1/ Agradeço ao @TequilayJack por avisar que a @fiocruz criou um site novo para seguir as variantes da COVID, mas não há nada no site antigo alertando sobre o novo. Impressionante! Contudo, o que importa é termos um mapa atualizado das variantes agora. genomahcov.fiocruz.br/dashboard/ Image
2/ Pelo mapa atual, atualizado recentemente no dia 11/10, a variante Delta já tomou conta do país e hoje constitui 92% das amostras testadas no país. Com esses números, fica claro que essa variante não trouxe um impacto tão grande aqui quanto em outros países.
3/ Evidentemente é uma ótima notícia, mas precisamos ficar atentos a possíveis problemas por aqui.
4/ Me permitindo fazer uma ESPECULAÇÃO, ou seja, uma hipótese que precisa ser validada, é possível que o menor percentual de vacinados com a tecnologia mRNA tenha influência nesse menor impacto.
5/ Levanto essa hipótese (a ser validada com números), visto que os países que tiveram problemas com a Delta tinham um percentual imenso da população vacinada com essa tecnologia, o que não aconteceu aqui.
6/ Levanto essa hipótese, pois, já há um estudo que mostra que a eficácia dessas vacinas frente a Delta reduz bastante após um período de 12 a 14 semanas.
medrxiv.org/content/10.110… Image
7/ Antes que questionem, sim, é um estudo em pre-print, mas ao contrário que os "especialistas" dizem, já passou por uma avaliação inicial e está disponível publicamente justamente para provocar o debate no tema e ter mais um nível de julgamento.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Lorenzo Ridolfi

Lorenzo Ridolfi Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @lorenzoridolfi

14 Oct
1/ As notificações de óbito seguem no ritmo de feriado e hoje o @minsaude notificou 176 óbitos hoje, mesmo com MT jogando todos os óbitos acumulados desde o dia 9 que não haviam sido lançados até hoje.
zerobias.info Image
2/ Com esse patamar menor de óbitos desde o início do feriado, a curva atenuada segue em franca queda e o valor de hoje já está em 364, valor que deve crescer com a volta do ritmo normal das apurações de óbito.
3/ A base SRAG de hoje, mais uma vez, mostrou que na última semana dos dados presentes na base, o período de 4 a 11 deste mês, foram notificados muitos óbitos antigos, conforme o gráfico abaixo. Image
Read 4 tweets
14 Oct
1/ Nova edição da base SRAG publicada hoje e o quadro do Brasil segue bem tranquilo. O mesmo padrão de queda nos óbitos por data efetiva do falecimento do paciente prossegue em queda há alguns meses.
zerobias.info Image
2/ Os óbitos por data de falecimento estão em queda em todas as faixas etárias, mais uma confirmação do cenário positivo do momento. Image
3/ Sempre é bom lembrar o significado das barras amarela e vermelha nos dois primeiros gráficos dessa thread. A área pintada de amarelo é quando ainda há alguma incerteza devido ao atraso das notificações e a vermelha onde há muita incerteza em relação ao atraso.
Read 4 tweets
11 Oct
1/ É um fato bem conhecido que a COVID é uma doença que atinge os mais idosos com mais impacto, mas nada como termos números para ilustrar essa desigualdade imensa na mortalidade por faixa etária.
2/ Por essa tabela fica claro que o risco de óbito de um jovem abaixo dos 20 anos de idade é 100 vezes menor que uma pessoa na faixa dos 60 anos ou 660 vezes menor que uma que possua mais de 80 anos.
3/ É evidente que o risco dos jovens é imensamente menor que o dos mais idosos, então todas as medidas sanitárias para a população jovem tem que ser avaliadas em relação a esse risco muito inferior. Inclusive as vacinas!
Read 8 tweets
10 Oct
1/ Infelizmente será muito difícil termos uma estimativa precisa da eficácia da vacinação no Brasil, principalmente entre os mais idosos, os que mais precisam dessa informação. O problema está na estimativa do número de não vacinados.
2/ Estes são obtidos com uma conta simples: o total da população na faixa etária menos os vacinados nas mesmas idades. O problema é não haver estimativas precisas do tamanho da população por idade, o que provoca muita variação na estimativa dos não vacinados.
3/ O governo optou por não fazer o Censo de 2020, que sendo justo, talvez nem fosse possível diante da COVID, mas é fato que estamos trabalhando com um modelo matemático feito com dados de 11 anos atrás para estimar a população atual por faixa etária.
Read 11 tweets
10 Oct
1/ Avançando na análise dos dados das vacinas, notei uma diferença grande entre o percentual dos que tomaram pelo menos uma dose e dos que estavam totalmente vacinados do tweet anterior. Então resolvi estudar os que tomaram a primeira dose de vacinas que pedem duas doses.
2/ Os percentuais estão com algumas diferenças da tabela anterior, provavelmente devido à vacina Janssen estar incluída na tabela do primeiro tweet, talvez vacinas de reforço e também podem haver outras inconsistências que ainda não percebi.
3/ Usando os intervalos usuais de tempo entre a primeira dose e a segunda dose por marca de vacina (4 semanas pra CoronaVac e 3 meses para as demais vacinas com duas doses), consegui identificar os atrasados em tomar as segundas doses de suas vacinas.
Read 6 tweets
9 Oct
1/ Tentando entender melhor os dados de vacinação, estou investigando a base de vacinação do OpenDataSUS, com mais de 227 milhões de registros, graças a um amigo fantástico que me emprestou um computador bem grande. O primeiro resumo dos dados de vacinação estão na tabela abaixo:
2/ Essa tabela foi calculada com os dados do OpenDataSus que estavam disponíveis no dia 4/10 no endereço opendatasus.saude.gov.br/dataset/covid-…
3/ Os percentuais da tabela foram obtidos a partir das estimativas da população por faixa etária do IBGE. Como o último Censo foi em 2010, o IBGE elabora modelos matemáticos para prever o crescimento da população. A última versão do modelo é de 2018.
biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/l…
Read 9 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(