🚚 Líderes caminhoneiros negam manifestação a favor de Jair Bolsonaro (sem partido): "Sérgio Reis não nos representa", revela reportagem de @ChicoAlvesRio
Siga o fio para saber mais 👇
↪️ O cantor @SergioReis afirmou que está organizando uma manifestação com o movimento dos caminhoneiros e dos agricultores a favor do presidente @jairbolsonaro (sem partido).
↪️ Em vídeo publicado nas redes sociais, Reis disse que o movimento deve acontecer nos três dias que antecedem o próximo feriado de 7 de setembro.
↪️ A afirmação do cantor foi desmentida pelas principais lideranças da categoria. "A gente desconhece as pessoas que estão ao lado dele", diz Plinio Dias, presidente do Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Carga (CNTRC)."Sérgio Reis não representa".
↪️ Áudios enviados a grupos de aplicativos de mensagens afirmam que a manifestação terá um objetivo adicional: a destituição dos ministros do Supremo Tribunal Federal. A movimentação principal será em Brasília, mas vai acontecer também em outras cidades.
↪️ Segundo Dias, a preocupação dos líderes da categoria é com as melhorias de condições de trabalho e não com pautas políticas. "Ninguém conhece esse tal de Zé Trovâo e esse tal de Chicão Caminhoneiro, que aparecem nos áudios de WhatsApp convocando para a manifestação", disse.
↪️ Mesmo representantes da categoria que já apoiaram Bolsonaro desmentem que os caminhoneiros vão participar de manifestação nesse dia. É o caso de Wallace Landim, o Chorão, presidente da Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava).
↪️ "Não nos envolvemos com política, nem a favor de governo ou contra governo, nem a favor do STF ou contra o STF", diz ele. "Quero deixar claro que não participamos disso", disse Chorão.
↪️ Chorão denuncia também que organizadores do ato estão mandando mensagens por aplicativos com pedido para depositar dinheiro para a organização. Ele pede que os motoristas de caminhão não façam isso. "Não depositem dinheiro na conta de malandro", enfatizou.
💼 TRABALHO SEM FÉRIAS, 13º E FGTS?
O projeto para uma nova reforma trabalhista, atualmente em discussão no Congresso, recebeu críticas por promover, sem discussão, mudanças permanentes nas leis trabalhistas (CLT). Entenda os principais pontos da proposta 👇
🖊️ Quase quatro anos após a reforma trabalhista feita pelo governo Michel Temer, o novo projeto de reforma já foi aprovado pela Câmara e aguarda votação no Senado. O texto é do deputado Christino Áureo (PP-RJ).
📷 Amanda Perobelli/Reuters
👀 PRINCIPAIS MUDANÇAS DO PROJETO:
_ Cria-se uma modalidade de trabalho sem direito a férias, 13º salário e FGTS;
_ Cria-se uma modalidade de trabalho, sem carteira assinada (Requip), direitos trabalhistas e previdenciários; trabalhador recebe uma bolsa e vale-transporte
🎬 Como o filme "Rambo 3" ajuda a explicar a origem do Taleban?
Siga o fio👇
↪️ Uma das cenas mais lembradas de "Rambo 3" (1988) mostra o herói removendo um projétil de seu abdômen com a própria mão e depois cauterizando a ferida com pólvora.
↪️ Mas foi outro trecho, bem mais discreto, que ganhou uma inesperada relevância à luz dos últimos acontecimentos no Afeganistão. O filme se passa em meio à guerra travada por grupos rebeldes contra a União Soviética (URSS), que tinha invadido o país.
Diante dos acontecimentos recentes envolvendo Fernanda Venturini e Sikera Jr., a colunista @ctardaguila, do UOL, listou dicas de como criticar conteúdos falsos e odiosos sem amplificá-los. É o que ela chama de silêncio estratégico. Siga o fio e entenda mais 👇
O Brasil mal começou a reduzir a 2ª onda de infecções pelo novo coronavírus e já pode estar às vésperas de ser inundado por uma 3ª onda, ainda mais letal.
Siga a thread e veja alguns sinais de que a pandemia está prestes a se intensificar no Brasil. 👇
➡️O que define uma nova onda?
"Apesar de não ser um termo técnico, ele tem sido usada pela imprensa como aumento rápido e expressivo de casos que num gráfico aparece como uma onda", afirma o infectologista Renato Grinbaum, consultor da (Sociedade Brasileira de Infectologia).
Uma das formas de avaliar uma onda é observar a chamada taxa efetiva de reprodução, ou Rt. Quando esse índice é 1, cada infectado contamina outra pessoa. Se for maior, pode infectar mais de uma. Para que a transmissão seja contida, o Rt precisa ficar abaixo disso.
Falta de planejamento e negacionismo: por que Manaus ficou sem oxigênio?
A pedido do UOL, médicos sanitaristas analisaram a crise no Amazonas e concluíram: a nova onda em Manaus era "previsível" e os gestores poderiam ter se antecipado. Segue a thread 👇
👉 Recuo do governo do AM sobre restrição
Alertado sobre a possibilidade de as festas de fim de ano gerarem colapso na saúde local, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), determinou o fechamento de serviços não essenciais por 15 dias no final de 2020, mas voltou atrás. 1/2
"Houve uma total ausência de contenção por parte das autoridades sanitárias. Com uma cegueira e negacionismo criminosos, resultou uma inação. Essa inação ocasionou essas mortes"
Fernando Aith, diretor-geral do Centro de Pesquisas em Direito Sanitário da USP (2/2)
➡️ Youtuber @cocielo vira réu em processo por racismo
A juíza Cecilia Pinheiro da Fonseca aceitou a denúncia feita pelo Ministério Público. Caso seja condenado, a pena é de dois a cinco anos de prisão.
Siga o fio 👇
↪️ Segundo a promotora Cristiana Moeller Steiner, @cocielo, que tem 19,9 milhões de inscritos no YouTube e 8 milhões de seguidores no Twitter, fez diversas postagens de cunho racista entre novembro de 2011 e junho de 2018.
↪️ No dia 2 de novembro de 2010, por exemplo, Cocielo publicou o seguinte texto:
🗣️ "Porque o Kinder ovo é preto por fora e branco por dentro? Porque se ele fosse preto por dentro o brinquedinho seria roubado, KKK #maldade".