PSD com Rui Rio e IL com João Cotrim de Figueiredo.
Começa com uma excelente piada com o Rui Rio a dizer que é um social democrata e que há tanto socialismo em Portugal que pode concordar com a IL em cortar e privatizar.
JCF diz que o PSD não é alternativa e aponta que Rui Rio está a fazer uma campanha “prudente” e falta-lhe coragem.
A Clara de Sousa está a ajudar o Rui Rio coitadinho, bem precisa, até lembra o elogio de JCF a RR.
Rui Rio lembra o buraco nas finanças e a injustiça da flat tax.
Rui Rio diz que o OE não aguenta o programa da IL e que mais que utópico, é injusto.
JCF repete a mentira que os jovens emigram por causa da progressividade de impostos altos (e não de salários baixos).
Entre a Flat Tax e a baixa de IRC estamos a falar de 6 mil milhões por ano já.
JCF explica como se paga: ✨acreditamos✨ no crescimento económico e depois revela o jogo: é para cortar na despesa.
Rui Rio repete que as suas medidas assumem que há um crescimento normal. E vejo JCF pela primeira vez admitir que talvez não pusesse o programa liberal sem as circunstancias certas também.
Rui Rio diz que também falta mais investimento no programa da IL.
JCF diz que muitos escalões é mau e poucos escalões é bom. E Clara de Sousa serve de rodinhas de treino a dizer “e que países têm poucos escalões? São os que nos ultrapassaram?” Isto era como se num debate do CH ajudasse o AV “então e os ciganos do RSI, têm Maseratis não é?”
Clara de Sousa pior moderadora. Querem ambos privatizar a TAP. O Rui Rio diz que não quer privatizar a CGD e diz que a RTP pode ficar porque tem lucro 🤡🤡🤡🤡. Excelente defesa do serviço público. JCF quer acabar com tudo e criar mais uma renda garantida lol
Sinto que estou a perder neurónios a ver isto. O Rui Rio defende o papel social e económico da CGD mas se tiver prejuízos já não tem certeza. Mais dois debates com o JCF e o Rui Rio já aceita privatizar a PSP se isto continuar assim.
JCF pegou num chavão estranho “não deixam que os prejuízos privados permaneçam privados” para falar da CGD… mas a CGD não é privada. Ninguém pegou nisso.
Clara de Sousa pergunta o que acontece aos funcionários públicos do SNS a JCF. JCF diz que passariam a ser privados 🤷🏻♂️
Liberal odeia funcionários públicos porque odeia todas as pessoas que não pode explorar. “O privado precisa de colaboradores” 🤡
As propostas da IL começam com um chavão tipo “ADSE para todos” e depois para explicar precisam disto
Não há liberdade de escolha em nenhum dos sistemas, nem do PSD nem da IL. Há rendas garantidas e o privado continua a seleccionar que utentes aceita.
JCF mente e diz que cheque-ensino seria mais barato por aluno. O que dá cabo do elevador social é a escola pública para o JCF.
RR diz que o raciocínio está bem mas RR lembra que quanto menos alunos tiver o público mais caro será por aluno. RR diz que o público deve ter a maior qualidade possível e lembra que há coisas mais baratas porque o privado escolhe os alunos 🤷🏻♂️
JCF diz que a IL vai puxar o PSD à direita basicamente, a fazer-se ao entendimento pós eleitoral.
Clara diz que a IL é o novo CDS. RR diz que é preciso garantir que a direita vai ganhar eleições primeiro. Tenta colar o PSD ao PS. RR diz que um voto na IL pode ajudar o Costa.
Conclusão: estamos muito mal se forem estes a liderar o país. Privatizações, rendas garantidas a ricos, cortar impostos a ricos, basicamente tudo o que correu mal nos últimos 40 anos em Portugal. Buyer beware.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
LIVRE com Rui Tavares e CDS com Francisco Rodrigues dos Santos
Rui Tavares tenta falar do resto do programa mas querem falar do RBI. Bom spin “passou a falar do RBI em vez da prisão perpétua”.
RT lembra que à direita nunca se pergunta quanto custa. Lembra que o PSD/CDS deu 30 milhões aos mais ricos na Câmara de Lisboa e ninguém perguntou nada. Quando é para dar aos mais pobres há muitas perguntas.
Pergunta ao FRS onde vê a ideologia de género e sexualização da escola.
FRS diz que o programa do LIVRE fala de distribuir riqueza mas não de gerar e por isso é uma fábrica de impostos. Saca uma frase do Reagan “se taxa mexe”.
O FRS está muito preocupado com impostos sobre fortunas de mortos e sobre segundas habitações de estudantes (????)
Começamos pela votação do orçamento com o Adelino a fazer de Jerry Springer “por que é que o BE foi irresponsável?”
Adelino não quer saber, quer o soundbite de “o BE foi irresponsável”
Este argumento de “abriu a porta à direita” por muito que também não queira um crescimento da direita é pouco democrático. Não é o BE que vota na direita, se a direita cresce é porque as pessoas votam nela 🤷🏻♂️ a esquerda (e o PAN) têm de ter é respostas melhores.
CM diz que o país precisava de um OE que respondesse às necessidades das pessoas e o PS não deu. CM diz que quem abre a porta à direita é o PAN que pondera viabilizar orçamentos do PSD que quer privatizar a saúde, como viabilizou, por exemplo nos Açores.
⭐️ BE-PAN na RTP3 às 18:15
⭐️ PSD-IL na SIC às 21h
⭐️ CDS-LIVRE na TVI24 às 22h
Antevisão ⬇️
⭐️ BE-PAN na RTP3 às 18:15
O BE pode aproveitar aqui a trajectória descendente do PAN e o seu histórico ecológico para ganhar uns pontos. Atacar a contradição básica que o PAN não tem soluções que combatam as causas da emergência climática porque não é anticapitalista, por ex.
O PAN vai falar de como foi responsável em não mandar abaixo o OE, o BE em como o PAN seria uma muleta ineficaz do PS. Acho que a CM vai ter um killer instinct maior que Rui Tavares em estabelecer diferenças entre BE e PAN, mas convém não subestimar ISR, que tem sido combativa.
Primeira pergunta sobre a eco-geringonça a Rui Tavares (PS-PAN-PEV-LIVRE) porque excluir Bloco e PCP?
Rui Tavares diz que não exclui ninguém que responda ao tempo presente, defenda causa ecológica. Quem virou a página da austeridade tem de virar a página do extrativismo, poluição, mau ordenamento, etc, baseada numa economia do conhecimento e descarbonização.
Ataca a vontade de governar sozinho do PS e a intransigência do BE e PCP, que INSISTE, quer que façam parte de um pacto para 4 anos. Difícil convidar pessoas e chamá-las de chantageadoras do voto útil ou intransigentes. Diz que não há motivo para excluir o PAN.
AV muito triste por ser excluído por alguém que diz que vota muito com o PS, a IL.
CH tenta colar com a IL ao PS, ao PAN mas no fim diz que admite viabilizar um governo de direita (cough Açores cough).
Chama à IL partido dos privilegiados (telhados de vidro)
Ri em voz alta (e o JCF parece também ter rido) quando AV agrupou “os menos privilegiados e empresários”
JCF diz que o CH é um partido falhado, que não propõe coisas difíceis, não é confiável que diz tudo e o seu contrário, é desorganizado e extremista que está claramente a perder gás.