O bolsonarismo (que é a forma brasileira do fascismo) é um ethos. Não apenas um comportamento político, mas um conjunto de valores e práticas para a vida.
(segue o fio para entender o que é isso e pq a gente reconhece bolsonarista na rua ...)
O fascismo, entre inúmeras outras características, acredita que a sociedade é o local das disputas pelo poder e não um local de convivência. É o espaço social onde "os mais fortes sobrevivem" e os mais fracos "perecem".
Este tipo entendimento acarreta 3 consequências diretas. Por um lado a glorificação da violência e, in extremis, a guerra. Ela é vista como uma forma de "purificação" da sociedade. Por meio da violência, é possível "depurar" a sociedade de seus membros fracos que pouco contribuem
Uma segunda consequência é a glorificação do estereótipo do "macho" como o local sócio-psicológico da demonstração de força e violência. Isso reifica de forma gigantesca a opressão e violência contra mulheres e aos grupos lgbt, incitando a TODO fascista que "limpe" a sociedade.
Uma terceira consequência é a percepção da violência como o meio pelo qual a sociedade precisa existir. Isso significa ressignificar a democracia, não como a celebração da paz, mas como uma forma de guerra. Para os fascistas, o voto é uma arma com a qual eles "calam" a oposição.
O voto assume o papel da "arma" no imaginário fascista e uma eleição é uma guerra. Da mesma forma, o poder judiciário é o exercício da força pura e a polícia apenas mais um braço especializado da violência. Sendo dado a estas instituições TOTAL LIBERDADE para agir na "limpeza".
Isso seduz juízes, promotores, policiais, militares e todo tipo de indivíduo que se via como aquém da importância social que se imaginava poder exercer. Esta forma de pensamento faz o sujeito projetar seus desejos de reconhecimento acima da realidade social de sua função.
Daí que, quanto maior for a diferença entre o que o indivíduo imagine que seja ou que possa numa sociedade e seu papel atual, maior será sua adesão incondicional ao fascismo (bolsonarismo). Entendendo, inclusive, o movimento como o "espaço de existência" que ele não tinha.
Não é errado, portanto, colocar o fascismo e o bolsonarismo no campo psicológico do recalque. Tanto do ponto de vista político, quanto do ponto de vista sexual. É por acreditar-se maior do que é que o bolsonarista apoia um regime que ataca as ordens existentes e o promove.
Da mesma forma, é por acreditar que seus desejos sexuais são primordialmente perversos que os fascistas e bolsonaristas passam a agir com violência contra todos os que gozam de seus corpos de forma livre e nõa se submetem aos preconceitos e limites sociais. Misoginia e violência.
Os símbolos da moto, da arma, do culto ao corpo, da violência pura, do "macho alfa", da "liberdade de agir" (e não deixar-se submeter a regras) se tornam, assim, formas fáceis de reconhecer esse ethos fascista, já que ocupam o local mais alto da escala de valores destes indivíduo
A defesa da arma e da violência é não apenas uma forma de ação social, mas um reflexo da psicologia formativa destes indivíduos que foram castrados por toda a vida e que repetem esse tipo de comportamento, agora com legitimação religiosa (Deus quer) ou política (pelo bem do país)
Me preocupa muito a interpretação da eleição. Para vencer uma guerra - ou uma eleição - vale tudo. Vale infringir regras, agredir, corromper, matar e etc. É isso que enfrentaremos em 2022. E com ações em todos os locais do país ordenadas pela ideologia fascista.
Aqui explico um pouco isso

Se inscreva no canal!

