O ministro Luiz Fux basicamente começou o seu pronunciamento sobre as manifestações do 7 de Setembro chamando o presidente Bolsonaro de criminoso.
"Povo brasileiro, não caia na tentação das narrativas fáceis e messiânicas"
"Um verdadeiro patriota não fecha os olhos para os problemas reais e urgentes do país"
Isso é quase chamar de bravateiro e vagabundo.
"Se o desprezo as decisões judiciais ocorre por iniciativa do chefe de qualquer dos poderes, essa atitude além de representar um atentado a democracia configura crime de responsabilidade a ser analisado pelo Congresso Nacional"
Vai lá Jair, descumpre decisão judicial mesmo!
"Ninguém. Ninguém fechará esta corte" (Fux, Luiz)
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Até quando o #BolsonaroArregou, ele mentiu. O Temer pode até ter escrito a nota, mas não esqueceremos as atitudes do presidente que não condizem com ela.
Segue a thread 👇🧶
Na nota:
"1. Nunca tive nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes. A harmonia entre eles não é vontade minha, mas determinação constitucional que todos, sem exceção, devem respeitar."
Na prática:
Na nota:
"2. Sei que boa parte dessas divergências decorrem de conflitos de entendimento acerca das decisões adotadas pelo Ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das fake news."
Em 27/08/21:
Ataca o corregedor-geral do TSE, Luís Felipe Salomão
01 - Bolsonaro afirmou que a Globo recomendou em 2016 o uso de hidroxicloroquina para grávidas com o intuito de combater os efeitos da zika. (12/01/21)
02 - Bolsonaro afirmou que o nível do turismo brasileiro estava no mesmo patamar de 2019 mesmo ainda durante o 'finalzinho da pandemia'. (29/11/20)
- Bolsonaro mente;
- Deputados e perfis bolsonaristas propagam;
- Portal R7 chancela a mentira;
- TCU desmente os dados;
- Bolsonaristas divulgam prints falsos do TCU;
- TCU desmente os prints;
- Bolsonaristas acusam o TCU de mentir;
1º ato: A mentira do presidente ao informar que existiria um relatório do TCU indicando que 50% dos óbitos por Covid-19 em 2020 não teriam sido por Covid. No final do dia o canal Foco do Brasil apagou esse trecho do vídeo original, como bem mostrou o @SamPancher.
2º Ato: Diversos parlamentares (incluindo os filhos do presidente) divulgaram a informação logo em seguida. Todos usaram o mesmo trecho de 1m43. Além disso vários perfis bolsonaristas também compartilharam. Como mostramos aqui, até agora ninguém apagou.
O TCU desmentiu o presidente Jair Bolsonaro sobre uma possível "supernotificação" de 50% nos óbitos por Covid-19 em 2020, que ele afirmou hoje existir.
Logo após perfis bolsonaristas começaram a divulgar um RELATÓRIO FALSO em nome do TCU.
Bora desmentir juntos? Segue o fio
Os prints que mais estão circulando são esses aqui. Uma montagem muito tosca do que seria um relatório do TCU. Você já pode identificar isso de cara a partir da falta de um papel timbrado e a forma de escrita em alguns trechos destacados. Nada condizente com o padrão do TCU.
No relatório falso dos bolsonaristas eles citam o item 9.5.2 do ACÓRDÃO Nº 2817/2020. Ambos existem, tanto o item quanto o acórdão, mas a verdade para por aí. Todo o restante é falso. Segue abaixo o print VERDADEIRO do acórdão do TCU. Percebam a diferença.