Segunda-feira de carnaval e o bloquinho do #TodosPelasVacinas já está a todo vapor, com a máscara PFF2 bem ajustada, vacina no braço e muita alegria para curtir esse carnaval com segurança! A @rutemga2 preparou com muito carinho esse fio com várias dicas! Dá uma olhada! Image
O Carnaval chegou e, enquanto alguns planejam viajar ou comemorar com amigos ou familiares, mesmo tendo sido cancelados bailes ou apresentações de blocos carnavalescos ou desfiles das escolas de samba nos espaços/vias públicas, sabemos que as aglomerações estão acontecendo
Sabemos, também, que há AINDA muitas pessoas SEM NENHUMA DOSE de vacina, outras tantas com ESQUEMA VACINAL INCOMPLETO, além das que NÃO PODEM receber o imunizante devido a problemas de saúde específicos
Sendo assim, nós da @redeanalise, trazemos nossas recomendações, pois nossa preocupação é constante. Acompanhe o fio e divulgue!
1/ Vamos, como se diz por aí, “começar pelo começo”, ou seja, vamos recordar as orientações gerais. Elas servem para toda e qualquer variante!
2/ O que é mesmo a covid-19? É uma doença infecciosa, causada por um vírus, o novo coronavírus, ou SARS-CoV-2, e suas variantes.
3/ Como ficamos doentes? Como “pegamos a covid”? Aqui a pergunta mais adequada é: como “pegamos o vírus” ou como “desenvolvemos a doença covid-19”.
4/ Nós transmitimos o novo coronavírus quando eliminamos gotículas de saliva contaminada ao respirar, espirrar, falar, gritar, cantar, tossir ou bocejar. A contaminação pode ocorrer também ao compartilhamos copos, talheres, garrafas, etc.
5/ As gotículas que liberamos no ambiente podem ter diferentes dimensões. As maiores se deslocam para até 1,5 metro (por isto necessitamos do distanciamento interpessoal de pelo menos 1,5 a 2m dependendo das condições do local).
6/ Elas podem atingir superfícies, nas quais o vírus ficará viável por horas, a depender da constituição material. A contaminação ocorrerá se, após tocarmos estas superfícies, levarmos as mãos ao rosto, ou diretamente nos olhos, boca ou nariz.
7/ Por isso se recomenda a higiene das mãos quando tocarmos qualquer superfície ou permanecemos em local com ventilação inadequada, pois a contaminação pode ocorrer também pelo fluxo de ar, como foi abordado neste texto do @FernandoKokubun redeaanalisecovid.wordpress.com/2021/01/05/pro…
8/ As gotículas de saliva menores (aerossóis) ficam suspensas no ar por cerca de 1 hora. Se estivermos em um local pequeno, com muitas pessoas, as gotículas vão se acumulando pois serão muitas gotículas liberadas em tempos diferentes.
9/ Nesta situação, se houver alguém infectado, a gotícula com vírus será liberada e quem estiver no local vai inalar. LEMBRETE: pessoas infectadas liberam vírus pelas vias respiratórias uns dois dias antes do aparecimento de sintomas.
10/ Vamos reforçar um pouco esta questão dos LOCAIS com PARTÍCULAS VIRAIS SUSPENSAS CONCENTRADAS, exemplificando onde isto pode ocorrer: veículos (táxi, uber, ônibus, trem, avião, carro próprio carregando pessoas, cinema, teatro, elevador, shopping center, restaurante).
11/ Quer dizer então que em áreas abertas como nas ruas, parques, praças, praias e clubes, não há problema? Há sim. Se as pessoas estiverem aglomeradas e falando, cantando, gritando, as gotículas de saliva com vírus serão aspiradas por alguém.
12/ É por isso que a nossa querida e amada MÁSCARA é tão necessária. Não saia de casa sem ela (e continue com o distanciamento interpessoal e higienização das mãos).
13/ Podemos aproveitar e reler este texto da @redeanalise sobre os diferentes tipos de máscaras escrito pela da @melmarkoski redeaanalisecovid.wordpress.com/2021/03/31/mas…
14/ E o #fiodarede sobre máscaras com dados atualizados feito pela @melmarkoski
15/ Ah! Entendi. Tudo isto que foi falado até aqui tem a ver com o início da pandemia. Mas agora que “o povo já tá vacinado não precisa mais né?” NÃO! Tudo isto ainda é muito necessário!
16/ Mas então, para que serve a vacina? Não era pra gente voltar à vida normal depois de ter sido vacinado? Se não é assim, então pra que vacinar? Todo mundo vai pegar mesmo! NÃO É ASSIM QUE ACONTECE! Vamos recordar:
17/ Vacina não é remédio. Elas treinam nosso sistema de defesa para se defender do vírus quando entramos em contato com ele. Isto significa que, mesmo vacinade, você poderá contrair o vírus e também transmiti-lo.
18/ Mas graças à vacina você está protegido das formas mais graves da doença, e provavelmente não necessitará de internação ou de ser intubade.
19/ Há muitas pessoas que ainda não receberam a primeira dose da vacina ou não completaram o esquema vacinal ou receberam o reforço. Há também aqueles que não podem ser vacinades por algum motivo de saúde ou porque residem em locais de difícil acesso aos locais de vacinação.
20/ Por isto, neste momento, reforçamos: Não podemos admitir que pessoas morram porque “foi decidido” que a pandemia se transformou em endemia.
21/ Podemos, como sociedade e em nome da solidariedade e da vida, continuarmos nos protegendo para, assim, proteger a todos. Ainda há muitas mortes acontecendo e podem acontecer muitas mais.
Como? Seguindo esta regra: VACINA + MÁSCARA + DISTANCIAMENTO INTERPESSOAL DE PELO MENOS 2m + HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS = PROTEÇÃO + SOLIDARIEDADE + VIDAS SALVAS.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Rede Análise | Especial COVID-19

