1/10 Um erro comum entre investidores é crer que há maior “margem de segurança” comprando as ações com os menores múltiplos da Bolsa. Quem faz isso geralmente assume que tudo de ruim já está precificado e que há pouco espaço para quedas adicionais.

Mas Warren Buffett discorda:
2/10 "É menos provável que a gente olhe algo que negocia a um desconto sobre o valor patrimonial do que algo com prêmio sobre o valor patrimonial porque há uma grande chance de que a gente esteja olhando para um negócio ruim no primeiro caso e um negócio bom no segundo caso.”
3/10 O site Investment Masters Class compilou algumas definições de margem de segurança de grandes investidores e a conclusão é que priorizar ações com os múltiplos mais baixos é o caminho mais rápido para cair em “value traps”. O site cita um trecho do relatório da IP de abril:
4/10 “O investidor que compra uma assimetria num negócio comum torce para que o preço da ação suba o quanto antes para o valor intrínseco que ele estima. Quanto mais o tempo passa, mais ele demora para realizar o retorno esperado, e mais ele se expõe a riscos incontroláveis.”
5/10 Já ações negociadas a múltiplos altos podem na verdade estar baratas. Joel Greenblatt diz que uma das maiores oportunidades que já perdeu foi ter avaliado o Walmart quando a empresa só tinha 50 lojas e não ter colocado na conta que em breve eles teriam 1.000 ou 2.000 lojas.
6/10 Para se ter uma ideia do tamanho da expansão e da geração de valor do Walmart, Nick Sleep calculou que um investidor poderia ter pago 15.000% a mais que o valor de mercado da empresa nos anos iniciais de sua expansão e ainda assim ter obtido um retorno de 10% ao ano!
7/10 Bill Miller diz que outro erro comum é prestar muita atenção ao lucro atual da empresa. “Se você investisse US$ 1 na TCI quando John Malone virou CEO, esse dólar teria se transformado em US$ 900 após 25 anos. E Malone nunca divulgou um ano de lucro na TCI nesses 25 anos.”
8/10 Mais que só no preço, a margem de segurança está na qualidade do negócio, em seu comportamento nos anos ruins, na capacidade dos gestores e na sustentabilidade de suas vantagens competitivas.
“Um bom modelo de negócios oferece a maior margem de segurança”, diz Jake Rosser.
9/10 Já Christopher Bloomstran defende uma dupla margem de segurança. “Nós nos esforçamos para evitar situações em que não há uma dupla margem de segurança: qualidade do negócio e preço [atrativo]. Precisamos de ambos para compensar erros inevitáveis e eventos imprevistos.”
10/10 Veja mais no texto “Thinking About Margin of Safety”: mastersinvest.com/newblog/2021/1…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with IP Capital Partners

IP Capital Partners Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @IPCapitalPart

18 Nov
1/5 O Airbnb tem uma vantagem competitiva que nem Uber, iFood, Visa ou Mastercard conseguem ter: um negócio com efeito de rede global somado a um diferencial de serviços. Por volta de 45% dos imóveis ofertados no Airbnb só são encontrados lá, por exemplo.
2/5 Como comparação, a Uber tem efeito de rede local e baixa diferenciação de motoristas sobre os rivais. O iFood tem diferenciação no sortimento de restaurantes, mas seu efeito de rede é regional. Visa e Mastercard são globais, mas um não tem grandes diferenciais sobre o outro.
3/5 Outra vantagem é que os clientes do Airbnb são mais fiéis à marca – mesmo sem a empresa possuir um programa de fidelidade. O tráfego orgânico é bem maior que o do Booking ou da Expedia, que acabam gastando muito mais que o Airbnb com Google para readquirir o mesmo cliente.
Read 5 tweets
11 Oct
1/9 Como o DNA de terceiros já pode ser usado para resolver um crime?

