eu tenho umas ideias muito burocráticas e engessadas sobre a instituição Casamento, e a primeira é que não se assina contrato por amor, casamento é garantia de direitos e inserção social

dito isso, casamento funciona melhor entre pessoas que dividem o mesmo universo simbólico
normalmente as pessoas se casam na mesma classe social ou comunidade, porque é mais fácil compartilhar crenças quando elas já estão construídas

casar fora desse universo simbólico é reconstruir esse universo, aceitar o que parece inaceitável, e nem todo mundo consegue fazer isso
o que acontece é que as pessoas se guiam por afinidades no começo de um relacionamento, e acreditam que essas afinidades são capazes de vencer barreiras, como diferença de renda, de idade, de criação

mas essas barreiras não são vencidas, nem contornadas, elas persistem
felizmente a vida das pessoas não é tão estática assim, e algumas coisas mudam. endereços mudam, nível de instrução, acesso a determinados lugares. é nesses pontos de interseção que as pessoas se encontram.

só que se encontrar não quer dizer que as pessoas vêm do mesmo lugar
e entender de verdade de onde o outro vem, aceitar isso, e amá-lo por isso, é um esforço descomunal, e que não depende só do casal. depende também da aceitação da comunidade em que eles estão inseridos ou que querem se inserir, da inteligência de ambos e do universo simbólico.
e essas são questões que não podem ser contornadas, se elas são ignoradas, elas aparecem de um jeito ou de outro, e o preço a ser cobrado é caro.

o casamento é um contrato social, o assunto aqui é a vida em sociedade, não é o amor romântico e as suas alegrias.
eu considero a minha visão sobre casamento retrógrada porque ela não é muito diferente da visão de casamento ocidental do séc. XIX. era normal se casar por amor no séc. XIX, desde que esse amor surgisse entre pessoas da mesma classe social e se possível, da mesma comunidade.
no séc. XX começou-se a dizer que "essas coisas" não importam. só que elas importam sim, porque são questões ideológicas. é muito mais profundo do que dizer que uma regra não vale mais. a regra pode ser inválida, mas os motivos reais para a existência dessa regra persistem.
por exemplo: é perfeitamente possível que uma pessoa de família pobre e uma pessoa de família rica se casem, e que esse casamento tenho o amor como fundamento. o que não dá para mudar é o arcabouço ideológico de ambos, histórias de opressão, a memória. isso é imutável.
por exemplo: minha mãe é de família branca de imigração recente, e estranhou que a família do meu pai, que é brasileira, não tivesse informações acerca da própria matriarca

falta à minha mãe compreender o que 400 anos de escravidão e colonialismo fazem com a memória de um povo
essa mensagem de que o casamento tende a ser mais feliz entre pessoas da mesma classe social, que dividem o mesmo universo simbólico, é repetida à exaustão em filmes, novelas, livros…

é normal, nas comédias românticas, todos serem ricos. ou dividirem um passado de pobreza.
esses produtos culturais servem como aparelhamento ideológico, mas eles refletem essa ideologia, e reafirmam ela de forma sutil, com mensagens como "o amor vence tudo"

desde que o amor surja na mesma classe social, de preferência, na mesma comunidade…
e a ideologia é um conceito muito interessante, porque à primeira vista, a gente tem esse pensamento ingênuo de que é possível romper com esse sistema de crenças e valores.

só que não tem como escapar do pensamento ideológico, não é algo a ser rompido. você faz parte disso.
enfim sigam esse perfil para mais ideias marxistas disfarçadas de papinho de auto-ajuda

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with 𝔰𝔞𝔱𝔞𝔫'𝔰 𝔣𝔬𝔬𝔡 𝔰𝔱𝔯𝔬𝔫𝔤𝔥𝔬𝔩𝔡

𝔰𝔞𝔱𝔞𝔫'𝔰 𝔣𝔬𝔬𝔡 𝔰𝔱𝔯𝔬𝔫𝔤𝔥𝔬𝔩𝔡 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @fakebalenciaga

11 Oct
karê para comemorar a iluminação nova dos vizinhos (um lar de idosos, o quarto nessa rua) Image
já me pediram antes a receita e eu me esqueci de passar, então vou mandar agora

eu normalmente faço karê com barriga de porco cortada em cubinhos grandes,como os de torresmo, e legumes variados cortados do mesmo tamanho. hoje eu fiz karê de abóbora cabotiá e batatinhas.
para começar, eu cozinho a carne no fogo baixo, para soltar a gordura. depois, tiro a carne, e refogo na mesma panela uma cebola grande picada, até amolecer.

acrescento gengibre ralado,alho ralado e uma maçã inteira ralada, depois um litro de caldo de galinha e os legumes duros
Read 14 tweets
24 Mar
pronto, meu chefe decidiu se meter no instagram da empresa, e já quer colocar postagem em grid no feed "para não fica monótono"

postagem em grid é onde o engajamento vai para morrer. só funciona quando a foto é pensada para ser recortada, e toda parte tem informação relevante.
por exemplo, dá pra fazer postagem em grid se a foto pode ser dividida em 2, 4, ou 6 secções contendo produto, apresentação, origem.

cada pedaço funciona de forma isolada. ninguém é obrigado a abrir o instagram de marca pra entender o que tá sendo postado como um todo…
e mais, chefe pediu que essa postagem em grid seja de uma imagem que não está atrelada a produto. isso até funciona se o seu produto é algo menos tangível; por exemplo, um instagram de um artista musical. não é o caso, o produto é físico, tem identidade visual.
Read 5 tweets
24 Mar
com febre sim! e pensando com intensidade em A Montanha Mágica, um livro que a gente tende a romantizar por causa da relação com isolamento, enfermidade e saber artístico, quando na real representa o embate entre o humanismo e o pensamento místico.

e que deu merda né
embora a primeira parte de A Montanha Mágica seja centrada na adaptação do protagonista à vida num sanatório, a segunda parte foca no embate ideológico entre dois intelectuais pela ALMA de Hans Castorp: um humanista italiano, um que parece saído da Opus Dei

todos doentes, claro
a discussão desses dois homens é representada por polos opostos: calor e frio, luz e escuridão, vida e morte. eles não levam em consideração as ideias do protagonista, que convenhamos, é sim um grande bundão. e esse embate só ganha peso depois do capítulo da Noite das Valpúrgias.
Read 5 tweets
23 Jun 20
bom gente pra quem não sabe nos últimos anos eu consegui realizar meu sonho de trocar de área e botar o pezinho pra fora do trabalho com comunicação, o que resultou em trabalhar com uma indústria completamente diferente, e me levou a acumular conhecimento sobre……… arroz
existem inúmeras variedades de arroz diferentes, todas elas derivadas da mesma planta, oryza sativa. a domesticação do arroz começou há milênios, e até hoje, são desenvolvidas novas variedades, em processos de seleção continuada, sem a interferência de transgênicos.
no mundo, consumimos três principais grupos de arroz: o arroz índico, o arroz japônico e o arroz glutinoso. o arroz índico é formado por grãos compridos, de rápido cozimento. o arroz japônico possui grãos pequenos e arredondados. o arroz glutinoso mais conhecido é o arbório.
Read 36 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(