Mesma praia, duas realidades: no litoral norte gaúcho, chama atenção na paisagem o limite entre os municípios de Capão da Canoa (à esquerda, na primeira foto) e Xangri-lá (à direita). A segunda foto mostra essa discrepância do ponto de vista da praia.
Para um leigo, a pergunta "por que de um lado da rua tem prédios e do outro não" parece não fazer sentido.
A legislação urbanística de Capão permite prédios de até 14 pavimentos, com 50 metros de altura e um Índice de Aproveitamento dos terrenos de até 3.5, maior do que em Porto Alegre, capital do estado.
Já em Xangri-lá, o zoneamento exige em boa parte da área uma altura máxima de 7 metros (podendo chegar a 9 metros em algumas áreas) e uma taxa de ocupação dos lotes de 60%.
Corretores da região informam que um terreno ao lado esquerdo da rua chega a valer até seis vezes mais que do lado direito.
O zoneamento restritivo de Xangri-lá levou à proliferação de condomínios horizontais fechados para alta renda.
Principalmente como segunda residência, enquanto Capão da Canoa se "urbanizou": tem proporção maior de população permanente e ruas mais vivas, com uso misto e muitos deslocamentos feitos a pé.
O exemplo destas duas praias é um experimento vivo de como a legislação urbanística impacta no desenvolvimento das cidades.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Caos Planejado

Caos Planejado Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @caosplanejado

29 Dec 21
O que você NÃO sabe sobre o Parque Burle Marx em Brasília/DF. Segue o fio🧶

Texto por André Sette.
O Parque Sarah Kubitschek, ou Parque da Cidade, é maior que o Central Park de NY e mais de 2,5 vezes maior que o Ibirapuera. Existe um projeto para criar um par espelhado do parque na Asa Norte, criando um gêmeo daquele que já é o maior parque urbano do mundo.
Apenas 10% da população de Brasília vive no Plano Piloto. Mesmo que o Parque da Cidade seja usado por moradores de outros bairros, criar um parque novo com o mesmo tamanho é completamente desproporcional.
Read 8 tweets
10 Dec 21
Os bairros Moinhos de Vento e Restinga, desde sua origem, são retratos da profunda desigualdade urbana que existe em Porto Alegre.
O Moinhos surge a partir de chácaras e mansões de famílias de elite que deliberadamente se instalaram então longe do Centro. O padrão de vida atual do bairro é equivalente ao de Portugal ou Espanha, com alguns usufruindo uma vida equivalente à Suíça ou Noruega.
Entre algumas demandas dos moradores está que a fiação elétrica seja enterrada, que buracos no asfalto sejam tapados, que menos prédios sejam construídos para evitar a "descaracterização" do bairro.
Read 9 tweets
13 Nov 21
7 ensinamentos urbanos de Tóquio. Segue o fio🧶
1. Espaços compartilhados: Nas ruas internas de Tóquio, calçadas e faixas de rolamento estão no mesmo nível e têm o mesmo calçamento.
2. Viadutos úteis: A parte inferior dos viadutos é quase sempre ocupada com atividades comerciais.
Read 8 tweets
16 Jul 21
Qual o "caráter original" de um bairro? Ao analisar o desenvolvimento de uma quadra na Greene St. em Nova York ao longo de quatro séculos, a cidade se mostra um processo constante de desenvolvimento, e a resposta para a pergunta se mostra mais difícil do que parece. Segue o🧶:
A Manhattan de arranha-céus que conhecemos é relativamente recente na sua história. Antes dos holandeses chegarem no que chamaram de "Nova Amsterdã" em 1625, Manhattan tinha florestas e pantanais, um ecossistema rico que tinha até ursos e lobos.
No início século 18 a área da Greene St. foi comprada para instalar uma grande fazenda, que não conflitou com o desenvolvimento urbano de Nova York, que até então ia apenas até Wall St., hoje considerado extremo sul da ilha de Manhattan.
Read 14 tweets
3 Oct 20
Um fio pra te convencer que Tóquio🗼🇯🇵 tem o melhor urbanismo do mundo, com inúmeras práticas para inspirar grandes cidades brasileiras. Vem comigo:
No séc. 18, Tóquio já tinha mais de 1 milhão de habitantes. Ao longo da sua história, a cidade sofreu com terremotos e bombardeios, possuindo hoje uma estrutura urbana complexa e diversa, com diferentes camadas históricas, usos mistos e diferentes tipologias arquitetônicas.
Os episódios destrutivos foram utilizados como oportunidade para abertura de vias largas e espaços públicos via Land Readjustment, transformando a antiga e estreita estrutura viária que, caso fosse mantida, poderia ter sido um gargalo ao seu crescimento urbano.
Read 24 tweets
22 Sep 20
No dia 22/set é celebrado o Dia Mundial sem Carro, Para alertar e conscientizar as pessoas sobre o uso do carro — responsável pela maioria das mortes no trânsito, poluição urbana e uso inadequado do espaço público — motoristas são incentivados a deixarem seus carros em casa. 👉🧵
A data é usada como oportunidade por diversas entidades e prefeituras para conscientização da população. No entanto, medidas tomadas por prefeituras nessa data devem ter baixo impacto e, muitas vezes, servem como propaganda enganosa.
A opção pelo uso do carro normalmente é por oferecer um modo mais rápido, seguro ou cômodo de deslocamento, causado pela falta de condições urbanas mínimas de infraestrutura, segurança ou densidade populacional, e não, como defendido por muitos, por mero "status".
Read 9 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(