#HackImpresa Agora que o @expresso e a @sicnoticias têm novamente uma casa, gostava de falar um pouco mais a sério sobre o tema.
Já se falou o suficiente, penso eu, para se perceber que este ataque não foi um ataque nem à imprensa, nem à democracia. Foi um ataque ao @Grupo_IMPRESA por motivos meramente financeiros.
Nada disto me impede de estar solidário com os jornalistas que ali trabalham e de pensar que não queria estar nos pés de todos os que ali trabalham. Já estive na situação de ter ativos digitais em baixo, devido a circunstâncias distintas, e não recomendo.
Também não me impede de estar solidário com a malta de IT do @Grupo_IMPRESA apesar de ter sérias reservas sobre a solução adoptada para alojar a nova casa do @expresso e da @SICNoticias (mas já lá irei, puristas do @WordPress)
Mas, e este é um "mas" muito importante, existe um problema grave que ainda não foi esclarecido: O que se passou com os dados pessoais e financeiros (cartões de crédito) dos assinantes do @expresso e de outros produtos do @Grupo_IMPRESA?
Não têm os jornalistas do @expresso #liberdadeparainformar sobre este tema? Não lhes interessa informar sobre o que pode ser um dos maiores leaks de informação pessoal a acontecer no nosso país?
Como já disse há alguns dias enquanto este tema não for esclarecido pelo @Grupo_IMPRESA tudo o que nos resta é a especulação e, a acreditar na notícia do @JornalNoticias de hoje, existe uma grande probabilidade de os criminosos terem tido acesso a estes dados.
Segundo as notícias os criminosos destruíram toda a informação, o que quer dizer que tiveram acesso a ela. Não é muito difícil de imaginar que, se tiveram acesso a ela, primeiro fizeram cópias da mesma. É um dos cenários em cima da mesa, que tem que ser esclarecido.
Este não é um tema menor e não pode ser ofuscado pela narrativa, compreensível mas errada, de que isto foi um ataque à liberdade de imprensa e à democracia. É rídiculo acreditar nisto, quando neste momento há verdadeiros ataques à liberdade de imprensa e à democracia a acontecer
Existem prazos legais para este tipo de situações serem reportadas à #CNPD e, tanto quanto sabemos, já foram ultrapassados e nada aconteceu, o que não se compreende. O tema tem que ser esclarecido.
Quanto à "nova casa" do @expresso e da @SICNoticias sei que é provisória mas a aposta em alojar o site em servidores externos, usando um tema de @wordpress standard (custa USD $29) que pode ser clonado por qualquer pessoa, é uma aposta arriscada.
E é uma aposta arriscada porque sendo o @expresso e a @SICNoticias a face mais visível do @Grupo_IMPRESA estarão por certo sobre o olhar de dezenas de criminosos que vão querer usar a posição de fragilidade para provocar (ainda) mais estragos.
Sei que para leigos colocar online um site , que é na realidade um tema de wordpress que nem sequer é alojado em servidores próprios) em 48h parece um feito extraordinário. Não é, lamento dizer, e acreditar nisso só demonstra a falta de literacia digital que existe.
Não controlar a plataforma onde estas novas casas estão, porque estão alojadas na @wpengine, é uma perda de autonomia e de controlo sobre dois ativos digitais valiosos que é também arriscada.
Por último gostaria de pedir que parem de usar a palavra "hackers" para descrever um grupo de criminosos, que estão ao mesmo nível de quem assalta uma loja ou um supermercado.
Informem-se sobre o que é RaaS (Ransomware as a Service) para perceberem que nem sequer é necessário saber programar para efetuar um ataque como aquele que foi feito contra o @Grupo_IMPRESA
Se chegaram até aqui, obrigado por lerem e já sabem:
Vão dar sangue, se puderem.
dador.pt

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Jorge Gomes

Jorge Gomes Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @JGomes_PT

9 Jun 21
Muito se fala sobre a radicalização do discurso, especialmente do discurso online. O caso do @padaoesilva é um caso de estudo interessante sobre este tema.
A estratégia, que não acredito que seja inocente, foi desenhada habilmente: Quem estiver contra a nomeação - e as benesses - que vão ser recebidas por @padaoesilva é anti-democrata, contra o 25 de abril, e contra o país.
É um discurso que já conhecemos e que, curiosamente, tem muitos pontos em comum com o discurso de Vieira. Aliás é curioso como Costa e Vieira, estrategicamente, são tão parecidos.
Read 13 tweets
8 Jun 21
Tem-se falado muito de #factchecking nos últimos tempos. Tenho a impressão que muitos que falam sobre o tema não sabem como funciona este negócio. Esta thread tenta explicar como funciona, porque é que funciona como funciona, e porque é que é um modelo que não devia existir
Em Portugal existe, à data, um OCS reconhecido como fact-checker: o @JornalPoligrafo. O @Observador tem o seu certificado expirado e/ou em renovação ifcncodeofprinciples.poynter.org/signatories
Mas afinal o que é faz de uma entidade um fact-checker? Pertencer à @factchecknet que, por sua vez pertence à @Poynter que por sua vez é financiada pelo @Facebook, @Google, @ckochfoundation entre outros:
poynter.org/major-funders/
Read 13 tweets
8 Jun 21
Desejo o maior sucesso ao @padaoesilva, alguém com um trabalho reconhecido, até além fronteiras, na temática do 25 de Abril e da defesa da democracia, e que merece todo o nosso respeito pelo papel fundamental que teve durante e após a revolução dos cravos
.
.
Read 25 tweets
1 May 21
Isto foi o que aconteceu em #Odemira, desde que se implementou a matriz de risco. Como podem ver foram precisas 7 semanas (SETE!) para as entidades responsáveis aceitarem que existia um problema.
Este gráfico é o retrato factual de como as autoridades locais, regionais, e nacionais falharam em toda a linha. Que não sejam elas agora a resolver este problema - usando todos os meios próprios que têm - não é admissível.
Não é também admissível que os responsáveis da SS, SEF, ACT, e Saúde - que durante 7 semanas andaram a assobiar para o ar - ainda estejam em funções.
Read 9 tweets
29 Apr 21
O auto-elogio dos membros do governo, deputados do partido do governo e dos seus acólitos nas redes sociais, é uma tentativa de fazer esquecer um período muito grave do combate à pandemia no nosso país, resultado de decisões que foram, intrinsecamente, políticas.
Não bastando este o auto-elogio totalmente despropositado, decidiu-se chamar a todos os que estiveram, e estão ainda, na primeira linha do SNS "uma força adormecida", dando a entender que antes de Março de 2020 não havia esforço ou empenho.
Tudo isto me leva de volta ao "milagre português" do verão passado, onde quem adormeceu foram os responsáveis políticos que não aproveitaram o abrandamento da pandemia para preparar o que já se sabia que aí vinha.
Read 15 tweets
9 Apr 21
Andam por aí uns gráficos sobre a segurança da vacina da AZ vs outros factores de risco. Têm impacto, são altamente partilháveis, mas nos comentários existem sempre pontos demasiado válidos (e escrevo isto sem ironia) para não os replicar.
Criou-se um problema em Março, relativamente à vacina da AZ. Foram tomadas decisões políticas antes de pareceres científicos, foram revertidas decisões políticas face à evidência científica, e novamente tomadas decisões que levantam questões que têm que ser respondidas
Ainda há uma semana os OCS tratavam este tema com total irresponsabilidade ("Sete pessoas vacinadas com AstraZeneca morreram devido a coágulos no Reino Unido")
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(