O retorno de uma empresa vem basicamente de três fatores: o earnings yield, crescimento e expansão de múltiplo.
Vou mostrar um jeito simples para ver de onde vem o retorno de uma empresa para um período hipotético de 10 anos, liquidando a posição no final:
Earnings Yield (EBIT/EV):
É a divisão do lucro operacional (EBIT) pelo valor da firma (EV) e mostra o yield de lucro proveniente das operações.
Ex: empresa ABC tem 1 bi de lucro operacional (EBIT) e valor a firma (EV) de $10 bi
Earnings Yield: 1 bi ÷ 10 bi = 10%
Portanto, no cálculo do retorno da empresa ABC utilizaremos earnings yield de 10%
Crescimento:
Digamos que você estimou que a empresa tem capacidade de crescer o lucro operacional em 5% ao ano pelo período analisado de 10 anos, portanto, usaremos 5% para a parte de crescimento.
Expansão de múltiplo:
A empresa ABC negocia num múltiplo EV/EBIT de 10, mas, devido a qualidade da empresa, você acredita que um múltiplo justo seria EV/EBIT de 20.
Vamos calcular o retorno da expansão do múltiplo no período "n" de 10 anos:
Logo, nesse caso, uma aproximação útil para estimar o retorno anual, mantendo a posição por 10 anos e liquidando no final, seria:
= Earnings yield + Crescimento + expansão de múltiplo
= 10% + 5% + 7% = 22% a.a.
Notas:
*O melhor indicador para usar como lucro operacional (EBIT) é:
EBIT = EBITDA – CapEx de manutenção
*O crescimento pode ser melhor estimado ao multiplicar a taxa de reinvestimento pelo ROIC, ou seja:
Taxa de reinvestimento = (CapEx de crescimento ÷ NOPAT)
Crescimento do lucro = Taxa de Reinvestimento × ROIC
*É difícil estimar um múltiplo justo para a empresa e vale citar que o efeito para o retorno pode ser negativo caso haja contração de múltiplo.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Não costumo falar de volatilidades a curto prazo, por acreditar que este tipo de informação vai de encontro à filosofia de investimento que tanto cito por aqui. E contraria as principais lições de investidores como Buffett, Munger, Graham, entre outros.
Porém...
...como recebi MUITAS mensagens hoje perguntando o que está acontecendo nos índices dos EUA, venho aqui trazer dados relevantes.
Leia até o final:
1. “O mercado de ações é uma grande distração para o negócio de investimentos.” – John Bogle, Fundador e ex-CEO do The Vanguard Group
Um dos vieses humanos que devemos batalhar contra nos investimentos é a Tendência a Evitar Dúvida (Doubt-Avoidance Tendency).
O cérebro humano foi programado evolutivamente para rapidamente remover dúvida e chegar numa decisão, principalmente em situações de estresse.
É possível perceber como a evolução favoreceu animais ao longo de dezenas de milhares de anos que tendiam a tomar decisões em pouco tempo, rapidamente eliminando a dúvida:
É claramente contra produtivo para animais que são potenciais presas de um animal maior, levar um longo tempo para a tomada de decisão, quando qualquer segundo pode ser uma vantagem em uma fuga pela vida.
CURIOSIDADE: Na semana passada, a Neuralink, startup de neurotecnologia fundada por Elon Musk, divulgou uma vaga de Diretor de Ensaios Clínicos.
Fundada em 2016, a empresa desenvolve interfaces cérebro-máquina implantáveis e já faz testes com animais.
Em 2021, a companhia divulgou seus primeiros resultados de teste feitos em macacos.
Inclusive tem um vídeo do Pager jogando Pong, sem usar um controle, apenas com o "poder da mente".
Conforme o próprio Musk já anunciou anos atrás, a tecnologia “permitirá que alguém com paralisia use um smartphone com a mente mais rápido do que alguém usando os polegares”.
Charlie Munger é considerado não apenas um dos maiores investidores, como também um dos maiores pensadores do mundo dos investimentos. Ainda assim, são poucos os detalhes que sabemos a respeito de sua estratégia de investimentos.
Ao contrário de seu sócio, Warren Buffett, que vem escrevendo cartas aos acionistas da Berkshire há décadas, Munger produziu raras publicações que dizem respeito a detalhes de suas atividades de investimento.
Apesar disso, reunindo várias fontes, é possível ter alguns insights sobre sua carreira, que podemos dividir em três etapas, as quais vou falar ao longo dos próximos dias.