🎬 Como o filme "Rambo 3" ajuda a explicar a origem do Taleban?
Siga o fio👇
↪️ Uma das cenas mais lembradas de "Rambo 3" (1988) mostra o herói removendo um projétil de seu abdômen com a própria mão e depois cauterizando a ferida com pólvora.
↪️ Mas foi outro trecho, bem mais discreto, que ganhou uma inesperada relevância à luz dos últimos acontecimentos no Afeganistão. O filme se passa em meio à guerra travada por grupos rebeldes contra a União Soviética (URSS), que tinha invadido o país.
↪️ Rambo (Sylvester Stallone) vai até lá para resgatar seu antigo mentor, o coronel Trautman, que havia sido capturado pelos soviéticos durante uma missão. Rambo está na fronteira com o Paquistão.
↪️ Ao seu lado, o afegão que o ajuda a entrar no território afegão explica que muitos já haviam tentado conquistar o país e falhado: Alexandre, o Grande, Gengis Khan, o Reino Unido, e agora, era a vez dos soviéticos.
↪️ Ele comenta então que os afegãos são um povo que luta bravamente e que nunca será derrotado: "Um antigo inimigo fez uma oração. Ela diz: 'Meu Deus, livrai-nos dos venenos das cobras, do dente do tigre e da vingança dos afegãos'. Entendeu o que significa?".
↪️ Rambo responde: "Que vocês não se rendem por nada". Três décadas depois, o mundo assiste ao avanço do Taleban após a retirada das Forças Armadas dos Estados Unidos. O grupo extremista voltou ao comando do Afeganistão 20 anos depois da invasão americana.
↪️ As sementes dessa derrota histórica da maior potência militar do mundo foram plantadas na época que é retratada pelo terceiro "Rambo". Foi com o apoio dos Estados Unidos que os rebeldes, conhecidos como "mujahideen", venceram os soviéticos.
↪️ Sidney Ferreira Leite, doutor em História Social e professor de Relações Internacionais das Faculdades Rio Branco, explica que os americanos deixaram a região em segundo plano depois de vencer os soviéticos e não contribuíram para tornar o Afeganistão uma nação.
↪️ "Neste sentido, 'Rambo 3' é um documento histórico do fracasso da política externa dos Estados Unidos e do projeto americano de ser um farol para o mundo", diz Leite.
💼 TRABALHO SEM FÉRIAS, 13º E FGTS?
O projeto para uma nova reforma trabalhista, atualmente em discussão no Congresso, recebeu críticas por promover, sem discussão, mudanças permanentes nas leis trabalhistas (CLT). Entenda os principais pontos da proposta 👇
🖊️ Quase quatro anos após a reforma trabalhista feita pelo governo Michel Temer, o novo projeto de reforma já foi aprovado pela Câmara e aguarda votação no Senado. O texto é do deputado Christino Áureo (PP-RJ).
📷 Amanda Perobelli/Reuters
👀 PRINCIPAIS MUDANÇAS DO PROJETO:
_ Cria-se uma modalidade de trabalho sem direito a férias, 13º salário e FGTS;
_ Cria-se uma modalidade de trabalho, sem carteira assinada (Requip), direitos trabalhistas e previdenciários; trabalhador recebe uma bolsa e vale-transporte
🚚 Líderes caminhoneiros negam manifestação a favor de Jair Bolsonaro (sem partido): "Sérgio Reis não nos representa", revela reportagem de @ChicoAlvesRio
Siga o fio para saber mais 👇
↪️ O cantor @SergioReis afirmou que está organizando uma manifestação com o movimento dos caminhoneiros e dos agricultores a favor do presidente @jairbolsonaro (sem partido).
↪️ Em vídeo publicado nas redes sociais, Reis disse que o movimento deve acontecer nos três dias que antecedem o próximo feriado de 7 de setembro.
Diante dos acontecimentos recentes envolvendo Fernanda Venturini e Sikera Jr., a colunista @ctardaguila, do UOL, listou dicas de como criticar conteúdos falsos e odiosos sem amplificá-los. É o que ela chama de silêncio estratégico. Siga o fio e entenda mais 👇
O Brasil mal começou a reduzir a 2ª onda de infecções pelo novo coronavírus e já pode estar às vésperas de ser inundado por uma 3ª onda, ainda mais letal.
Siga a thread e veja alguns sinais de que a pandemia está prestes a se intensificar no Brasil. 👇
➡️O que define uma nova onda?
"Apesar de não ser um termo técnico, ele tem sido usada pela imprensa como aumento rápido e expressivo de casos que num gráfico aparece como uma onda", afirma o infectologista Renato Grinbaum, consultor da (Sociedade Brasileira de Infectologia).
Uma das formas de avaliar uma onda é observar a chamada taxa efetiva de reprodução, ou Rt. Quando esse índice é 1, cada infectado contamina outra pessoa. Se for maior, pode infectar mais de uma. Para que a transmissão seja contida, o Rt precisa ficar abaixo disso.
Falta de planejamento e negacionismo: por que Manaus ficou sem oxigênio?
A pedido do UOL, médicos sanitaristas analisaram a crise no Amazonas e concluíram: a nova onda em Manaus era "previsível" e os gestores poderiam ter se antecipado. Segue a thread 👇
👉 Recuo do governo do AM sobre restrição
Alertado sobre a possibilidade de as festas de fim de ano gerarem colapso na saúde local, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), determinou o fechamento de serviços não essenciais por 15 dias no final de 2020, mas voltou atrás. 1/2
"Houve uma total ausência de contenção por parte das autoridades sanitárias. Com uma cegueira e negacionismo criminosos, resultou uma inação. Essa inação ocasionou essas mortes"
Fernando Aith, diretor-geral do Centro de Pesquisas em Direito Sanitário da USP (2/2)
➡️ Youtuber @cocielo vira réu em processo por racismo
A juíza Cecilia Pinheiro da Fonseca aceitou a denúncia feita pelo Ministério Público. Caso seja condenado, a pena é de dois a cinco anos de prisão.
Siga o fio 👇
↪️ Segundo a promotora Cristiana Moeller Steiner, @cocielo, que tem 19,9 milhões de inscritos no YouTube e 8 milhões de seguidores no Twitter, fez diversas postagens de cunho racista entre novembro de 2011 e junho de 2018.
↪️ No dia 2 de novembro de 2010, por exemplo, Cocielo publicou o seguinte texto:
🗣️ "Porque o Kinder ovo é preto por fora e branco por dentro? Porque se ele fosse preto por dentro o brinquedinho seria roubado, KKK #maldade".