Olha, sendo totalmente leiga nesse assunto, vejo isso com muita preocupação. Nesse compilado do twitter sobre notícias da Ucrânia "tropas russas estão 'disparando de todos os lados' na usina nuclear de Zaporizhzhia que está em chamas"
Se o risco desses disparos e explosões causar uma explosão da mesma magnitude ou pior que Chernobyl, não sei dizer - e to vendo muita informação desencontrada. Mas independente, conflitos ao redor de uma usina nuclear não são seguros e trazem riscos imensos.
Bueno, os dois novos testes aprovados são das empresas Kovalent e Biosul. O da Kovalent trará 1, 2 ou 5 testes por embalagem, enquanto que o da Biosul trará 1 teste por embalagem. Esses testes são do tipo swab nasal, o que conhecemos e é oferecido em farmácias, por exemplo
O autoteste tem muitos paralelos com esse teste rápido da farmácia, com a diferença que qualquer pessoa pode fazê-lo. Nesse teste, buscamos a presença de antígenos (partes do vírus) no material colhido das narinas.
Para um teste bem feito, precisamos seguir todas as instruções!
Dados super legais da vacina da Sanofi/GSK! O fio abaixo falará sobre o estudo de fase 3, que observou eficácias:
🔹57,9% para casos/infecção (considerando as VOCs)
🔹75% doença moderada a grave
🔹Nenhum caso de hospitalização no grupo com 2 doses foi observado no estudo!
🧶👇
É importante lembrar que na nota de imprensa da Sanofi, a gente vê ali um "100% de eficácia em COVID grave e hospitalizações". É possível estimar essa eficácia num estudo em que não houve casos em um dos grupos (no caso, vacinados).
Mas na vida real, a gente vê que não existe vacina 100% eficaz - e tudo bem! Teremos um risco MUITO menor para esse parâmetro naqueles duplamente vacinados, mas ainda existe o risco de observar casos (ainda que muito poucos). Relembrando porque já foi discussão pra outras vacinas
Fio espetacular do Nesio! Antes de definir o momento atual como uma possível endemia, precisamos:
✅Pelo menos 90-120 dias com baixa da incidência;
✅Sem novas VOC;
✅Cob. vacinal 90% com esquema completo;
✅Controle de óbitos;
✅Incorporação de medicamentos;
Cuidado com manchetes que acabam não trazendo a informação completa: a efetividade *contra casos* foi o que mais sofreu impacto nas crianças de 5-11 anos.
Efetividade contra hospitalização segue presente!
Mais detalhes abaixo 👇🧶
O estudo que reportagens como a do NYTimes se baseiam esta divulgado na forma de preprint no link: medrxiv.org/content/10.110…
Brevemente, os autores destacam que a efetividade contra casos sofreu um impacto significativo por conta da emergência da #Omicron . A gente viu isso pra outras faixas etárias também, comento em alguns fios na seção VARIANTES E VACINAS em bit.ly/fiosmell
Na torcida aqui para eu estar errada sobre o Carnaval no Brasil, daqui a ~15 dias.
No que gostaria de estar errada:
- num possível aumento de casos, e possível aumento de hospitalizações em suscetíveis e vulneráveis (ex: crianças e idosos, grupos de risco)
Um aumento como vimos em outros anos pós carnaval acho difícil acontecer. Mas o cenário acima me preocupa
Acho difícil a gente ver o que vimos em outros anos (e muito disso é graças a vacinação e ao esgotamento de suscetíveis como vem sendo apontado por muita gente competente na área). Mas não significa que não temos risco de ver algo em populações mais específicas. Me preocupa
O fio de hoje é para as gestantes, trazendo a importância de receber a 3ª dose (reforço) da vacina contra a COVID-19! O que sabemos de benefício e segurança? Por que é tão importante a adesão a esse reforço?
O bloquinho do fio tá passando pela sua timeline!🧶👇
Fios interessantes sobre o assunto:
1⃣Inclusãode gestantes no PNI
Gestantes/lactantes estão nos grupos de risco para a COVID-19. Segundo a diretora da @OPASOMSBrasil "essas mulheres tem risco de ter sintomas graves e precisarão com mais frequência de ventilação e cuidados intensivos, além de uma chance maior de dar à luz prematuramente"