🧵 rachadinhas/Queiroz
1/ qdo o caso estourou, em dez/2018, a família Bolsonaro comemorava a vitória e já trabalhava propostas bolsonaristas que muita gente achava ser retórica eleitoral- mas não era, só quem não acompanhava a agenda legislativa da família foi surpreendida
2/ naquele dezembro, rolou a cúpula Conservadora das Américas, em Foz do Iguaçu, organizada por Eduardo Bolsonaro e com a participação, entre outros, de Olavo de Carvalho (por vídeo). Eu fui lá cobrir. O caso Queiroz tinha acabado de vir à tona, revelado pelo Estadão.
3/Ninguém tinha informação do caso Queiroz até então. Eduardo deu uma coletiva no evento e perguntei a ele sobre o caso. R: "O que ocorreu ali ninguém sabe, nem o Coaf sabe. Ocorreu uma movimentação suspeita que está sendo investigada. (Segue)
4/ “A gente tem que trabalhar é p/ não permitir interferência na investigação. Fora isso, o que que eu vou falar? Ninguém sabe. Você sabe de onde é que veio esse dinheiro? Você já viu alguma alegação do Queiroz?”
5/Tb foi perguntado a ele se as transferências poderiam configurar "devolução de salário", Eduardo disse que muitas vezes a relação de trabalho e amizade se mistura no gabinete e que ocorrem casos de empréstimo de dinheiro.
6/ "A relação no gabinete conosco é a melhor possível, as vezes até se mistura o trabalho com a amizade. Então, por vezes, ocorre de emprestar dinheiro, por exemplo, um assessor meu uma vez me ajudou a arranjar um cliente para comprar o meu carro, isso acaba se misturando"
7/Se o caso não preocupava a família e se não havia urgência p/esclarecer, ele disse que Queiroz era assessor demitido e que a pergunta era + p/Queiroz e p/o próprio Flavio. As declarações dadas em dez/2018 estão no meu blog no @g1, em txt e vídeo aqui: google.com.br/amp/s/g1.globo…
8/Naquele fds, busquei + repercussões do caso revelado. Perguntei a Mourão, eleito vice. R: "O ex-motorista, que conheço como Queiroz, precisa dizer de onde saiu este $. O Coaf rastreia tudo. Algo tem, aí precisa explicar a transação, tem que dizer". g1.globo.com/politica/blog/…
9/Mais de seis meses depois, o próprio Flavio Bolsonaro falou do caso ao meu programa na @GloboNews. Perguntei se o relatório do Coaf, então, era mentiroso. R: “O relatório não é mentiroso, mas é ilegal. Eles deram informações detalhadas.
10/ “Se eu pedisse um extrato bancário, não viria tão detalhado, e os caras pegaram isso e compartilharam”, disse Flavio. A entrevista- em vídeo- no @globoplay e aqui: google.com.br/amp/s/g1.globo…
11/ por fim, o próprio Wassef falou sobre o caso Queiroz, como advogado de Flavio, em setembro de 2019. Ao meu programa, disse que não sabia onde ele estava e detalhou sua defesa para o caso de Flavio. Queiroz foi preso no sítio de Wassef cerca de um ano dps da entrevista
12/ mais de dois anos depois das repercussões iniciais do caso Queiroz, de defesas e entrevistas, o caso segue sem respostas para as principais questões, com novos desdobramentos e informações. 🪡