Rede Análise | Especial COVID-19 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @redeanalise

Mar 2
Olá, pessoal! Há tempos a Rede Análise vem trazendo painéis de dados para informá-los sobre o andamento da pandemia, mas não tínhamos ainda um painel de vacinação.

Pois bem: agora temos!! Vem com a gente nesse fio para ver como funciona e como acessar? 🧶 Image
Primeiramente gostaríamos MUITO de agradecer ao @wlcota por disponibilizar os dados de uma forma que ficasse possível de fazer este painel com a infraestrutura que temos! Os dados do Ministério da Saúde, da forma que estão, ficam bem difíceis de serem processados!
Agradecemos também ao @iserrapilheira e ao @MSF_brasil pelo apoio na publicação dos painéis!

A fonte de dados de todos os nossos painéis sempre está disponível no canto inferior direito, assim como os créditos estão no canto inferior esquerdo! Agora sim, vamos lá!
Read 24 tweets
Feb 23
Oi, pessoal! @schrarstzhaupt aqui! Vamos ver juntos como está a situação do Brasil e suas regiões em relação aos indicadores da covid-19?

Quando olhamos o Brasil como um todo, podemos ver que a taxa de crescimento de casos acumulados parou de crescer em 28/01/22 e segue caindo:
Quando abrimos por região, temos algumas particularidades importantes. Primeiro vamos ver as regiões Nordeste, Sul e Sudeste, pois seus indicadores estão muito similares ao do Brasil como um todo (tendência de queda):
Já a região Centro-Oeste está mostrando uma pequenina desaceleração da queda, bem incipiente (no começo), e torcemos para que não se confirme:
Read 20 tweets
Feb 15
Mesmo casos leves de covid-19 podem aumentar o risco de problemas cardiovasculares de uma pessoa por pelo menos um ano após o diagnóstico, mostra um novo estudo da @Nature A covid-19 traz muitos riscos, mesmo após a recuperação.

Nesse fio, @mellziland explicará sobre isso! 🧶👇 Image
Neste estudo, observa-se que as taxas de muitas condições, como insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral (AVC), eram substancialmente mais altas em pessoas que se recuperaram do covid-19 do que em pessoas semelhantes que não tiveram a doença.
E é importante destacar que esses riscos também foram elevados mesmo para aqueles com menos de 65 anos de idade e sem fatores de risco (como obesidade ou diabetes). A pesquisa contou com um extenso banco de dados de registros de saúde dos Estados Unidos nature.com/articles/s4159…
Read 17 tweets
Feb 3
Olá, pessoal! Vamos para mais um #fiodarede? Dessa vez é com a @melmarkoski nos trazendo uma atualização muito importante do @CDCgov sobre o uso de máscaras!

Sigam o fio: 🧶
Na última semana, o CDC atualizou as informações sobre uso de máscaras para a população. Quais os tipos recomendados, uso correto, por que algumas protegem mais do que outras, etc.
Porém: cabe lembrar que as recomendações se baseiam em estudos experimentais, uma vez que ainda não se tem um grande estudo clínico para máscaras PFF2 em comparação às demais, contra a covid-19.
Read 29 tweets
Jan 5
Olá, pessoal! Nós da Rede Análise viemos a público para pedir ajuda de todos vocês na cobrança dos dados abertos da covid-19 no Brasil, que estão fora do ar desde o início de dezembro de 2021. Compartilhem esse fio, enviem por WhatsApp, peçam para as autoridades da sua cidade! 🧶
Não temos dados do SIVEP (Sistema de Vigilância Epidemiológica) desde 29/11/2021. Estes dados nos possibilitavam entender como estava a distribuição de casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) pelo Brasil, inclusive por faixa etária e por tipo de agente causador.
Além disso, estes dados permitiam ao @leosbastos, @marfcg e o pessoal do @obscovid19br fazer o "nowcasting", que é um cálculo que consegue compensar o atraso de notificação deste banco de dados de SRAG, trazendo o que está acontecendo agora de forma um pouco mais fidedigna.
Read 13 tweets
Dec 16, 2021
Ei pessoal! Está pensando em reunir a família no Natal? Acompanhe aqui dez dicas para um final de ano mais seguro que a @melmarkoski está sinalizando para um natal mais seguro!
1. Prefira ou realize, se possível, encontros ao ar livre ou em locais com boa ventilação. Lembre-se que o SARS-CoV-2 permanece algum tempo nos ambientes na forma de aerossol.
2. Não faça aglomeração; procure encontrar poucas pessoas e manter certo distanciamento, principalmente nos momentos em que for beber e se alimentar.
Read 14 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(