CURIOSIDADE: Na semana passada, a Neuralink, startup de neurotecnologia fundada por Elon Musk, divulgou uma vaga de Diretor de Ensaios Clínicos.
Fundada em 2016, a empresa desenvolve interfaces cérebro-máquina implantáveis e já faz testes com animais.
Em 2021, a companhia divulgou seus primeiros resultados de teste feitos em macacos.
Inclusive tem um vídeo do Pager jogando Pong, sem usar um controle, apenas com o "poder da mente".
Conforme o próprio Musk já anunciou anos atrás, a tecnologia “permitirá que alguém com paralisia use um smartphone com a mente mais rápido do que alguém usando os polegares”.
E afirmou que essa é uma chance de "restaurar a funcionalidade integral do corpo de alguém que teve uma lesão na coluna".
Como podemos ver, a maior aposta da Neuralink é no uso médico, e de acordo com a empresa, a tecnologia poderia proporcionar uma "simbiose" entre mente e máquina, permitindo o armazenamento e reprodução de memórias, curar paralisia, cegueira, perda de memória e outras doenças.
Porém, já tem muito entusiasta afirmando que o chip implementado no cérebro também poderá fazer com que essas memórias armazenadas sejam salvas para serem colocadas em um novo corpo, por exemplo, ou em um robô.
Mas calma. Mesmo que a vaga esteja aberta, é importante falar que a Neuralink não tem a aprovação da agência Food and Drug Administration (FDA), semelhante à nossa ANVISA, para iniciar os estudos clínicos dos chips cerebrais.
E aí, qual a sua opinião sobre o assunto?
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
O retorno de uma empresa vem basicamente de três fatores: o earnings yield, crescimento e expansão de múltiplo.
Vou mostrar um jeito simples para ver de onde vem o retorno de uma empresa para um período hipotético de 10 anos, liquidando a posição no final:
Earnings Yield (EBIT/EV):
É a divisão do lucro operacional (EBIT) pelo valor da firma (EV) e mostra o yield de lucro proveniente das operações.
Ex: empresa ABC tem 1 bi de lucro operacional (EBIT) e valor a firma (EV) de $10 bi
Earnings Yield: 1 bi ÷ 10 bi = 10%
Portanto, no cálculo do retorno da empresa ABC utilizaremos earnings yield de 10%
Não costumo falar de volatilidades a curto prazo, por acreditar que este tipo de informação vai de encontro à filosofia de investimento que tanto cito por aqui. E contraria as principais lições de investidores como Buffett, Munger, Graham, entre outros.
Porém...
...como recebi MUITAS mensagens hoje perguntando o que está acontecendo nos índices dos EUA, venho aqui trazer dados relevantes.
Leia até o final:
1. “O mercado de ações é uma grande distração para o negócio de investimentos.” – John Bogle, Fundador e ex-CEO do The Vanguard Group
Um dos vieses humanos que devemos batalhar contra nos investimentos é a Tendência a Evitar Dúvida (Doubt-Avoidance Tendency).
O cérebro humano foi programado evolutivamente para rapidamente remover dúvida e chegar numa decisão, principalmente em situações de estresse.
É possível perceber como a evolução favoreceu animais ao longo de dezenas de milhares de anos que tendiam a tomar decisões em pouco tempo, rapidamente eliminando a dúvida:
É claramente contra produtivo para animais que são potenciais presas de um animal maior, levar um longo tempo para a tomada de decisão, quando qualquer segundo pode ser uma vantagem em uma fuga pela vida.
Charlie Munger é considerado não apenas um dos maiores investidores, como também um dos maiores pensadores do mundo dos investimentos. Ainda assim, são poucos os detalhes que sabemos a respeito de sua estratégia de investimentos.
Ao contrário de seu sócio, Warren Buffett, que vem escrevendo cartas aos acionistas da Berkshire há décadas, Munger produziu raras publicações que dizem respeito a detalhes de suas atividades de investimento.
Apesar disso, reunindo várias fontes, é possível ter alguns insights sobre sua carreira, que podemos dividir em três etapas, as quais vou falar ao longo dos próximos dias.