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Andréia Sadi

Andréia Sadi Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @AndreiaSadi

13 Sep
Ex-deputado Fraga era um dos poucos amigos de Bolsonaro qd estava na Câmara e continuou amigo- ate a pandemia. Após 40 anos, conta ao @Estadao que se afastou. Fraga, que perdeu a mulher, vítima da covid, bloqueia presidente no Whatsapp: ‘Não entendo a falta de sensibilidade’
2/Coronel da reserva da PM e integrante da bancada da bala, qd na Câmara, Fraga conhece as polícias e dá uma explicação p/o fato de PMs não terem engrossado o 7/9: Quem tá na ativa sabe os riscos que corre, tem família. Se for expulso, Bolsonaro não vai conseguir reintegrá-lo
3/Sobre a perda da mulher por covid: “O sentimento mais comum de todos nós que passamos uma situação dessa é que gostaríamos de ter tido a vacina o mais rápido possível. A vacina foi politizada”
Read 4 tweets
10 Sep
Sobre o “chame o Temer” 👇🏽
🧵 1/Não é a 1a vez que Bolsonaro procura o ex-presidente. Inclusive, houve uma defesa de aliados do presidente- no auge da crise de Ernesto Araujo no Itamaraty- p/que Temer assumisse um ministério, o que ele sempre rejeitou.
2/ Ex-deputado da tropa de choque emedebista, Carlos Marun participa ativamente dessa ponte governo Bolsonaro-Temer.
3/O modelito “paz e amor” do presidente, na visão dos próprios aliados, é só uma forma de se proteger- e proteger a sua família, filhos, juridicamente. Como em episódios anteriores, frequentemente é aconselhado a ~moderar~ tom- mas ignora. Só faz pela ala que importa
Read 4 tweets
10 Aug
🧵 1/ Desde o caso Flavio/rachadinhas/Queiroz , acusação de interferência política na PF/crise Moro e o STF tendo barrado a nomeação do amigo de JB- Ramagem- p/a PF, Bolsonaro busca dar demonstração de força usando militares.
2/Numa dessas, em maio/20, convocou a antiga cúpula das Forças no Alvorada. Bolsonaro usou a reunião para reclamar de decisões STF, como a liminar de Moraes no caso de Ramagem; Barroso no caso dos diplomatas venezuelanos; e Celso de Mello no caso Moro
3/À época, generais presentes relataram ao blog que Bolsonaro cobrava endosso p/críticas ao STF e contra Moro. Era a cúpula antiga das Forças. No dia seguinte, Bolsonaro foi a uma manifestação antidemocrática- e falou em Forças Armadas “ao lado do povo”.
Read 5 tweets
27 Jun
Uma 🧵 dominical: Em fevereiro, entrevistei Barros, líder do governo Bolsonaro, duas x. Na 1a, ele falou da Anvisa/vacinas. Na segunda, da pec da imunidade(conhecida como pec da impunidade) e etc. Sobre Anvisa, ele deu essa explicação sobre falar em “enquadrar” a agência 👇🏽
“Enquadrar é a vontade do parlamento, não sou eu, é do parlamento de agilizar as vacinas”. Ele falou em “enquadrar” se a Anvisa não eliminasse exigências para aprovar vacinas.
Para Barros, a Anvisa tem feito “processos muito longos e demorados” e ele disse que existiam “várias emendas propondo simplificação”. Indaguei sobre como essa vontade poderia ser imposta a uma agência autônoma, Barros respondeu:
Read 6 tweets
30 Mar
Thread 🧵

1- Generais do Exército —da ativa e da reserva— ouvidos pelo blog desde ontem concordam que Bolsonaro quer fazer uso político das Forças Armadas —e que Pujol, comandante do Exército, é “pedra no sapato”
2- Entre as ‘’missões’’ que o presidente gostaria que general Fernando sinalizasse e que Pujol estivesse alinhado, estão “recados de apoio” nas redes sociais defendendo medidas da pandemia criticadas pelo governo, por ex, na segurança pública- e um perfil “como de Villas Boas”
3- Pujol deixou claro desde o começo que não faria nenhum gesto ao Executivo. Pior: irritou Bolsonaro quando, durante uma visita do presidente ao Sul, recusou-se a dar a mão para cumprimentá-lo, oferecendo o cotovelo, por medida de segurança contra a Covid.
Read 8 tweets
29 Mar
1. Recordar é viver, Bolsonaro e as relações com as Forças Armadas- Em maio/20, contei no blog no @g1 que Bolsonaro chamara uma reunião no Alvorada com os comandantes das 3 Forças num sábado . No dia seguinte, foi a uma manifestação antidemocrática.
2. Naquele dia, Bolsonaro usou a reunião para reclamar das últimas decisões de ministros do STF, como a liminar de Alexandre de Moraes no caso de Alexandre Ramagem; Luís Roberto Barroso no caso dos diplomatas venezuelanos; e Celso de Mello no inquérito do Moro.
3. Nas palavras de um general presente, Bolsonaro reclamou que não “conseguia nomear ninguém” pois era impedido pelo Supremo, e , apesar de dizer que “não há saída fora da Constituição”, o presidente subiu o tom, em desafio, e cobrou o que chama de “equilíbrio” do Judiciário.
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(