Desde 2020, as farmacêuticas podem solicitar à Anvisa uma autorização para vender nas farmácias físicas do país e processar o derivado da #maconha em instalações no país. A agência já permitia desde 2015 a compra online via importação da substância #canabidiol.
Segundo a Revista Exame, só a empresa paranaense Prati-Donaduzzi recebeu o aval para comercialização do produto, mas a #Anvisa tem um grande número de pedidos de empresas para autorização de venda em espera.
A agência já indicou que pode autorizar outros empreendimentos que queiram entrar no mercado, embora o processo seja lento para a chegada nas prateleiras por conta das exigências rígidas da agência e por conta da importação do produto.
A expectativa de autorização gera uma outra expectativa paralela: a de geração de empregos. A empresa Clever Leaves prevê que o setor poderia gerar 328 mil empregos para a economia brasileira após o quarto ano de sua regulamentação.
br.financas.yahoo.com/noticias/canna…
Neste cálculo, estão incluídas vagas dentro do setor da exploração industrial do cânhamo - variação da #cannabis que pode ser utilizada principalmente para fibras têxteis - por exemplo.
Essa expectativa é gerada pelo exemplo norte-americano: segundo a US Bureau of Labor Statistics, atualmente 371 mil profissionais trabalham na indústria de cannabis nos EUA, número que já é maior que o de engenheiros elétricos e dentistas no mercado de trabalho estadunidense.
O #canabidiol é uma das substâncias da planta #cannabis, que possui indicações para convulsões, insônia, dores crônicas e ansiedade, além de não ter efeitos psicoativos. E para que seu mercado se desenvolvesse, um ponto de contribuição seria a autorização para o plantio da erva.
Hoje está em tramitação o Projeto de Lei 399/15 na Câmara dos Deputados, que autoriza o plantio por associações e empresas, e estende essa permissão para pesquisa científica. O projeto foi aprovado em junho em comissão especial, mas segue paralisado por não ter ido a plenário.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Yahoo Brasil

Yahoo Brasil Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @YahooBr

15 Oct
Em meio à pandemia de covid-19, o trabalho dos #professores ficou nos holofotes. Em meio a um processo de adaptação ao mundo digital, esses profissionais conviveram com um sentimento de desvalorização.
br.noticias.yahoo.com/para-77-dos-pr…
É o que mostra uma pesquisa do Instituto Península que revelou que na percepção de 74% desses profissionais os professores não são respeitados no Brasil, enquanto que para 77% a profissão é desvalorizada. Image
A pesquisa, que falou com profissionais de #escolas públicas e particulares em setembro e outubro deste ano, revelou que mais da metade (52%) declara que é "um orgulho ser professor no Brasil". Dois em cada três deles optariam por dar aulas novamente, se pudessem voltar no tempo. Image
Read 7 tweets
15 Oct
Desempregada há sete meses, a diarista Dulce Januário se emociona ao lembrar a rotina diária de sair pelas vielas da ocupação irregular onde vive, em Osasco, atrás de restos de madeira para abastecer a pequena churrasqueira no pátio da casa de madeira e que faz as vezes de fogão.
“Quando chove o jeito é colocar um guarda-chuva aqui apoiado no portão; o pior é que madeira úmida faz muita fumaça, irrita demais os olhos, nariz. Sempre que estão desmanchando um barraco, já mandam chamar a mulher do pau pra pegar os restos de madeira”, conta Dulce.
Sem dinheiro para bancar o aluguel, Dulce acabou alojada em uma ocupação irregular na Grande SP, em um casebre de madeira feito por ela mesma. Faz quatro meses que ela não sabe o que é cozinhar no fogão, usando gás, que onde mora pode custar até R$ 120.
br.noticias.yahoo.com/fogao-a-lenha-…
Read 8 tweets
15 Oct
Na live que faz às quintas-feiras, Jair Bolsonaro falou sobre a distribuição de absorventes menstruais para pessoas de baixa renda. O presidente mudou a argumentação e disse que torce para que o Congresso derrube o veto, feito por ele mesmo, para que o projeto possa ser aprovado.
Quando vetou o projeto, #Bolsonaro deu duas justificativas:
1- Possível crime de responsabilidade, por falta de esclarecimento de onde sairiam os recursos para comprar os itens de higiene pessoal.
2- #Absorventes não estão na lista de medicamentos considerados essenciais pelo #SUS, além de a lista de pessoas beneficiadas ser específica, o que tiraria do projeto uma característica de “universalidade”, como prega o SUS.
Read 9 tweets
14 Oct
A Nokia está relançando um de seus maiores sucessos, o celular #Nokia6310, com seu modelo mais clássico, também conhecido por muitos como “tijolão”. Inicialmente o anúncio foi feito pela atual dona da marca, a HMD Global, para vendas no Reino Unido.
br.financas.yahoo.com/noticias/celul…
A desenvolvedora da empresa, diz que o dispositivo segue mantendo a original e icônica silhueta que caracterizou o #Nokia6310, mantendo suas marcas registradas, entre elas, a bateria, que sempre se caracterizou por durar semanas de uso, além de uma tela resistente a quedas.
Outra manutenção do velho Nokia, é o nostálgico jogo “Snake”, que terá uma cópia no celular, para matar as saudades dos fãs do clássico “jogo da cobrinha”, que consistia em controlar uma cobra que aumentava ao comer um ponto branco e morria ao bater na parede ou nela mesma.
Read 7 tweets
14 Oct
Após aprovação pela Câmara dos Deputados do texto que muda a regra sobre o #ICMS (imposto estadual) de #combustíveis, a categoria dos caminheiros se manifestou a respeito da decisão.
br.financas.yahoo.com/noticias/nao-r…
Apesar de 'ver com bons olhos a iniciativa', o líder Wallace Landin contesta: "Não vejo como solução para o aumento do preço dos combustíveis", disse. "Os preços estão subindo a todo momento. Com mais dois aumentos em breve, o valor vai cobrir a redução de 8% da #gasolina".
O presidente da ABRAVA - Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores, Wallace Landim, está organizando reuniões estaduais para decidir a respeito de medidas práticas - entre elas, uma paralisação nacional - para exigir demandas colocadas pela categoria em 2018.
Read 7 tweets
13 Oct
Uma nova era está começando para Jon Kent, o filho de Clark Kent e atual #Superman dos quadrinhos da DC Comics. O herói de 17 anos, o que seria um geração Z se a trama se passasse nos dias atuais, vai apresentar o namorado.
br.vida-estilo.yahoo.com/superman-bisse…
Segundo informações publicadas pelo portal “IGN”, a revelação virá na HQ “Superman: Son of Kal-El # 5”. O filho do icônico repórter namora o ativista e hacker Jay Nakamura. Ele já chega à vida do personagem com direito a um beijo carinhoso.
“Ao longo dos anos nesta indústria, provavelmente não irá surpreendê-lo saber que rejeitei personagens e histórias #queer. Estamos em um lugar muito diferente e muito mais bem-vindo hoje do que éramos há dez, ou mesmo cinco anos”, disse o quadrinista Tom Taylor ao veículo.
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(