Vamos continuar o papo sobre a Atomwaffen (AWD), tendo em vista as recentes ações de neonazistas em São Paulo e a tentativa recente do grupo no Brasil.

Falaremos sobre a histórico de crimes desse grupo, que é recente mas tem muito BO na conta.

TW: assassinato (muitos) Propaganda da AWD colada em...
Fundada em 2015 por um estadunidense num fórum neonazista, a AWD nunca foi um grupo regional. A facilidade de acesso ao fórum e aos textos do grupo, todos em inglês, caracterizaram o grupo como um grupo que atua através de células em rede transnacional. Print de um perfil do twitt...
Em 2017, o fórum Iron March foi fechado e seu criador, Alexander Slavros, lançou um livro/manifesto direcionado a Alt-Right estadunidenses e neonazistas que coabitam esse ecossistema.
No mesmo ano, Devon Arthurs matou duas pessoas com quem dividia apartamento, Jeremy Himmelman, de 22 anos, e Andrew Oneschuk, de 18. Arthurs era membro da AWD até se converter ao islamismo
Himmelman e Oneschuk também eram membros de AWD e os 3 dividiam apartamento com Russel, fundador da AWD. Juntos, estavam planejando um ataque terrorista a central nuclear do sul da Flórida.
Já em dezembro de 2017, Scott Fricker, de 48 anos e sua esposa Buckley Kuhn, de 43 anos foram assassinados pelo namorado de 17 anos de sua filha. Meses antes, o jovem colocou no parque, próximo a residência da família, uma suástica de 12 metros de diâmetro.
Ao investigar, Fricker descobriu que a suástica tinha sido colocada pelo namorado da filha e que o mesmo era membro da AWD e proibiu sua filha de continuar o namoro. Em retaliação, o jovem matou o casal.
Nas primeiras semanas de 2018, Blaze Bernstein, um estudante judeu e homossexual de 19 anos, foi encontrado morto, O assassino, Samuel Woodward de 20 anos, era seu colega de classe e membro da AWD.
Ainda em 2018, a AWD foi envolvida em outro assassinato, de Bao Hung Van de 21 anos, o assassino teria recebido treinamento de membros da AWD.
No mesmo ano, 2018, o fundador do grupo, Brandon Russel, foi preso por planejar um ataque químico em território estadunidense e o “Rape” assume o grupo. Nesse ano também foi criada a SD no Reino Unido e a FD nos Balcãs, além disso uma célula da própria AWD foi criada na Alemanha
Ainda em 2018, a AWD foi implicada em mais um homicídio quando um neonazista próximo a um militar estadunidense membro da AWD, Jarrett Smith, matou Serafin Lorenzo.
Já em 2019, a célula do Canadá, Northern Order (NO) foi criada. Além disso, nesse ano se deu a primeira tentativa do grupo de se estabelecer no Brasil, através da tentativa de formar uma célula da Sonnenkrieg Division (SD) no país.
O @CINVED_Cord , grupo dedicado ao estudo e análises de grupos de extrema direita da Universidade de Córdoba, levanta a possibilidade dessa tentativa de criação de célula da SD ao incêndio a uma loja de artigos de maçonaria. Image
Em 2020, James Mason, ideólogo do grupo, autor de livro referência para a AWD e condenado por posse de material pornográfico infantil e exploração sexual de menores, anuncia a reorganização da AWD na National Socialista Order (NSO).
Mas talvez seja possível compreender isso como uma divisão do grupo entre NSO e AWD, já que outras células da AWD foram criadas posterior ao ano de 2020, inclusive a brasileira, que deixa explícito no seu grupo que não possui ligação com a NSO.
No mesmo ano, a AWD Rússia foi criada e o Feuerkrieg Division (FKD) Reino Unido foi listada como organização terrorista e banida do país.

