Atenção gentes de esquerda, vai aqui uma thread libertadora.
É possível defender e se orgulhar da Revolução Sandinista (1979) e não aceitar a aproximação de Ortega com a igreja e criminalização das pautas femininas, gerando violência de estado inaceitável.
É possível reconhecer as conquistas do chavismo e reconhecer que Maduro é muito menos capaz de levar o projeto chavista adiante, cometendo inúmeros erros econômicos e políticos.
É possível reconhecer todos os crimes do Estado de Israel contra os palestinos e ser favorável a existência de Israel e não destilar anti-semitismo contra "os judeus" com uma generalização tosca e criminosa.
É possível reconhecer os crimes dos EUA na política internacional do século XX e não ficar repetindo que nem um papagaio que o "imperialismo" e a "CIA" estão por trás de cada peido mal dado pela direita na América Latina.
É possível ler Frances Stonor Saunders e não ficar repetindo sandices de que o Boulous ou o PSOL são financiados pela CIA.
É possível defender Dilma, sua importância e seu legado e ainda assim reconhecer os inúmeros erros na condução da política econômica e no trato político com algumas instâncias de poder no Estado brasileiro.
É possível reconhecer a importância e os feitos de Stalin e ainda assim ter consciência que os processos de Moscou foram, no mínimo, sem base jurídica comprovável e com penalização completamente fora da normalidade, mesmo para a época.
É possível saber que o "feminismo liberal" procura subverter as pautas da luta feminista e, ao mesmo tempo, reconhecer que a imensa maioria das lutas feministas não fazem parte dessa estratégia.
É possível reconhecer que pautas chamadas "identitárias" podem estar sendo utilizadas a favor dos poderes econômicos dominantes e não ficar usando o errado termo "identitarismo" para deslegitimar toda luta anti-racismo e anti-machismo que é feita nos nossos dias.
é possível reconhecer que a Lava a Jato foi aproveitada pelos interesses econômicos de grupos nos EUA sem acreditar que a operação foi "pensada e articulada" pelos e nos EUA.
é possível reconhecer que sem a URSS o nazismo não teria sido vencido e, ao mesmo tempo, saber que sem o auxílio econômico dos EUA, muito provavelmente, a guerra não teria sido vencida.
acreditem, é possível.
o mundo é muito mais complexo do que a lógica cartesiana faz supor e não é porque uma coisa aconteceu no passado que ela se manterá pura e imutável para todo o sempre.
o grande problema com o termo "auto determinação dos povos" é perguntar "quem fala pelos povos?" se acreditar que é a justiça, então não se pode questionar sérgio moro, se se acredita que é a "eleição", então, não se pode questionar Bolsonaro.
E se "é preciso olhar caso a caso" então não defenda Ortega, Lula, Correa, Assange, Morales, Fidel e etc. sem um estudo detalhado de tudo o que ali ocorreu para formar a sua própria percepção.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Fernando Horta

Fernando Horta Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @FernandoHortaOf

16 Nov
Enquanto a gente tá discutindo "os efeitos das redes sociais na democracia", tem gente fazendo coisas bem mais assustadoras. Segue a thread de terror cibernético com links aí abaixo, e depois vai tomar umas boletas para se recuperar. (+)
Em 2017 o Facebook colocou duas inteligências artificiais diferentes para "conversar" entre si. Em pouco tempo elas desenvolveram uma linguagem própria completamente desconhecida e ininteligível para nós. Só pararam quando foram desligadas. forbes.com/sites/tonybrad…
Em 2016, um "androide" com capacidade de se comunicar fez uma tour pelo mundo, conversando com vários jornalistas durante sua viagem. Sophia tinha a habilidade de aprender com conversas. Em várias entrevistas fez falas ameaçadoras à humanidade.
