Dá pra diferenciar gripe e #covid_19?

Tá todo mundo ficando doente, e a baixa disponibilidade de testes de covid ainda é um problema. Por isso, tentar identificar as diferenças pode ajudar na decisão de se isolar e evitar que o coronavírus se espalhe por aí ⬇️
Em geral, os sintomas são bem parecidos: febre, cansaço, tosse, dores musculares, entre outros. Sendo assim, o ideal é observar não apenas os sintomas em si, mas como e quando eles apareceram, por exemplo.
A gripe começa com tudo. Você vai dormir, sente que a garganta está arranhando um pouco e já acorda doente, com mal-estar, dores nas costas, indisposto, com febre. É difícil levantar da cama, trabalhar fica quase impossível.
Na #covid_19, não costuma ser assim. Os sintomas estão lá: uma dor de garganta, indisposição. Mas eles vão piorando ao longo dos dias. A instalação é mais lenta do que na gripe comum.
Como estamos vivendo um surto de H3N2 e ainda lidando com a covid, para ter certeza é preciso fazer o teste. Infelizmente, com a alta procura, está mais difícil ter acesso a ele.
Para qualquer um dos quadros, evite sair de casa, se hidrate e descanse. Se os sintomas piorarem, procure um médico.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Portal Drauzio

Portal Drauzio Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @drauziovarella

Jan 17
O melhor jeito de não cair em fake news é seguindo alguns passos ⬇️
🔶 Leia a notícia completa!

O título não é resumo, é apenas o início da matéria ou do artigo.
🔶 Cheque a data!

Preste atenção na data em que a notícia foi publicada, pois matérias antigas podem não representar o contexto atual.
Read 6 tweets
Jan 15
Só quem já sofreu uma intoxicação alimentar sabe o quanto isso pode ser desagradável. Mas sabia que, embora a maior preocupação seja com o que comemos na rua, a maioria das infecções alimentares ocorrem em casa? Segue o fio:
A intoxicação alimentar é, geralmente, causada por bactérias ou suas toxinas, e pode ser grave em crianças e idosos. A contaminação pode ocorrer durante a manipulação, preparo, conservação e/ou armazenamento dos alimentos.
A ingestão de água ou alimentos contaminados por bactérias; vírus como o Rotavírus, ou suas respectivas toxinas; fungos ou componentes tóxicos; e produtos químicos, como agrotóxicos e metais pesados, podem causar a intoxicação alimentar.
Read 11 tweets
Jan 14
Tá todo mundo de olho na lista do BBB, mas como o coronavírus não dá trégua, a gente quer saber: qual tipo de máscara vocês estão usando?
Por causa das mutações no vírus, a Ômicron é mais transmissível do que as demais variantes. Um estudo publicado na revista The Lancet mostra que cada infectado com a Delta transmite o vírus para até, em média, 7 pessoas. Para os infectados pela Ômicron, esse número chega a 10.
Por isso, usar máscaras mais reforçadas é tão fundamental para enfrentarmos todas as variantes sem vermos o sistema de saúde colapsar novamente – já que 68% dos brasileiros tomaram a segunda dose da vacina contra a covid, e um número bem menor teve acesso a dose adicional.
Read 6 tweets
Jan 13
A variante Ômicron tem gerado um aumento gigantesco de casos de covid-19 no mundo todo, e proteger as crianças com a vacina é um dos caminhos para enfrentar mais essa etapa da pandemia. Segue o fio:
Para se ter uma ideia, apenas em duas semanas Nova York registrou um aumento de mais de 400% no número de casos novos diários. Nas capitais europeias, a pandemia também ganha força. E estamos começando a observar a mesma situação no Brasil, mesmo sem acesso a dados oficiais.
A variante Ômicron é mais transmissível que as outras variantes e tem período de incubação mais curto. Apesar da sua alta disseminação, a proteção oferecida pelas vacinas vai evitar a disputa por leitos de UTI e respiradores mecânicos.
Read 6 tweets
Oct 7, 2021
O DIU é um método contraceptivo de longo prazo que impede o contato dos espermatozoides com os óvulos. O objeto em formato de T é inserido no útero e tem duas grandes classificações: hormonal, como o DIU Mirena ou Kyleena, e não hormonal, como o revestido de cobre ou de prata.
A escolha de usar o DIU pode ir além da prevenção de uma gravidez. O DIU hormonal, por exemplo, ajuda no controle de sangramentos vaginais e na reposição de hormônios.
O DIU de cobre ou de prata alteram o ambiente uterino para impedir a fecundação, mas não interferem na ovulação ou no ciclo menstrual. Por outro lado, geralmente têm como efeito colateral o aumento do fluxo sanguíneo durante a menstruação.
Read 13 tweets
Oct 6, 2021
🏳️‍⚧️Como funciona a hormonioterapia para mulheres trans no SUS?

A terapia hormonal provoca mudanças corporais que fazem com que a aparência física da pessoa esteja de acordo com sua identidade de gênero, melhorando o bem-estar físico, mental e emocional. ⬇️
Em 2020, o Conselho Federal de Medicina (CFM) reduziu de 18 para 16 anos a idade mínima para iniciar a terapia hormonal. No entanto, a portaria do Ministério da Saúde sobre o processo no SUS mantém 18 anos como idade mínima.
Para começar a terapia, é preciso buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima de sua residência. Se não for possível seguir na UBS, a própria unidade encaminhará o caso para um centro especializado.
Read 9 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(