Vamos ver como a "meritocracia" explica a si mesma? Como um conceito não apenas errado, mas também perverso, vai sendo dito como "resultado" de forças que ela mesma engendra na sociedade para manter a diferenciação social e fazer parecer que alguns tem "mérito" e outros não. (+)
Apesar de todos os artigos e pesquisas mostrando que este conceito não existe, não funciona e é prejudicial a toda sociedade, ele segue com uma forte propaganda liberal fazendo parecer que uns poucos são afortunados pelo seu "trabalho" enquanto a maioria é "vagabunda" ou inepta.
Mas como isso se implanta na sociedade? não falo da propaganda. Esta vem de perversos como o partido novo e seus fascistóides, me refiro a como a tal meritocracia se faz parecer correta na nossa sociedade? Com pequenas e despercebidas decisões implantadas e aplaudidas. Veja só
No governo Temer surgiu o tal "novo ensino médio". O governo pagou em dinheiro para youtubers fazerem propaganda, pagou para streamers fazerem propaganda e usando a ideia de que "o ensino precisa ser reformado" fez passar um plano sem discussão aprofundada. Vamos ver o resultado?
O novo ensino médio é baseado em "itinerários formativos", aos moldes do ensino superior. Na faculdade você tem um esqueleto de disciplinas obrigatórias e "escolhe" as opcionais para formar-se como profissional. O ensino médio vai fazer o mesmo.
Nem vou entrar na discussão de que mesmo na faculdade os alunos NÃO TÊM na sua maioria maturidade suficiente para estas escolhas e costumam ficar somente grudados nas disciplinas obrigatórias. E sabendo disso, estamos deixando que uma criança de 14 anos "se forme" por si mesma.
Mas vamos falar das possibilidades. Os "itinerários formativos" serão oferecidos DENTRO DAS CAPACIDADES de cada instituição de ensino. Certo que colégios caros vão oferecer de disciplinas de música clássica a cinema contemporâneo, até robótica e microeletrônica.
Para as escolas públicas a lei obriga apenas um conjunto pequeno de disciplinas como português e matemática. Todas as outras, como história, geografia e até educação física ficam dependendo da "capacidade de cada corpo docente". Viram o fosso que vai se formar?
Não é difícil compreender que nas escolas públicas que já sofrem com a falta de professores para as disciplinas básicas JAMAIS poderão oferecer como padrão disciplinas como "fotografia" ou "matemática avançada". Ficarão todas no mínimo decidido politicamente pelo "teto de gastos"
as escolas de periferia, cujos alunos têm pouca chance de irem para universidades (especialmente com o sucateamento do ENEM e o ataque às cotas) já se organizam para oferecerem "itinerários formativos" "adequados à realidade social" dos alunos.
Nós teremos uma divisão geográfica de saberes que vai obedecer à "lógica do mercado" para que os alunos de periferia possam "se inserir no mercado de trabalho". Lá serão ensinados "cuidados básicos com o corpo" ou "fundamentos de construção".
Nomes pomposos para formar "auxiliares de serviços gerais" e "cuidadores" ou "auxiliares de pedreiro.
Enquanto isso, a "meritocracia" vai funcionar para os brancos e ricos. Nas escolas privadas os alunos serão convidados a fazerem "itinerários" pensados por uma equipe diretiva.
cinco, seis, dez profissionais a pensarem caminhos formativos para "futuros advogados e juízes", "médicos e cientistas" ou "engenheiros e programadores". Equipes de professores caros e pagos como deveriam TODOS os professores serem pagos vão garantir que a "meritocracia" apareça
Em dez anos as gerações formadas em escolas públicas de periferias ou com pouco orçamento vão formar "profissionais" para serem explorados nos trabalhos com mais baixa remuneração enquanto o centro urbano branco e rico vai colocar seus filhos nos postos-chave como médico e juiz
Em dez anos os canalhas do partido novo vão falar em "meritocracia" apontando resultados que trabalharam em silêncio para criar. Sob os aplausos de alguns desinformados e incautos. Mobilidade social vai a quase zero, os ciclos da pobreza e exclusão não poderão ser quebrados ...
O conservadorismo triunfa na mentira da "escolha livre de cada estudante" sobre o seu itinerário. E sobre as "possibilidades reais" de cada escola e cada governo. No fim, vão perguntar se "ser rico é crime?" e invocar a "isonomia" para justificar essa "meritocracia hereditária".
E nem falei aqui nos problemas profissionais para os professores (vai em outra thread) mas apenas como os efeitos perversos da "ponte para o futuro" do Temer e a ignorância fascista do bolsonaro vão deixar marcas por gerações brasileiras. E parece que pouca gente esta vendo isso.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Fernando Horta

Fernando Horta Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @FernandoHortaOf

23 Nov
Atenção gentes de esquerda, vai aqui uma thread libertadora.