Em 2020, um membro da célula canandese ligada a AWD, Guilherme “William” Von Neutegem, assassinou Mohamed-Aslim Zafis, +
responsável pelos cuidados da mesquita local. A polícia também investiga Neutegem pelo assassinato de Rampreet Singh, encontrado morto alguns dias antes de Zafis, em local próximo e assassinado da mesma forma.
É atribuído ao grupo pelo menos oito assassinatos no período entre 2017 e 2020 nos Estado Unidos e possivelmente até seis outros assassinatos no Canadá, Alemanha e Rússia, incluindo, possivelmente, dois atentados terroristas.
Um deles, em 2019 na Sinagoga Halle, na Alemanha, onde Stephan Balliet atirou e matou duas pessoas. Materiais da AWD foram encontrados com Balliet, mas a relação com o grupo ainda não é clara.
O segundo também em 2019 em Moscou, contra o Comando de Serviço Secreto russo, quando Yevgeny Manyurov, 39 anos, matou 3 pessoas. Material da AWD também foi encontrado com Manyurov.
Por fim, em 2021, foi criada a AWD Brasil e a Nuovo Ordine Sociale (NOS) na Itália. No mesmo ano, o líder de 16 anos da FD Reino Unido é preso. Em 2022 está prevista a soltura de Russel, fundador da AWD.
O histórico longo de assassinatos mostram a periculosidade do grupo. Mesmo pequeno, o grupo atua através da violência e pode causar grandes estragos através de ataques de "lobos solitários" organizados em rede.

Voltaremos semana que vem para discutir a ideologia do grupo Image
Referências:
Ware, J. Fighting Back: The Atomwaffen Division, Countering Violent Extremism, and the Evolving Crackdown on Far-Right Terrorism in America
journals.sfu.ca/jd/index.php/j…
"". Siege: The Atomwaffen Division and
Rising Far-Right Terrorism in the US
icct.nl/app/uploads/20…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Mapa do Ódio

Mapa do Ódio Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @MapaDoOdio

23 Nov
Hoje vamos falar de um grupo que andou tentando recrutar brasileiros na internet, A Attomwaffen Diviosn (AWD)

brasil.elpais.com/brasil/2018/02…
Atomwaffen Division (AWD) é parte de uma constelação de grupos neonazista e aceleracionistas que foi fundada pelo estadunidense Brandon Russel em julho de 2015 no fórum neonazista Iron March.
O fórum Iron March, segundo o Southern Poverty Law Center, tem relação com mais de 100 assassinatos e era um porto seguro para neonazistas online se encontrarem e propagarem suas ideias.
Read 9 tweets
16 Nov
Estamos de volta com o Vale a Pena Ver de Novo dessa edição do #MuteNoOdio - Black Metal!
Começamos vendo a história do metal

Falamos da figura do Diabo no Black Metal

Read 6 tweets
26 Oct
Dando continuidade ao #MuteNoOdio edição Black Metal, vamos hoje falar da centralidade da figura do diabo na música e na sociabilidade da cena do Black Metal Cartaz do Mute no Ódio. Uma...
A figura do Diabo tem sido muito citada no meio do rock e tem bastante importância. Temas satânicos foram capazes de mudar a cena do rock entre 1960 e 1970, com sucessos como “Sympathy for The Devil” dos Rolling Stones no final da década de 60.
Na mesma época surge o Metal como um gênero musical próprio, caracterizado por baterias e baixos pesados, guitarras distorcidas e um estilo vocal transgressor e macabro, com gritos e grunhidos. Dentro do Metal surgiram mais subdivisões; trash, speed, doom, death e black metal.
Read 13 tweets
30 Sep
Estamos de volta pra falar do Misanthropic Division, dessa vez aqui no Brasil.

Vamos falar desse grupo que vira e mexe aparece em cidades grandes com faixas de exaltação a supremacia branca Foto de vários homens branc...
A divisão brasileira do grupo neonazista Misanthropic Division (MD) foi criado em 2015 e conta com uma página em uma rede social russa com 183 membros. Além do Brasil, o MD tem células nos Estados Unidos, Canadá, Europa e Austrália.
Apesar de ser mais numerosa e ativa em São Paulo, há relatos de pequenas células de apoiadores no Rio de Janeiro e no sul do país.
Read 18 tweets
17 Aug
Então é a hora de falar da célula do KKK brasileira, aquela que apareceu colocando propagandas em Niterói em 2015 Cartazes da Imperial Klan of America Brasil. Um desenho de u
O primeiro indício de células da KKK no Brasil nos anos 2000 ocorreu em 2003, quando o dono do site “Imperial Klans do Brasil” foi detido. O site foi fechado e grande quantidade de material supremacista branco foi apreendido na casa do dono do site.
Ele alegava representar o Klan no Brasil, junto com outras três pessoas. Além disso, também contava com membros e apoiadores em São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/f…
Read 10 tweets
6 Aug
Vale a Pena Ler De Novo dos Tradicionalistas!
Começamos a ver o que era Tradicionalismo

Falamos das principais figuras contemporâneas dessa corrente de pensamento
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(