Read 15 tweets
9 Nov
As pessoas estão reclamando da incapacidade de conter os filhos no ensino à distância. Supostamente eles estando em casa não seguem regras e criam dificuldades para os pais, através do desenvolvimento de comportamentos descompromissados com eles mesmos e com o aprendizado. (+)
Mas por que isso acontece apenas no ensino à distância e não no colégio como regra? Não se pode falar em "oportunidade" porque hoje, qualquer criança tem acesso a celulares em que pode se distrair.
Pq então as crianças apresentam um comportamento diferente em casa e no colégio?
E a resposta é que o que "ensina" as crianças é o ambiente social, ou socialização. Não é a "ordem" do professor ou a "dureza" dos pais. Não é a repressão individual voluntária e violenta, mas o exemplo, social e difuso, quase sempre não violento.
Read 7 tweets
6 Nov
Como se cria um bolsonarista (fascista)?
Esta é uma pergunta que precisa de mais do que uma resposta teórica. Muito já se escreveu sobre o fascismo, mas como - na nossa sociedade - esta doença surgiu, cresce e continua a assustar?
Segue o fio (+)
Minha esposa é professora de inglês numa das localidades mais pobres e violentas do Distrito Federal. Professora concursada, como todos os colegas hoje no DF, lutando contra os abusos do governo do DF e os absurdos do governo federal. Ontem, um aluno dela de 16 anos fez perguntas
perguntas estranhas para uma aula de inglês. Queria saber se ela - professora de inglês - sabia o significado da palavra "blitzkrieg".
A verdade é que a educação do Brasil só existe porque os professores são explorados o tempo todo. Seja pagando para trabalhar, (+)
Read 24 tweets
31 Oct
Então quer dizer que uma empresa que ficou milionária explorando o trabalho negro precarizado deixa de patrocinar um comunicador racista?
é como se dissesse que pode ser racista, lucrar com o racismo e até manter o racismo. Só não pode falar, aí perde o patrocínio
(+)
71% dos trabalhadores precarizados (os que ganham muito menos que 1 salário mínimo) são negros
almapreta.com/sessao/cotidia…
Achille Mbembe afirma que o racismo é uma máscara para estigmatizar e domar os corpos, mas o objetivo final é SEMPRE a exploração econômica.
Retirar patrocínio quando um racista se mostra racista não é suficiente. Principalmente sabendo que foi o "mercado" (essas mesmas empresas) que tornaram alguém ignorante e ignóbil um "podcaster de sucesso"
Read 5 tweets
27 Oct
Em alguns vídeos eu tenho dito que a única defesa contra o fascismo é a reconstrução dos círculos de filtragem dos comportamentos e posicionamentos doentios ou claramente ilegais.
Perdemos isso em 2013 quando "valia tudo contra o PT". Isso permitiu a doença do bolsonarismo. (+)
aos poucos o país vai retomando os controles sociais, educacionais e legais sobre os monstros. O tal Maurício Souza perdeu contrato e seu lugar na seleção por ser homofóbico. O STF prendendo Allan do Santos vai no mesmo caminho. Os monstros precisam ser colocados dentro das celas
O fascismo é parte integrante da sociedade (ou do ser humano segundo Arendt). E é uma doença que afeta ali cerca de 15% da população. Sempre. Ele é contido pelas "celas" simbólicas que criamos para encarcerar estes monstros.
Read 10 tweets
22 Oct
Sabe aquele sentimento de ter uma (boa dúvida) sobre o que fazer com aquele dinheirinho que sobra no final do mês? Você ainda se lembra como era chegar ao final do mês com 300 pilas sobrando?
Segue o fio para entender o "nervosismo do mercado" com o "furo do teto".
Primeiro, a gente tem que diferenciar "dinheiro" de "capital". A imensa maioria das pessoas confunde isso. Dinheiro é o que você tem (tinha) no bolso ou no banco. Serve tão somente para consumir e saldar dívidas.
Capital é um ente econômico abstrato que, quando combinado com trabalho, se reproduz.
Capital pode vir em diversas formas como maquinário, energia e etc. Ele se transforma durante os ciclos econômicos, mas conserva sua essência de reprodução.
Dinheiro NÃO se reproduz.
Read 25 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(