Tem mais auto-teste aprovado na área! Com essas 2 novas aprovações, temos um total de 6 autotestes aprovados para uso!

Vou comentar um pouquinho sobre eles abaixo, trazendo dúvidas sobre quando pode fazer e cuidados importantes
🧶👇

g1.globo.com/saude/noticia/…
Bueno, os dois novos testes aprovados são das empresas Kovalent e Biosul. O da Kovalent trará 1, 2 ou 5 testes por embalagem, enquanto que o da Biosul trará 1 teste por embalagem. Esses testes são do tipo swab nasal, o que conhecemos e é oferecido em farmácias, por exemplo
O autoteste tem muitos paralelos com esse teste rápido da farmácia, com a diferença que qualquer pessoa pode fazê-lo. Nesse teste, buscamos a presença de antígenos (partes do vírus) no material colhido das narinas.

Para um teste bem feito, precisamos seguir todas as instruções!
QUANDO POSSO FAZER?
Segundo a @anvisa_oficial (reportagem do @g1cienciaesaude ), é possível fazer "entre o 1º e o 7º dia do início de sintomas como febre, tosse, dor de garganta, coriza (popularmente conhecida como nariz escorrendo), dores de cabeça e no corpo". Image
Como esses testes receberam aprovação recente, ainda tem um tempinho até a comercialização. Os dois primeiros autotestes liberados pela Anvisa, da empresa CPMH e da Eco Diagnostica, já chegam às farmácias nessa semana!

agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-n…
Segundo a reportagem da @agenciabrasil "Os testes serão vendidos somente em farmácias ou lojas de artigos médicos. Segundo a Eco Diagnostica, que deve começar a ser vendido na próxima semana em grandes redes, o preço do produto deve variar entre R$ 39 a R$ 69." (link acima)
Nessa página da @agenciabrasil há uma série de perguntas e respostas esclarecendo como os autotestes funcionarão aqui no país. Cada autoteste poderá contar com um procedimento com suas peculiaridades, portanto, leia bem as instruções para fazr certinho! agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/…
E o mais importante: O AUTOTESTE GERA UM DIAGNÓSTICO DEFINITO?

NÃO. Esse diagnóstico deve ser feito pelo profissional de saúde. Portanto, é relevante levar esse resultado a esse profissional e pedir orientações. O teste tem caráter orientativo. Image
Junto desses 2 novos testes aprovados, temos esses 4 que já tinham recebido aprovação anteriormente (a primeira aprovação foi ali por Fevereiro de 2020)

link: cnnbrasil.com.br/saude/anvisa-a… Image
No caso de um autoteste positivo, reforce o uso da máscara e faça isolamento. Busque orientação médica para a conduta sobre esse dado, verificar se não há possibilidade de um falso positivo etc. O autoteste tem esse papel de triagem, para identificar possíveis novos casos.
Cada teste pode ter suas particularidades na execução, mas de forma geral, o O Globo traz algumas instruções mais gerais nessa reportagem: oglobo.globo.com/saude/autotest…
De uma forma geral, é importante estar com as mãos bem higienizadas para iniciar esse teste.
1⃣retirar o swab da embalagem, sem tocar na parte superior dele (que está destacada em azul)
2⃣introduzir em uma narina (aqui cada teste instrui até onde ir na introdução Image
3⃣Girar lentamente o swab (pelo nº de vezes indicado pelo teste - metropoles.com/saude/veja-pas…)
4⃣É possível a indicação de repetir o procedimento na outra narina
5⃣Retirar o swab e colocá-lo em um tubo (que vem no kit) Image
Aqui, a imagem ilustrativa de como colocar o swab no tubo, que contém um líquido. Após introduzir o swab no tubo, gire-o algumas vezes (em alguns testes pode ter orientações específicas das vezes) Image
6⃣Após apertar o tubo (para retirar o líquido remanescente no algodãozinho (ponta superior), e posterior a retirada do swab, despejar 3-4 gotinhas na plaquinha de testagem (área indicada) - aguarde 15 minutos

Para descartar o swab: coloque-o dentro da embalagem Image
Nessa imagem, temos os possíveis resultados. Para o teste ser válido, a zona indicada pelo C (Controle) sempre deve ter uma banda (em geral, na cor vermelha). Isso indica que o teste é válido. Se positivo, haverá uma 2ª banda em T. Se negativo, não haverá banda em T. Image
Essas imagens acima são da reportagem do @Metropoles mas na reportagem do O Globo também tem algumas imagens instrutivas. Lembre-se que cada teste pode ter suas particularidades, não saia fazendo sem ler bem atentamente as instruções QUE VEM no teste!

metropoles.com/saude/veja-pas…
Se realizar direitinho, com a orientação médica adequada, esses autotestes podem nos facilitar/tornar mais ágil o rastreio de novos casos. Pessoas que fizerem antes de encontrar alguém do grupo de risco, por exemplo, podem estar evitando um possível contato se estiver positivo.
Mas é de suma importância que a gente tenha campanhas de conscientização, esclarecimento, para munir a sociedade de informações importantes sobre essa ferramenta que se soma nas nossas medidas de enfrentamento.
Muito importante:
- Máscaras, distanciamento e ambientes ventilados DEVEM SEGUIR SENDO ADERIDOS por todos
- A vacinação precisa ser ampliada, aderida pela população-alvo e acelerada (principalmente para os grupos + recentes), com a busca por equidade nas coberturas vacinais no BR
Espero que o fiozinho tenha ajudado ❤️
Estou sempre aberta a críticas, comentários e sugestões (desde que respeitosos hehe). Caso tenha alguma sugestão de conteúdo, pode me mandar na DM!

