Como acontece o lobby chinês na política brasileira?
Quem são os personagens dessa relação?
Spoiler: essa história envolve prisões, acusações de contrabando, assassinatos, narcotráfico, roubo de carga, corrupção e o Ronaldinho Gaúcho.
Boa leitura:
Esse sujeito aqui se chama Fausto Pinato.
Fausto é deputado federal, filiado ao Progressistas, presidente e idealizador da Frente Parlamentar Brasil-China.
Ele é do Centrão, da bancada evangélica, da bancada ruralista e lidera a Frente Parlamentar do Brics.
A mãe de Fausto Pinato se chama Antonia Ruy Cogo.
Em 2015, o @JornaldoBrasil publicou que ela fez um boletim de ocorrência denunciando ter recebido agressões físicas de Fausto. Na ocasião, disse temer "pelo fato de saber que o filho tem caráter violento". jb.com.br/pais/noticias/…
O pai de Fausto Pinato se chama Edilberto Donizeti Pinato.
Em outubro de 2019, Edilberto recebeu um salário líquido de R$ 21.770,29 da estatal CEAGESP. ceagesp.gov.br/wp-content/upl…
Segundo reportagem da @folha, no governo Temer, a CEAGESP se tornou um espaço "administrado por indicados do deputado federal Fausto Pinato (PP-SP). Os indicados incluem até o pai do parlamentar, condenado por homicídio".
Em março de 2021, após Fausto Pinato reiteradamente criticar o governo federal por sua política externa - especialmente em relação à China - o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL/SP) usou o Twitter para provocá-lo sobre o caso CEAGESP.
Law Kin Chong esteve preso em diferentes ocasiões e já foi até estrela de CPI.
Em 2007, numa dessas prisões, Gilberto Kassab, então prefeito de São Paulo, estampou a capa do Estadão com a frase:
"Senhor Law, São Paulo não o quer aqui. O senhor é bandido."
Thomas Law, filho de Law Kin Chong, foi preso em 2006.
A @AgenciaEstado diz que ele foi "apontado pelos policiais como o "gerente" dos negócios da família", acusado de "lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e formação de quadrilha".
O @Metropoles acusa Mario Ye Sui Yong (que nunca foi condenado por isso) de ser o "general do exército chinês da pirataria", comandando "os braços do esquema criminoso que alimenta o comércio do contrabando e a venda de produtos falsificados no Brasil".
Além da Vinte e Cinco de Março, Mario Ye Sui Yong também está associado à Feira do Paraguai, em Brasília.
O Paraguai é uma das principais origens de contrabando no Brasil.
Lembra quando o Ronaldinho Gaúcho foi preso no Paraguai com passaporte falso? Mario esteve na mesma investigação, pelo mesmo motivo. abc.com.py/nacionales/202…
Na ocasião ele se apresentou como "presidente honorário" da Frente Parlamentar Brasil-China, presidida por Fausto Pinato.
O jornal paraguaio @ABCDigital diz que Mario fez ao menos 10 voos entre o Brasil e o Paraguai entre novembro de 2017 e outubro de 2018 - e que provavelmente esteve na posse do presidente paraguaio Mario Abdo Benítez, no dia 15 de agosto de 2018.
Em depoimento para o Ministério Público do Paraguai, Wilmondes Sousa Lira, acusado de chefiar a organização criminosa que fornecia os passaportes falsos, citou Fausto Pinato como o responsável por lhe aproximar, entre outros, de Mario Ye Sui Yong.
Pinato também é acusado de aproximar Adriana Mendoza, assessora do deputado paraguaio Freddy D’Ecclesiis Giménez, de Wilmondes.
Nesta foto, D’Ecclesiis está junto a Mario Ye Sui Yong num voo particular. A família de D’Ecclesiis é acusada de narcotráfico. abc.com.py/nacionales/202…
É isso o que revela, com documentos, uma reportagem do mesmo @ABCDigital: uma extensa linha de conexão do deputado paraguaio Freddy D'Ecclesiis Giménez com o narcotráfico internacional.
Wilmondes Sousa Lira - o acusado de chefiar a organização criminosa dos passaportes falsos paraguaios - revelou ao Ministério Público do Paraguai que foi apresentado a Freddy D’Ecclesiis por intermédio de Fausto Pinato.
(Sobre o Ronaldinho Gaúcho: ele foi ao Paraguai com um passaporte falso para lançar um livro, a convite de Dalia López, dona da Permanent Oriental Holding S.A. Dalia é especializada em importar produtos da China e é amiga de Adriana Mendoza.)
