faria isso, mas o SENADOR HEINZE fez uma pergunta bem pertinente ao estelionatário: "por que você não deu voz de prisão quando recebeu a proposta de propina?" No mínimo prevaricou.
Quer dizer, se é que houve pedido de propina, né? Não temos qualquer indício disso no momento, além da "confissão" de uma testemunha não-confiável.
Obrigado @Ogustavou , @ruben_berta, @ph000br por me lembrar que obviamente Heinze não teria a iluminação de fazer uma pergunta boa. Ele apenas copiou a da Simone Tebet.
Read 4 tweets
23 Mar
Pergunta honesta: algum país conseguiu ir bem no combate à pandemia sem "violar" a privacidade dos seus cidadãos? Todos os cases de sucesso fizeram coisas que provocariam arrepios em ativistas de privacidade que conheço. Alguns exemplos: 🧵
Na Austrália, empresas como bares e restaurantes mantinham os nomes e contatos dos clientes, e isso podia ser acessado a qualquer momento pelo governo em prol do esforço (bem-sucedido) de rastreamento de contatos.

9news.com.au/national/coron…
Em Taiwan, visitantes de outros países obrigados a fazer quarentena por 14 dias tinham celular monitorado, e não podiam sair dos alojamentos. Há relatos de a polícia batendo na porta porque acabou a bateria do celular de uma pessoa vigiada.

digitalprivacy.news/2021/03/17/tai…
Read 12 tweets
21 Mar
Pergunta: alguma prefeitura vem recomendando ativamente para as pessoas que usam transporte público ficarem em silêncio ou falarem baixo, o quanto possível? Pelo que sabemos hoje da transmissão, poderia ajudar.

theatlantic.com/ideas/archive/…
Países que fizeram um bom trabalho de rastreamento de contatos não encontraram muitos clusters com origem em ônibus e metrô. E antes que alguém diga, sim, há lotação no transporte público fora do Brasil tb. Dê um google em "Tokyo subway rush hour".

bloomberg.com/news/articles/…
“O uso obrigatório de máscaras no transporte público, onde o distanciamento não é possível, deveria vir acompanhado de uma precaução bem simples: evitar falar e fazer ligações telefônicas", recomendou a Academia Nacional de Medicina da França.

reuters.com/article/us-hea…
Read 4 tweets
21 Mar
Compartilhei esse post aqui de uma importante imunologista de Yale, em que ela se junta a outros cientistas e pede um esforço internacional, de governos e empresas como Pfizer e Moderna, a lidar com a tragédia no Brasil e a variante P1. Os comentários me incomodam muito. +
As pessoas respondem com "Na verdade a gente precisa de ajuda para tirar o Bolsonaro" ou "Mas a gente tinha como comprar Pfizer, o presidente que não quis".

Legal, parabéns por estar com a razão (sort of). Isso não ajuda um nanômetro na situação, inclusive pode desmobilizar. +
Se rolasse um processo de impeachment amanhã, e ele durasse digamos rapidíssimos 60 dias, a gente continuaria na mesma lama com vacinas. Se um contrato de 800 milhões de doses for assinado HOJE, idem. A gente precisa SIM de ajuda humanitária internacional, de priorização. +
Read 4 tweets
16 Nov 20
Interessante ver o que acontece nas redes de influenciadores bolsonaristas neste momento.

1/ Nos comentários de uma de várias "influencers" bolsonaristas não-eleitas, um monte de gente descobrindo o que é quociente eleitoral.
2/ Rolando também bastante a ideia de que o problema foi a escolha de figuras conservadoras "erradas" (com gente bastante OTIMISTA que seria diferente com outros nomes).

3/ Muita gente reclamando de "fraude". O argumento mais repetido é que não houve muitas mudanças nas porcentagens à medida que foi avançado a contagem, o que seria um indício. (Nas eleições dos EUA, a alta variação seria indício de fraude. Vai entender.)

Read 11 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(