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Mellanie Fontes-Dutra (Mell)

Mellanie Fontes-Dutra (Mell) Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @mellziland

Mar 4
Olha, sendo totalmente leiga nesse assunto, vejo isso com muita preocupação. Nesse compilado do twitter sobre notícias da Ucrânia "tropas russas estão 'disparando de todos os lados' na usina nuclear de Zaporizhzhia que está em chamas"

twitter.com/i/events/14832…
Se o risco desses disparos e explosões causar uma explosão da mesma magnitude ou pior que Chernobyl, não sei dizer - e to vendo muita informação desencontrada. Mas independente, conflitos ao redor de uma usina nuclear não são seguros e trazem riscos imensos.
Read 4 tweets
Mar 3
Dados super legais da vacina da Sanofi/GSK! O fio abaixo falará sobre o estudo de fase 3, que observou eficácias:
🔹57,9% para casos/infecção (considerando as VOCs)
🔹75% doença moderada a grave
🔹Nenhum caso de hospitalização no grupo com 2 doses foi observado no estudo!

🧶👇 Image
É importante lembrar que na nota de imprensa da Sanofi, a gente vê ali um "100% de eficácia em COVID grave e hospitalizações". É possível estimar essa eficácia num estudo em que não houve casos em um dos grupos (no caso, vacinados).
Mas na vida real, a gente vê que não existe vacina 100% eficaz - e tudo bem! Teremos um risco MUITO menor para esse parâmetro naqueles duplamente vacinados, mas ainda existe o risco de observar casos (ainda que muito poucos). Relembrando porque já foi discussão pra outras vacinas
Read 18 tweets
Mar 3
Fio espetacular do Nesio! Antes de definir o momento atual como uma possível endemia, precisamos:
✅Pelo menos 90-120 dias com baixa da incidência;
✅Sem novas VOC;
✅Cob. vacinal 90% com esquema completo;
✅Controle de óbitos;
✅Incorporação de medicamentos;

👇
✅Apoio para manutenção das capacidades assistenciais nas UF;
✅Consenso internacional com organismos multilaterais

Não perca de ler todo o fio do @dr_nesio que tá muito bom!
Read 4 tweets
Mar 1
Cuidado com manchetes que acabam não trazendo a informação completa: a efetividade *contra casos* foi o que mais sofreu impacto nas crianças de 5-11 anos.

Efetividade contra hospitalização segue presente!

Mais detalhes abaixo 👇🧶
O estudo que reportagens como a do NYTimes se baseiam esta divulgado na forma de preprint no link: medrxiv.org/content/10.110…
Brevemente, os autores destacam que a efetividade contra casos sofreu um impacto significativo por conta da emergência da #Omicron . A gente viu isso pra outras faixas etárias também, comento em alguns fios na seção VARIANTES E VACINAS em bit.ly/fiosmell
Read 15 tweets
Feb 28
Na torcida aqui para eu estar errada sobre o Carnaval no Brasil, daqui a ~15 dias.
No que gostaria de estar errada:
- num possível aumento de casos, e possível aumento de hospitalizações em suscetíveis e vulneráveis (ex: crianças e idosos, grupos de risco)

Um aumento como vimos em outros anos pós carnaval acho difícil acontecer. Mas o cenário acima me preocupa
Acho difícil a gente ver o que vimos em outros anos (e muito disso é graças a vacinação e ao esgotamento de suscetíveis como vem sendo apontado por muita gente competente na área). Mas não significa que não temos risco de ver algo em populações mais específicas. Me preocupa
Read 7 tweets
Feb 28
O fio de hoje é para as gestantes, trazendo a importância de receber a 3ª dose (reforço) da vacina contra a COVID-19! O que sabemos de benefício e segurança? Por que é tão importante a adesão a esse reforço?

O bloquinho do fio tá passando pela sua timeline!🧶👇
Fios interessantes sobre o assunto:
1⃣Inclusãode gestantes no PNI
2⃣Atualização do PNI
3⃣Relevância da vacinação em gestantes
4⃣Vacinas não trazem maior risco de aborto espontâneo
Gestantes/lactantes estão nos grupos de risco para a COVID-19. Segundo a diretora da @OPASOMSBrasil "essas mulheres tem risco de ter sintomas graves e precisarão com mais frequência de ventilação e cuidados intensivos, além de uma chance maior de dar à luz prematuramente"
Read 28 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(