Bolsonaro quer acabar com a Amazônia de vez! O ataque final será aprovar no Senado o PL da Boiada, que acaba com o licenciamento ambiental, e o PL da Grilagem, que legaliza o roubo de terras. Não vamos permitir essa boiada! #PLdaBoiadaNão! #GrilagemNão!
Mais de 616 mil mortes no Brasil, 14,8 milhões de brasileiros desempregados e 55% da população passando fome. O @SenadoFederal deveria estar priorizando o combate à crise e não aprovar o pacote da destruição de Bolsonaro #PLdaBoiadaNão! #GrilagemNão!
Mesmo diante dos recordes de desmatamento na Amazônia, ruralistas e aliados de Bolsonaro pressionam para avançar com PLs terríveis ao meio ambiente e sem a devida participação da sociedade, cabe @rpsenador barrar esse retrocesso #PLdaBoiadaNão! #GrilagemNão!
Senadora @KatiaAbreu, na COP a sra prometeu não fazer nada contra a Amazônia, mas estudo do ISA mostra que se o PL da Boiada for aprovado o desmatamento vai explodir e inviabilizar o cumprimento das nossas metas climáticas! #PLdaBoiadaNão! #GrilagemNão!
Bolsonaro e a bancada ruralista querem enganar a população brasileira, mas nós sabemos que grilagem é crime! Mesmo assim, querem avançar com essa proposta absurda no @SenadoFederal. Não vamos permitir! #PLdaBoiadaNão! #GrilagemNão!
O PL da Boiada (fim do licenciamento ambiental) e o PL da Grilagem (legalização do roubo de terras públicas) vão liberar geral a destruição! Se aprovados, o desmatamento vai explodir de vez! E adeus compromissos internacionais do Brasil! #PLdaBoidadaNão! #GrilagemNão!
Se o PL 2159 for aprovado como está, só a Ferrogrão vai desmatar 53 mil km² até 2030, uma área do tamanho do Rio Grande do Norte ou nove vezes o território do DF. Senadora @KatiaAbreu, como relatora, está nas suas impedir essa tragédia! #PLdaBoiadaNão! #GrilagemNão!
Senador @jaqueswagner, o senhor sempre defendeu o meio ambiente. Contamos com você para barrar essas boiadas! Não podem passar! #PLdaBoiadaNão! #GrilagemNão!
O PL da Boiada e o PL da Grilagem estão para ser votados e desmontam nossa proteção ambiental! Está na hora de mostrar de que lado você está, senador @venezianovital! Do lado da vida e do meio ambiente ou do lado da destruição e de Bolsonaro! #PLdaBoiadaNão! #GrilagemNão!
Se o PL da Boiada for aprovado, será uma guerra entre os estados para ver quem fragiliza mais o licenciamento ambiental. O PL da Grilagem permite o roubo de terra pública! Ambos são uma porta para corrupção! Não podem passar, senador @alvarodias_ ! #PLdaBoiadaNão! #GrilagemNão!
Atenção! A bancada ruralista e a base de Bolsonaro querem a aprovação de leis que ameaçam ainda mais a população e o meio ambiente, principalmente na Amazônia. Não vamos permitir! Ajude a pressionar o @SenadoFederal dizendo: #PLdaBoiadaNão#GrilagemNão!
Você taí achando q o ano acabou, mas é justamente qdo estamos + distraídos q projetos perigosos podem ser aprovados, como os PLs da #Grilagem e o PL da Boiada no @SenadoFederal agora. Adivinha? 2021 ainda não acabou. Segue o fio! 🧶 #ALERTA. #GrilagemNão! #PLdaBoiadaNão!
É preciso #ATENÇÃO neste momento pq a pressão de Bolsonaro no #Senado aumentou e parlamentares da bancada do boi querem aprovar os PLs da #Grilagem e da Boiada antes do recesso de fim de ano. Nesta semana, os relatórios desses projetos podem ser votados nas comissões.
O teor dos textos ainda é incerto, mas com certeza eles trarão retrocessos graves contra o meio ambiente e as comunidades tradicionais. #PLdaBoiadaNão! #GrilagemNão!
O PL 2159 foi aprovado pela @camaradeputados em maio e, pelo texto, uma série de obras não precisariam de licenciamento, incluindo atividades agropecuárias. Direitos de indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais seriam prejudicados. #PLdaBoiadaNão! #GrilagemNão!
Já os PLs 2.633 e 510 podem legalizar invasões de terras públicas e de territórios tradicionais. Se aprovados, vão incentivar + a grilagem, desmatamento e violência no campo. Entenda como funcionam: #PLdaBoiadaNão! #GrilagemNão!
Se você tb é contra o roubo de terras, a favor da conservação ambiental e da proteção das comunidades indígenas, tradicionais e de seus territórios, peça aos senadores @KatiaAbreu e @rpsenador para não votarem as matérias e as retirarem de pauta! #GrilagemNão! #PLdaBoiadaNão!
