Desempregada há sete meses, a diarista Dulce Januário se emociona ao lembrar a rotina diária de sair pelas vielas da ocupação irregular onde vive, em Osasco, atrás de restos de madeira para abastecer a pequena churrasqueira no pátio da casa de madeira e que faz as vezes de fogão.
“Quando chove o jeito é colocar um guarda-chuva aqui apoiado no portão; o pior é que madeira úmida faz muita fumaça, irrita demais os olhos, nariz. Sempre que estão desmanchando um barraco, já mandam chamar a mulher do pau pra pegar os restos de madeira”, conta Dulce.
Sem dinheiro para bancar o aluguel, Dulce acabou alojada em uma ocupação irregular na Grande SP, em um casebre de madeira feito por ela mesma. Faz quatro meses que ela não sabe o que é cozinhar no fogão, usando gás, que onde mora pode custar até R$ 120. br.noticias.yahoo.com/fogao-a-lenha-…
Os mais de 80% de aumento no preço do botijão de 13 kg nos últimos 12 meses, somados aos mais de 14 milhões de desempregados resultaram em um aumento expressivo no uso de lenha e similares como combustível para o preparo de alimentos dos brasileiros.
A pandemia e a crise decorrente dela aceleraram esta troca, mas trata-se de um processo que já vinha se arrastando desde 2016, quando a Petrobras mudou sua política de preços em uma das primeiras medidas do governo de Michel Temer.
Desde então os preços internos dos combustíveis no Brasil seguem as flutuações externas, o que pesou no bolso dos consumidores mais pobres.
Afetado por cortes no governo de Jair Bolsonaro, o IBGE não divulga dados sobre o uso de lenha e carvão como combustível nas cozinhas desde 2019. O número de domicílios que usava carvão ou lenha para cozinhar cresceu 27% entre 2016 e 2019, saltando para 14 milhões de lares.
A realidade é ainda mais cruel quando os alimentos acumulam alta de 14,66% em 12 meses, segundo o IBGE, com destaque para itens básicos como açúcar (44%), óleo de soja (32%) e carnes (25%). Muitas pessoas se veem tendo que optar entre o gás e o alimento.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Em meio à pandemia de covid-19, o trabalho dos #professores ficou nos holofotes. Em meio a um processo de adaptação ao mundo digital, esses profissionais conviveram com um sentimento de desvalorização. br.noticias.yahoo.com/para-77-dos-pr…
É o que mostra uma pesquisa do Instituto Península que revelou que na percepção de 74% desses profissionais os professores não são respeitados no Brasil, enquanto que para 77% a profissão é desvalorizada.
A pesquisa, que falou com profissionais de #escolas públicas e particulares em setembro e outubro deste ano, revelou que mais da metade (52%) declara que é "um orgulho ser professor no Brasil". Dois em cada três deles optariam por dar aulas novamente, se pudessem voltar no tempo.
Na live que faz às quintas-feiras, Jair Bolsonaro falou sobre a distribuição de absorventes menstruais para pessoas de baixa renda. O presidente mudou a argumentação e disse que torce para que o Congresso derrube o veto, feito por ele mesmo, para que o projeto possa ser aprovado.
Quando vetou o projeto, #Bolsonaro deu duas justificativas: 1- Possível crime de responsabilidade, por falta de esclarecimento de onde sairiam os recursos para comprar os itens de higiene pessoal.
2- #Absorventes não estão na lista de medicamentos considerados essenciais pelo #SUS, além de a lista de pessoas beneficiadas ser específica, o que tiraria do projeto uma característica de “universalidade”, como prega o SUS.
A Nokia está relançando um de seus maiores sucessos, o celular #Nokia6310, com seu modelo mais clássico, também conhecido por muitos como “tijolão”. Inicialmente o anúncio foi feito pela atual dona da marca, a HMD Global, para vendas no Reino Unido. br.financas.yahoo.com/noticias/celul…
A desenvolvedora da empresa, diz que o dispositivo segue mantendo a original e icônica silhueta que caracterizou o #Nokia6310, mantendo suas marcas registradas, entre elas, a bateria, que sempre se caracterizou por durar semanas de uso, além de uma tela resistente a quedas.
Outra manutenção do velho Nokia, é o nostálgico jogo “Snake”, que terá uma cópia no celular, para matar as saudades dos fãs do clássico “jogo da cobrinha”, que consistia em controlar uma cobra que aumentava ao comer um ponto branco e morria ao bater na parede ou nela mesma.
Após aprovação pela Câmara dos Deputados do texto que muda a regra sobre o #ICMS (imposto estadual) de #combustíveis, a categoria dos caminheiros se manifestou a respeito da decisão. br.financas.yahoo.com/noticias/nao-r…
Apesar de 'ver com bons olhos a iniciativa', o líder Wallace Landin contesta: "Não vejo como solução para o aumento do preço dos combustíveis", disse. "Os preços estão subindo a todo momento. Com mais dois aumentos em breve, o valor vai cobrir a redução de 8% da #gasolina".
O presidente da ABRAVA - Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores, Wallace Landim, está organizando reuniões estaduais para decidir a respeito de medidas práticas - entre elas, uma paralisação nacional - para exigir demandas colocadas pela categoria em 2018.
Desde 2020, as farmacêuticas podem solicitar à Anvisa uma autorização para vender nas farmácias físicas do país e processar o derivado da #maconha em instalações no país. A agência já permitia desde 2015 a compra online via importação da substância #canabidiol.
Segundo a Revista Exame, só a empresa paranaense Prati-Donaduzzi recebeu o aval para comercialização do produto, mas a #Anvisa tem um grande número de pedidos de empresas para autorização de venda em espera.
A agência já indicou que pode autorizar outros empreendimentos que queiram entrar no mercado, embora o processo seja lento para a chegada nas prateleiras por conta das exigências rígidas da agência e por conta da importação do produto.
Uma nova era está começando para Jon Kent, o filho de Clark Kent e atual #Superman dos quadrinhos da DC Comics. O herói de 17 anos, o que seria um geração Z se a trama se passasse nos dias atuais, vai apresentar o namorado. br.vida-estilo.yahoo.com/superman-bisse…
Segundo informações publicadas pelo portal “IGN”, a revelação virá na HQ “Superman: Son of Kal-El # 5”. O filho do icônico repórter namora o ativista e hacker Jay Nakamura. Ele já chega à vida do personagem com direito a um beijo carinhoso.
“Ao longo dos anos nesta indústria, provavelmente não irá surpreendê-lo saber que rejeitei personagens e histórias #queer. Estamos em um lugar muito diferente e muito mais bem-vindo hoje do que éramos há dez, ou mesmo cinco anos”, disse o quadrinista Tom Taylor ao veículo.