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Fernando Horta

Fernando Horta Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @FernandoHortaOf

2 Oct
Nossas manifestações floparam. É preciso entender isso.
Em primeiro lugar, é preciso saber que com a população empobrecida, manifestações antes do dia 5 ou 10 ficam vazias por simplesmente não se ter dinheiro para ir.
Depois, é preciso perceber que a população está cansada de se manifestar e não ser ouvida. Nem pelas autoridades e nem pelas próprias lideranças que seguem mantendo as coisas em "banho maria"
Read 6 tweets
30 Sep
É triste ver que nem a CPI, nem os advogados que lá vão "defender" seus clientes não saibam o papel da CPI.
A CPI não é juízo. Renan não cumpre o papel de um juiz. A CPI é um INQUÉRITO e a lógica do inquérito é diferente. Renan está no papel de DELEGADO DE POLÍCIA. (+)
Na lógica do inquérito, o delegado NÃO PRECISA dar AMPLA DEFESA ao depoente. Na lógica do inquérito TODA A AMPLA DEFESA do inquirido é não ter seu corpo ou saúde psicológica violada e o silêncio. Tão somente.
Não é permitido ao depoente tecer juízo sobre a forma pela qual o delegado leva seu inquérito assim como a CPI não deve aceitar essas palhaçadas de depoente querer falar o que não lhe foi perguntado. Isso se ensina no primeiro ano do curso de direito.
Read 6 tweets
29 Sep
Walter Benjamim talvez tenha sido o primeiro a apontar a dimensão estética do fascismo. Com o objetivo de açodar os poderes existentes, o fascismo criava novos ídolos, novas práticas, novos símbolos, novas palavras de ordem e, nesse processo, desrespeitava as anteriores.
(fio)
Uma das dimensões mais importantes do poder é a simbólica. Ela aparece no que se chama de "economia do poder". Para tornar o uso do poder menos custoso a quem detém, a simbologia foi criada. Em todas as instituições isto ocorre.
Juízes se vestem de uma determinada maneira, exigem determinado tipo de tratamento de linguagem e não raro têm suas mesas de audiência colocadas acima fisicamente das do restante das pessoas. A dimensão simbólica joga um papel preponderante aqui.
Read 13 tweets
28 Sep
Quando a CPI começou eu pensei que seria muito complicado provar - no campo jurídico - os crimes contra a humanidade do governo Bolsonaro. Me parecia que politicamente ia ficar comprovado, mas a materialidade me parecia problemática. (+)
As decisões de deixar de vacinar, de trabalhar pelo contágio e massa, da própria "imunidade de rebanho" como ideia de política pública, me pareciam que ficaria dentro do campo da consciência dos tomadores de decisão. (+)
Jamais me passou pela cabeça que esta gente fosse tão perversa e tão burra a ponto de deixarem GRAVADO em vídeos suas ideias.
Que os nazistas realmente acreditavam em suas teorias é bem mostrado pela história. Mas que agentes públicos tenham feito um conluio não me era crível.
Read 7 tweets
24 Sep
Em janeiro de 1931, o chefe do partido nazista, Adolf Hitler, deu uma entrevista ao repórter judeu Max Fraenkel, publicada no jornal The Jewish Criterion.
(segue o fio)
Fraenkel começou o relato falando do que via no homem a sua frente:
"As fotos de Adolf Hitler não fazem justiça ao incontestável líder dos Nacionais Socialistas. Ele parece muito mais jovem do que seus 41 anos. [...]
Read 11 tweets
23 Sep
Sabe o caso da promotora bolsonarista que publicou "imagens enaltecendo o nazismo"? Então, sugiro aos jornalistas e mesmo o pessoal da esquerda de conversarem com historiadores especialistas antes de saírem escrevendo bobagens. Vai todo mundo tomar processo da bolsonarista.
Se tivessem perguntado para historiadores e historiadoras especialistas em história contemporânea (como eu) não levariam os processos que vão levar.
A tal promotora pode até ser nazista, mas não se conseguirá provar isso pelas postagens dela.
Ela NÃO está enaltecendo o nazismo, ao menos não abertamente. Ela está fazendo uma comparação estética entre cartazes nazistas e cartazes soviéticos. Como ninguém ali lê russo (eu leio) ninguém se deu conta da comparação. É talvez nem a própria promotora.
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(