Não precisamos de nova legislação porque o Brasil já tem instrumentos jurídicos suficientes, como a Lei 11.952/2009 que dispõe sobre regularização fundiária na #Amazônia Legal. Os PLs da Grilagem são totalmente desnecessários! #PLdaBoiadaNão! #GrilagemNão!
Quer entender tudo sobre o #PL490NÃO, que está em votação na CCJ? Segue o 🧶! Quem defende o projeto ataca os direitos indígenas! Ele pode inviabilizar demarcações e permitir até a anulação de Terras Indígenas e sua degradação ambiental.
O #PL490 quer aplicar às demarcações o #MarcoTemporal, que só reconhece terras que estavam sob posse dos indígenas em 1988. Ruralistas e bolsonaristas dizem que o PL torna lei “aquilo que já foi decidido pelo STF”, mas não é verdade! #PL490NÃO
📸 Tiago Miotto/Cimi
O Supremo ainda não tem jurisprudência sobre o #MarcoTemporal. A decisão sobre a Terra Indígena Raposa Serra do Sol, “embora tenha a eficácia de coisa julgada material (...) não incide automaticamente às demais demarcações,” afirma Edson Fachin, ministro do @STF_oficial.
Começa agora a reunião da CCJ que vai discutir o futuro das Terras Indígenas do Brasil. Enquanto indígenas protestam de forma pacífica do lado de fora, o ISA traz pra você os detalhes do acontece na comissão. Acompanhe com a gente! #PL490NÃO#TerraIndigenaFica
📸Andressa Zumpano
Neste momento, parlamentares aliados à causa indígena apelam para que a deputada Bia Kicis, presidente da CCJ, retire de pauta o #PL490NÃO. Ruralistas e bolsonaristas querem atropelar diálogo e aprovar a todo custo projeto que pode inviabilizar as demarcações. #TerraIndígenaFica!
Querem atropelar nossos direitos AGORA no plenário da Câmara, decretando a morte da Amazônia e de outros biomas. Não iremos permitir! Marque nos posts e escreva para o presidente da Câmara, @ArthurLira_. Pressione para que retire IMEDIATAMENTE da pauta o #PL3729NÃO!
URGENTE! Jabuti-monstro na Câmara! Ruralistas e bolsonaristas querem aproveitar a votação do projeto que acaba com o #LicenciamentoAmbiental para reduzir as matas que protegem cursos de água e encostas nas cidades (APPs)! #SalveoCódigoFlorestal! #PL3729NÃO!
#PL3729NÃO! O advogado do ISA Maurício Guetta comenta sobre o projeto de lei que pode extinguir o Licenciamento Ambiental, uma grave ameaça às Áreas Protegidas do país. 👇🏾
Qual o futuro que queremos para nós, nossas famílias e a próxima geração? @ArthurLira_ colocou uma pauta-bomba na Câmara hoje que bota em risco a Amazônia, nosso ar, nossa água e nossas vidas! #PL3729NÃO! #LicenciamentoFica! Saiba mais: isa.to/33xhDi3
Está começando o tuitaço contra o PL 3.729/2004, que quer dar um fim ao licenciamento ambiental no Brasil. Vem com a gente e ajude a pressionar para que essa proposta absurda saia de pauta JÁ! #LicenciamentoFica#PL3729Não
O licenciamento ambiental é o mais importante instrumento para prevenir que obras como hidrelétricas e rodovias provoquem impactos negativos ao ambiente e às populações. Mas @ArthurLira_ colocou o PL 3.729 em pauta e quer acabar com o licenciamento. #LicenciamentoFica#PL3729Não
O licenciamento ambiental é um conjunto de normas para reduzir impactos ambientais e sociais decorrentes de atividades humanas. Se discute no Brasil há décadas uma única lei que trate adequadamente do licenciamento. #LicenciamentoFica#PL3729Não
Em plena #Covid19, uma aliança entre governo Bolsonaro, ruralistas e empresários quer acabar com o #LicenciamentoAmbiental, destruir Terras Indígenas, Unidades de Conservação e quilombos. É hora de barrar esse esquema! 👉🏾 investigado.com.br
Hoje (10), @ArthurLira_ quer colocar o #PL3729 para votação. É a pior proposta sobre #LicenciamentoAmbiental da história. Se aprovado, vai multiplicar novas tragédias, como Brumadinho (MG)! O recado para os deputados é #LicenciamentoFica! Saiba mais:
Estaremos mobilizados contra a Mãe de Todas as Boiadas! Vem de tuitaço com a gente, hoje (10), às 14h, pelo #LicenciamentoFica, contra o #PL3729, que praticamente extingue o #LicenciamentoAmbiental no país. A boiada não vai passar!