O ex-policial Joseph DeAngelo foi preso nos EUA em 2018, cerca de 40 anos após cometer diversos crimes. De 1976 a 1986 ele praticou furtos, 50 estupros e 12 assassinatos – e vinha se mantendo no anonimato.
2/9 DeAngelo cometeu os crimes em Sacramento e Santa Bárbara, na Califórnia. Conhecido como “golden state killer”, ele sempre vestia shorts, camiseta, luvas e máscara. Invadia casas e amarrava seus moradores. Costumava estuprar a mulher, pegar objetos de valor, comer e fugir.
3/9 O FBI encontrou amostras do DNA de DeAngelo nas cenas dos crimes, mas nunca foi capaz de identificá-lo cruzando essas informações diretamente com os dados de sequência genética de milhões de pessoas com DNA já catalogado pelo FBI e pela Interpol.
Read 9 tweets
28 Sep
1/5 O Nomad Fund foi um fundo global de ações que se valorizou 921% durante sua existência (de 2001 a 2013), contra só 117% do MSCI World. Seu gestor Nick Sleep dizia que a liberdade de investir em qualquer país – e não só na Inglaterra - era uma grande vantagem competitiva.
2/5 Nick buscava empresas negociadas por metade do valor justo, geridas por pessoas com pensamento de dono e que empregavam capital visando criar valor aos acionistas. Ele dizia que era “raro” achar essas três coisas juntas – logo, ter um fundo global elevaria suas chances.
3/5 “A maior parte de nossos competidores são especialistas regionais. Essas pessoas sofrem com as mesmas restrições que os gestores de fundos de tecnologia sofreram em 1999 – nesses períodos eles não têm para onde ir”, escreveu Sleep na carta do Nomad Fund de 2006.
Read 5 tweets
20 Sep
1/4 As 3 grandes teses do início do ano mostram como é difícil lucrar com ações no curto prazo com premissas macro.

Tese 1: A reabertura da economia beneficiará o varejo físico, transportes, bancos, combustíveis...

Gráfico CCRO3, LREN3, VIIA3, RENT3, GOLL3, UGPA3, BBDC4, IBOV: Image
2/4 Tese 2: na verdade a reabertura das economias vai levar a um grande rotation. Os investidores vão vender ações de growth e tecnologia que ficaram caras para comprar ações de value que estão muito baratas.

Gráfico com ETFs Vanguard Growth (VUG, preto) X Vanguard Value (VTV): Image
3/4 Tese 3: a reabertura das economias vai acelerar não só o crescimento mundial como também a inflação. Esse é o cenário ideal para o começo de um novo superciclo das commodities.

Gráfico do contrato futuro de minério de ferro, a commodity mais exportada pelo Brasil: Image
Read 4 tweets
16 Sep
1/4 Exemplo genial do @charliebilello sobre como construir narrativas para "provar" qualquer coisa na Bolsa:

NARRATIVA 1: "O ouro é a única proteção possível para a impressão infinita de dinheiro. Quem não tem ouro é louco. Já ações são péssimos investimentos."

PROVA ANOS 2000:
2/4 NARRATIVA 2: “Nada pode parar a Bolsa americana. O bull market vai durar para sempre com uma combinação de avanços tecnológicos com impressão recorde de dinheiro. Ouro é perda de tempo.”

PROVA ANOS 2010:
3/4 O texto do Bilello (foto) nos leva a 2 reflexões:

- Ninguém é capaz de adivinhar o futuro nos investimentos. Tenha uma carteira diversificada em ativos, mercados e moedas. O verdadeiro campeão não é nem um ativo nem outro, mas quem segue vivo, compondo retornos por décadas.
Read 4 tweets
15 Sep
1/5 Uma razão pouco óbvia para o boom das fintechs é que da mesma forma que o AWS revolucionou o serviço de hospedagem de sites com o conceito “as a service”, toda a infraestrutura necessária para a criação de novas fintechs hoje também já pode ser contratada “as a service”.
2/5 Angela Strange, sócia da Andreessen Horowitz, lembra que, há 15 anos, criar uma empresa de software exigia comprar servidores, instalá-los numa sala climatizada, comprar licenças de software e escrever o código do banco de dados antes de começar a desenvolver qualquer coisa.
3/5 Após o AWS passar a oferecer toda essa infraestrutura “as a service”, qualquer um pôde iniciar uma empresa de software com um laptop e um cartão de crédito. Angela acredita que hoje toda a infra necessária para criar um fintech também já esteja disponível “as a service”.
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(