Lançado hoje o resultado do trabalho Clima e Desenvolvimento: visões para o Brasil 2030, que envolveu 300 brasileira/os nos últimos meses para pensar em AMBIÇÃO climática.
🧵
E o que queremos?
Queremos:
👉Retomada econômica
👉Transição justa para baixo carbono e (claro)
👉Fim do desmatamento.
Se conseguirmos isso, qual será o possível impacto em termos de emissões?
Spoiler: ENORME!!
(Fonte: Clima e Desenvolvimento, 2021)
Se fizermos só a Retomada e iniciarmos a Transição Justa, nosso potencial é de redução de 66% das emissões em relação ao ano base.
Lembra que a meta do governo é de 43%. Ou seja, conseguimos ir muito além. E sabe o que é MELHOR? 🧵
Esses 66% de redução de emissões vem junto de:
📈aumento do PIB
🧑🏭criação de mais de 120,000 novos empregos
👉potencial redução de desigualdade
💲neutralidade do ponto de vista fiscal
Mas o que queremos mesmo é DAR FIM AO DESMATAMENTO na Amazônia e na Mata Atlântica, e também reduzi-lo nos demais biomas.
E se fizermos isso, vamos poder realizar todos os benefícios já mencionados e também DEIXAR PARA TRÁS a violência oriunda do desmatamento.
No cenário de retomada, transição justa e FIM DO DESMATAMENTO, o potencial é de reduzir 82% das emissões em relação a 2005. Imagina quantas oportunidades?
Para chegar lá, precisamos fazer 3 grandes apostas críticas nesta década:
✅Redução radical do desmamento
✅Economia da restauração florestal virar big deal
✅Precificação de carbono
Se fizermos isso, vamos conseguir acessar diversas oportunidades, inclusive a possível conexão com instrumentos de mercado de carbono internacionais
Se fizermos isso, vamos:
👉 aproveitar nossa vantagem de descarbonizar nesta década SEM TECNOLOGIAS DISRUPTIVAS
👉 induzir maior eficiência energéticas pelas indústrias
👉 induzir maior produtividade nas terras agrícolas
👉 integrar mudança do clima ao desenvolvimento nacional
Como fazemos isso?
Há um cardápio de medidas e instrumentos à mão.
Eles não são apenas tecnológicos, mas principalmente de POLÍTICAS públicas.
Por exemplo, cheques verdes para classes de renda mais baixa, oriundos de receitas do carbono.
E também melhor fiscalização, etc.
Mapeamos vários caminhos e possibilidades, algumas de cunho imediato, como a regulação de um mercado doméstico de carbono (o PL 582 tá na mão hein @ArthurLira_ 😉). Outros de cunho estruturante, como recuperar o transporte público, que é uma prioridade para o pós-pandemia.
Essas visões são de ambição progressiva e inclusiva.
Não tem como fazer isso tudo sem os mais afetados dentro. Sem a turma das periferias.
Demos um pontapé. Pra ir pro gol, precisamos ir pra galera, né @marianabelmont@negrobelchior ? E vamos. Caminhos de justiça climática, pf
O governo brasileiro anunciou hj, em Glasgow, que submeterá uma nova contribuição nacionalmente determinada (NDC) à ONU, contendo o compromisso de redução de 50% das emissões até 2030, relativo ao ano de 2005. 🧵
NDC é a contribuição que cada país determina para os esforços globais de redução de emissões, isto é, a meta que cada país estabelece domesticamente como seu compromisso junto ao Acordo de Paris, o instrumento legal que busca limitar o aquecimento global a níveis seguros. 👉
Quem vencerá: Utopia ou Distopia?
Nos “Cartões postais de 2050” do artista @martindepasque para @Greenpeace, em celebração ao #WorldCityDay, temos imagens fortes do que podemos CRIAR, TRANSFORMAR...ou ABANDONAR.
Um acordo c/ os americanos faria o governo Bolsonaro mudar totalmente o rumo, o estilo e as relações que estabeleceu nos últimos dois anos? Seria capaz de fazer a boiada deixar de passar não só na Amazônia mas também em outros biomas?epoca.globo.com/natalie-unters…
Parece-me que há pouco tempo para uma virada total como essa se completar. Mas se o Ministro do Meio Ambiente, que está à frente das negociações, quiser realmente garantir esse acordo, ficam aqui algumas dicas sobre gestos que ele poderia realizar para conquistar a confiança:
1) O julgamento das multas p/ infrações ambientais está travado: está nas mãos do Meio Ambiente revogar o decreto e outros atos normativos que geraram essa situação.
2) As operações remotas de fiscalização, baratas e efetivas, foram descontinuadas - que tal retomá-las?
Ontem a jornalista @acarolamaral perguntou em live ao atual Ministro do Meio Ambiente como este assinou contrato com o @CarrefourGroup sobre o Adote 1 Parque sem que haja qualquer ato formal sobre tal programa.
Adivinha a resposta?
🧵🥁
Ele prometeu que hoje será assinado 🤔 um Decreto, sendo que o programa foi anunciado à imprensa em setembro passado. Ana Carolina @acarolamaral perguntou então:
"Negociar antes da publicação não é contra os princípios da Administração Pública?"
Touché!
Até agora, não saiu Decreto algum sobre o Adote um Parque no Diário Oficial. 🟡
Pode ter sido blefe como pode ser um lançamento hoje, para publicação amanhã. Ou seja, primeiro anúncios depois administração pública, lembrando que esta preza por transparência e publicidade.
👁️
Isso é chave: os EUA só conseguirão, de fato, recuperar a credibilidade perante a comunidade internacional (nós!) se demonstrar que não vão fugir daquilo que se comprometeram a fazer - como foi com Kyoto e com Paris sob Trump. Os EUA precisam fazer a lição de casa!
2 - A nova ordem executiva indica a todas as agências federais que passem a consumir energia limpa e usar veículos elétricos em suas operações. Isto é, energia limpa e transporte limpo viram padrão de compra do gov. Isso é algo que pode ser feito por muitos governos mundo afora
Vale lembrar que, há poucas semanas, os governantes de Manaus e do Amazonas, assim como autoridades federais, comemoraram a reabertura do comércio. Uma delas foi @Biakicis, que celebrou a desistência de lockdown no AM. www1.folha.uol.com.br/colunas/monica…