Adriana Mendoza participou de uma reunião do Grupo Parlamentar Brasil-Paraguai no Senado Federal.
Na ocasião ela foi apresentada como "Assessora Externa em Assuntos Internacionais do gabinete do Deputado Nacional Freddy Giménez, da República do Paraguai". www25.senado.leg.br/web/atividade/…
Adriana Mendoza se apresenta como "Presidenta de Honra" da Associação Geral de Qing Tian do Brasil.
Quem foi empossado presidente da Associação Geral de Qing Tian do Brasil?
Ele mesmo: Mario Ye Sui Yong.
Nesta foto, Mario Ye Sui Yong (o primeiro à direita), aparece com Mario Abdo Benítez (ao centro), presidente do Paraguai, o deputado paraguaio Freddy D’Ecclesiis Giménez (o primeiro à esquerda) e Adriana Mendoza.
Mario Ye Sui Yong parece ter o hábito de conviver com autoridades políticas.
Nesta foto aqui ele está ao lado do presidente Michel Temer. Ao lado dos dois está Fausto Pinato.
Como presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, Fausto Pinato promoveu uma homenagem pública a Mario Ye Sui Yong na Câmara dos Deputados: concedeu a ele uma placa de honra ao mérito.
Mario é homenageado enquanto "presidente de honra" da Frente Parlamentar.
Em 2017, Mario também recebeu uma homenagem da Assembleia Legislativa de São Paulo. Na ocasião, Célia Leão, deputada do PSDB, chamou Mario de "maior autoridade da comunidade chinesa".
- Aplaudindo a ele, aplaudimos a todos nós e aos nossos homenageados.
Em 2017, Mario Ye Sui Yong foi empossado presidente de honra da Associação Chinesa do Brasil.
O vice-presidente da Associação Chinesa do Brasil é um sujeito chamado Zheng Xiao Yun - também conhecido como Marcos Zheng.
Marcos Zheng foi preso em 2020, suspeito de liderar uma quadrilha que furtou 15 mil testes de coronavírus e 2 milhões de equipamentos de proteção individual, no início da pandemia.
O roubo cinematográfico dessa carga ocorreu no Aeroporto de Guarulhos.
O @Estadao conta que Marcos Zheng "intermediou encontros de banqueiros e empresários chineses no Palácio dos Bandeirantes", sede do governo de São Paulo.
O encontro no Palácio dos Bandeirantes é este aqui.
Nele, o então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, aparece com Chen Weihua (então diretor da agência estatal de notícias Xinhua) e Zhang Guanghua, presidente do Bank Of China Brasil.
Marcos Zheng é o primeiro à esquerda.
O @Estadao diz que Marcos Zheng tem "um policial militar e um sargento da reserva do Exército Brasileiro" como guarda-costas.
Além de vice-presidente da Associação Chinesa do Brasil, Marcos preside a Associação de Xangai no Brasil, outro grupo de defesa dos interesses chineses.
Em abril de 2021, um sujeito chamado Zhang Wei faleceu, executado por dois homens. Ele recebeu dez tiros nas costas e um no braço.
Quem era Zhang Wei? Presidente da Associação Chinesa do Brasil.
Segundo o @portalR7, "a polícia acredita que o crime tenha sido motivado por alguma desavença relacionada aos negócios que eles [Zhang e Jianping] mantinham". A reportagem também denuncia o envolvimento de policiais militares no assassinato.
Na viagem oficial do governo brasileiro à China, o deputado tratou certos gestos diplomáticos entre os dois países como uma parceria da Frente Parlamentar Brasil-China com a Associação Chinesa do Brasil.
Quando a própria Frente Parlamentar Brasil-China foi lançada, liderada por Fausto Pinato, a Associação Chinesa do Brasil esteve presente no evento na Câmara. camara.leg.br/noticias/51031…
A Frente e a Associação são um elo de ligação entre políticos e empresários dos dois países.
Em 2020, a @RevistaCrusoe publicou uma reportagem acusando Fausto Pinato de reunir "um lobista chinês e um empresário de Fortaleza para a negociação de 57 mil testes de coronavírus".
Pinato diz que age apenas para defender os melhores interesses do Brasil.
Perceba: Fausto Pinato não é um ideólogo; é um "pragmático".
Ele assume ser de centro-direita. Apoiou a eleição de Bolsonaro e o impeachment de Dilma. Votou a favor da Reforma Trabalhista e do Teto de Gastos. É adepto de uma forma de fazer política mais antiga que eu e você.