É possível defender e se orgulhar da Revolução Sandinista (1979) e não aceitar a aproximação de Ortega com a igreja e criminalização das pautas femininas, gerando violência de estado inaceitável.
É possível reconhecer as conquistas do chavismo e reconhecer que Maduro é muito menos capaz de levar o projeto chavista adiante, cometendo inúmeros erros econômicos e políticos.
É possível reconhecer todos os crimes do Estado de Israel contra os palestinos e ser favorável a existência de Israel e não destilar anti-semitismo contra "os judeus" com uma generalização tosca e criminosa.
Read 14 tweets
16 Nov
Enquanto a gente tá discutindo "os efeitos das redes sociais na democracia", tem gente fazendo coisas bem mais assustadoras. Segue a thread de terror cibernético com links aí abaixo, e depois vai tomar umas boletas para se recuperar. (+)
Em 2017 o Facebook colocou duas inteligências artificiais diferentes para "conversar" entre si. Em pouco tempo elas desenvolveram uma linguagem própria completamente desconhecida e ininteligível para nós. Só pararam quando foram desligadas. forbes.com/sites/tonybrad…
Em 2016, um "androide" com capacidade de se comunicar fez uma tour pelo mundo, conversando com vários jornalistas durante sua viagem. Sophia tinha a habilidade de aprender com conversas. Em várias entrevistas fez falas ameaçadoras à humanidade.
Read 15 tweets
9 Nov
As pessoas estão reclamando da incapacidade de conter os filhos no ensino à distância. Supostamente eles estando em casa não seguem regras e criam dificuldades para os pais, através do desenvolvimento de comportamentos descompromissados com eles mesmos e com o aprendizado. (+)
Mas por que isso acontece apenas no ensino à distância e não no colégio como regra? Não se pode falar em "oportunidade" porque hoje, qualquer criança tem acesso a celulares em que pode se distrair.
Pq então as crianças apresentam um comportamento diferente em casa e no colégio?
E a resposta é que o que "ensina" as crianças é o ambiente social, ou socialização. Não é a "ordem" do professor ou a "dureza" dos pais. Não é a repressão individual voluntária e violenta, mas o exemplo, social e difuso, quase sempre não violento.
Read 7 tweets
6 Nov
Como se cria um bolsonarista (fascista)?
Esta é uma pergunta que precisa de mais do que uma resposta teórica. Muito já se escreveu sobre o fascismo, mas como - na nossa sociedade - esta doença surgiu, cresce e continua a assustar?
Segue o fio (+)
Minha esposa é professora de inglês numa das localidades mais pobres e violentas do Distrito Federal. Professora concursada, como todos os colegas hoje no DF, lutando contra os abusos do governo do DF e os absurdos do governo federal. Ontem, um aluno dela de 16 anos fez perguntas
perguntas estranhas para uma aula de inglês. Queria saber se ela - professora de inglês - sabia o significado da palavra "blitzkrieg".
A verdade é que a educação do Brasil só existe porque os professores são explorados o tempo todo. Seja pagando para trabalhar, (+)
Read 24 tweets
31 Oct
Então quer dizer que uma empresa que ficou milionária explorando o trabalho negro precarizado deixa de patrocinar um comunicador racista?
é como se dissesse que pode ser racista, lucrar com o racismo e até manter o racismo. Só não pode falar, aí perde o patrocínio
(+)
71% dos trabalhadores precarizados (os que ganham muito menos que 1 salário mínimo) são negros
almapreta.com/sessao/cotidia…
Achille Mbembe afirma que o racismo é uma máscara para estigmatizar e domar os corpos, mas o objetivo final é SEMPRE a exploração econômica.
Retirar patrocínio quando um racista se mostra racista não é suficiente. Principalmente sabendo que foi o "mercado" (essas mesmas empresas) que tornaram alguém ignorante e ignóbil um "podcaster de sucesso"
Read 5 tweets
27 Oct
Em alguns vídeos eu tenho dito que a única defesa contra o fascismo é a reconstrução dos círculos de filtragem dos comportamentos e posicionamentos doentios ou claramente ilegais.
Perdemos isso em 2013 quando "valia tudo contra o PT". Isso permitiu a doença do bolsonarismo. (+)
aos poucos o país vai retomando os controles sociais, educacionais e legais sobre os monstros. O tal Maurício Souza perdeu contrato e seu lugar na seleção por ser homofóbico. O STF prendendo Allan do Santos vai no mesmo caminho. Os monstros precisam ser colocados dentro das celas
O fascismo é parte integrante da sociedade (ou do ser humano segundo Arendt). E é uma doença que afeta ali cerca de 15% da população. Sempre. Ele é contido pelas "celas" simbólicas que criamos para encarcerar estes monstros.
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(