Sobre as convocações para o 7/setembro: não confundam "bolsonaristas infiltrados em categorias" com a noção de "categorias bolsonaristas". Analisei 1000 publicações nos últimos 28 dias com menções ao 7 DE SETEMBRO no Facebook e explico: (+)
Na série, foram observados sete picos que podem ser divididos em quatro categorias a depender das publicações que geraram esses volumes significativos de interações: EVANGÉLICOS (3), CAMINHONEIROS (2), MILITARES (1) e AGENDA DE BOLSONARO (1). (+)
Nas quatro categorias é interessante observar que não se tratam de lideranças desses setores que passam a apoiar ou manifestar-se em defesa do bolsonarismo, mas sim atores ligados ao bolsonarismo que emulam por meio destas publicações o suposto apoio destas categorias. (+)
É assim com os EVANGÉLICOS (Malafaia e Feliciano), CAMINHONEIROS (Bia Kicis e página "Manifestação Dos Caminhoneiros Do ES", que pede intervenção militar desde 2015), MILITARES (Jovem Pan News explorando o caso Aleksander Lacerda) e AGENDA DE BOLSONARO (Bia Kicis). (+)
Para além dos sete picos observados no período, observem que o volume de interações sobre o tema registra um aumento no dia 15/08 e, com exceção dos picos registrados, mantém um padrão de interações que varia entre 170 mil e 244 mil interações por dia. (+)
O foco do bolsonarismo é emular a noção de que setores - para além do bolsonarismo - estariam aderindo à causa. Para tal, exploram atores ligados ao bolsonarismo infiltrados nesses setores e que possam reforçar a falsa sensação de adesão de novos atores ao discurso golpista. (+)
Portanto, compreendamos o que o bolsonarismo espera dos atos: mobilizar para além do bolsonarismo. Quantidade não necessariamente significará sucesso para Bolsonaro. Essa compreensão será crucial para entender o desenrolar das ações bolsonaristas pelos próximos quatro dias.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pedro Barciela

Pedro Barciela Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @Pedro_Barciela

16 Sep
Seis vezes em que os Bolsonaros enalteceram o crime cometido pela Prevent Senior e ainda atacaram o SUS por não "fazer igual". Segue a Thread: 👇
Flávio Bolsonaro atacou o G1 por "estar contrariado com a Prevent Senior" em 5 de abril de 2020. (+) Image
Ainda em 5 de abril, Jair Bolsonaro promoveu live com "doutor" da Prevent Senior para falar sobre COVID-19. (+) Image
Read 8 tweets
12 Sep
Para além do bolsonarismo restam 65% de atores antibolsonaristas. Destes, 5% estão no cluster petista (1). Restam ainda 35% de usuários que repudiam o MBL por "livre e espontânea memória". Não existe "O PT boicotou" aqui no Twitter. Existe sim uma repulsa contra MBL e VPR. (+)
Os que convocaram para os atos reuniram pouco mais de 17% (2), divididos em imprensa lavajatista, MBL e ciristas. Três clusters que não conseguiram em nenhum momento das últimas semanas se conectar com outros clusters. De novo, não era o "PT" ou a "esquerda" que impedia. (+)
Para analisar o que aconteceu aqui nas redes é essencial superar esse argumento de "boicote". Os clusters antibolsonaristas estiveram lá durante toda a semana e, sempre que provocados, respondiam com repulsa ao MBL, Vem Pra Rua e outros movimentos. (+)
Read 5 tweets
8 Sep
A hashtag em defesa de caminhoneiros bolsonaristas promovida hoje revelou algo estranho: reparem que atores centrais do bolsonarismo estão ausentes na ação. Isso é algo extremamente estranho ao bolsonarismo e pode sinalizar alguma "bateção de cabeça" nesse campo. (+)
Até aqui atores como Bia Kicis, Carla Zambelli, Carlos Jordy - dentre outros - perfis centrais do bolsonarismo sequer abordaram a pauta, sendo que a hashtag já aparece no TT'Brasil desde às 14h. (+)
Em outros clusters isso poderia significar uma mobilização orgânica, mas não no bolsonarismo. O tipo de material produzido e a dinâmica de ação nas redes desse agrupamento é sempre muito bem guiada, hierarquizada e dirigida por atores centrais. (+)
Read 6 tweets
7 Sep
O que o bolsonarismo conseguiu mobilizar hoje no Twitter está no cluster laranja: menos de 18% dos usuários que citaram as manifestações ou Bolsonaro hoje. Independente das mobilizações nas ruas, a narrativa do #flopou tomou de assalto as redes após o ato em Brasília. (+)
Observem como o #7deSetPelaLiberdade começa o dia com um enorme engajamento. Porém, após o ato em BSB ser encerrado, a narrativa de o bolsonarismo não entregou o que prometeu ganha enorme destaque nas redes, bem como o #ForaBolsonaro. Por que? (+)
Porque o bolsonarismo prometeu e não entregou em BSB. Os caminhoneiros - enquanto categoria - não apareceram, por exemplo. Talvez em SP isso passasse desapercebido (ninguém esperava ver caminhoneiros na av. Paulista), mas em BSB e suas avenidas isso era esperado. Não rolou. (+)
Read 4 tweets
23 Aug
O incômodo de alguns em relação à foto de Lula gerou uma movimentação interessante do que pode ser o pior cenário para bolsonaristas e a tal "terceira via" no ano de 2022. Isso pode explicar em partes o incômodo de muitos com o episódio. Explico: (+)
Somados, o bolsonarismo, o lavajatismo e apoiadores de Ciro representam pouco mais de 34% dos usuários que citaram Lula. Petistas (ou lulistas) foram apenas 24.7% dos usuários. Assim, parte significativa dos usuários em HUMOR partem de outros clusters não ligados à política. (+)
Erro crasso dos que pregam o "não entenderam nada". Pelo contrário. Lula engajou uma série de clusters para além da política - observem - sem nem mesmo ter se manifestado. E tudo isso com humor, sem atacar ninguém. (+)
Read 4 tweets
23 Aug
Aumento das menções ao Bolsonaro nas últimas 11 semanas, citando elementos como gás, gasolina, alimentação e por aí vai. O "custo Bolsonaro" na vida das pessoas fica cada vez mais evidente. Não por acaso os bolsonaristas passaram a se defender do tema. (+)
Nesse aqui um deles acusa os governadores pelo preço do gás e da gasolina. Essa tentativa de "repassar" o preço para governadores é constante no bolsonarismo, mas ganhou força nas últimas semanas. (+)
Como método, o mesmo tipo de publicação é impulsionada por outros bolsonaristas como esse aí abaixo. Mesma linha que outros bolsonaristas já adotam tem um tempo. (+)
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(