Ao fim, as forças que comandam a política em Brasília não são a esquerda e a direta, mas o poder e o dinheiro - eventualmente encharcados de sangue.
Como disse um velho mais sábio do que eu: ninguém poderia dormir tranquilo se soubesse como são feitas as salsichas e as leis.
Todas as informações desta thread apresentam documentos oficiais e reportagens de veículos de imprensa.
Não estou acusando qualquer personagem retratado aqui de qualquer crime que a Justiça não esteja envolvida, mas dando publicidade a esse material.
De 24 a 28 de janeiro publicarei uma série de conteúdos sobre a China, disponíveis em diferentes plataformas.
Para não perder nada você precisa se cadastrar neste link. 100% gratuito.
Sou bloqueado no Twitter: 1) pelo embaixador da China no Brasil, 2) pelo próprio perfil da embaixada chinesa.
Como a China enxerga o Twitter?
É perigoso criticar o Partido por aqui?
Há bots e influenciadores pagos para elogiar o governo chinês e seus diplomatas?
Conto aqui:
O Twitter é oficialmente bloqueado na China.
Ainda assim, muitos chineses acessam este espaço através de uma VPN - uma rede privada, criptografada, capaz de burlar sites bloqueados.
O pau está pegando na gloriosa nação do Cazaquistão, a terra do Borat.
Há o pacote completo dos clichês das extintas repúblicas soviéticas: violência policial, censura e degola de estátuas de ex-líderes socialistas.
Preparei esta thread pra você não ficar perdido no noticiário:
Esse cara aqui se chama Nursultan Nazarbayev.
Quando a União Soviética caiu e o Cazaquistão conquistou sua independência, em 1991, Nursultan virou presidente deste país (ele era o único candidato e obteve 98,80% dos votos).
Nursultan Nazarbayev já havia exercido cargos importantes na República Socialista Soviética Cazaque - de primeiro-ministro a secretário do Partido Comunista.
Empossado presidente do Cazaquistão, ele permaneceu no cargo como ditador até 2019.
Entramos de cabeça na maior pandemia do último século, e sairemos dela com enormes machucados.
Mas não podemos perder o contexto: até o fim desta década o mundo será bem diferente - e há bons motivos pra ser otimista.
Quer conhecer o seu futuro? Eu conto:
Sim, em apenas 8 anos a vida na Terra terá mudado.
Haverá mais pessoas na terceira idade que na infância.
A África será mais populosa que o Leste da Ásia.
A Índia será mais populosa que a China.
Mais da metade do patrimônio líquido mundial pertencerá às mulheres.
Em 2030, o mundo abrigará 1 bilhão de pessoas a mais. E ainda assim, haverá menos europeus no planeta.
A China será o maior país cristão do mundo - e a maior potência econômica mundial.
A segunda maior economia do planeta, em paridade de poder de compra, será a Índia.
Peng é uma tenista chinesa - campeã de Wimbledon e Roland Garros - que chamou a atenção do mundo nos últimos dias ao acusar o ex-vice-premier chinês Zhang Gaoli de estuprá-la.
Peng sumiu após este episódio.
Essa é a sua história.
No dia 2 de novembro, Peng publicou no Weibo - o Twitter chinês - que havia sido forçada a manter relações sexuais com Zhang Gaoli.
Em minutos sua postagem foi apagada, e imediatamente todo conteúdo relacionado ao tema foi censurado na internet chinesa.
Para tentar driblar a censura no Weibo, os chineses passaram a se referir a Peng utilizando nomes semelhantes, com suas iniciais. Mas mesmo essas tentativas acabaram censuradas.
Quando a CNN transmitiu a notícia, o sinal da emissora foi cortado na China.
Partidos e candidatos brasileiros que defendem entusiasticamente, sem asteriscos, este personagem, assumem natural aproximação ideológica com esta plataforma de governo:
1. A criação de uma nova constituição, “que debe concluir en el desmontaje del neoliberalismo y plasmar el nuevo régimen económico del Estado”.
2. A estatização "de los sectores mineros, gasíferos, petroleros, hidroenergéticos, comunicaciones, entre otros"
3. Todas as dívidas públicas “deben ser canceladas en el país, previa renegociación de las cifras primarias”.
4. A regulamentação da imprensa, defendendo os "legados de Lenin y Fidel" nessa matéria. O Peru Libre abertamente não defende a liberdade de imprensa.