@sailorrooscout trazendo alguns comentários importantes sobre a Europa e o crescimento de novos casos que já vem sendo observado: "fim das medidas mitigatórias, BA.2 superando a BA.1, necessidade de reforço nos mais vulneráveis"
@schrarstzhaupt comenta esse conteúdo da @luizacaires3 que aponta a preocupação sobre essa nova onda de crescimento. Me preocupo principalmente num possível crescimento nos vulneráveis e ainda suscetíveis (não vacinados ou populações de baixa cobertura).
Concordo com o @vitormori que, cada vez mais, precisaremos reforçar a relevância do uso da máscara, especialmente naqueles de maior vulnerabilidade, e considerando também os possíveis riscos que atividades/ambientes podem trazer
Também acho importante o que a @LeSarturiP traz aqui. Não sei se esse seria o momento exato para flexibilizar nesse nível como estamos fazendo. Já comentei aqui que desobrigação não significa não recomendação. E essa mensagem precisa seguir sendo passada para melhores decisões
Antes de qualquer coisa, ressaltar a pessoa incrível que é @sailorrooscout - além de cientista, um ser humano incrível! Perguntei para ela se ela se importava se eu traduzisse alguns tuítes para trazer para o pt-br e ela foi muito gentil, como sempre!
A pandemia gerou muitas mudanças na rotina (em resposta a esse cenário), e especialistas se questionaram sobre os impactos disso no desenvolvimento infantil.
Infelizmente, muita fake news também tá rolando em paralelo.
Irei comentar um pouco sobre esse assunto nesse fio👇🧶
O fio terá como base e trará algumas traduções, adaptações e complementações de um artigo bem bacana publicado na @Nature que pode ser lido na íntegra no link: nature.com/articles/d4158…
O neurodesenvolvimento é um dos processos mais incríveis de se estudar. A forma como as redes neurais se desenvolvem, migram e criam caminhos, originando o sistema nervoso, é fantástica. Meu foco durante a pós em neurociência foram aspectos relacionados ao neurodesenvolvimento.
Um artigo recente fez com que muitas pessoas de modo equivocado falassem que o RNA mensageiro da vacina da Pfizer poderia se integrar ao nosso material genético.
@mab_sp125 e eu vamos apontar os problemas do artigo e onde estão os erros dessa interpretação 👇🧶
A transcrição é um processo em que se cria uma fita de RNA a partir de uma fita de DNA, ou seja, é como se pegássemos informações específicas do material genético para criar uma receita que pode dar origem, entre várias moléculas, a proteínas.
Já a transcrição reversa é quando um RNA é transformado de volta em um DNA. Esse processo é importante para as células, utilizado por alguns vírus para incorporar seu material no genoma do hospedeiro e também é usado para técnicas de biologia molecular!
Pessoal, não façam isso com quem convive com um transtorno psiquiátrico. Não tenham esse nível de insensibilidade e desrespeito. Independente da opinião de vocês sobre qualquer assunto, não sejam a pessoa que USA as vulnerabilidades de outros em prol de sua narrativa.
Gente, queria agradecer por todo o apoio e carinho. Em uma situação mais normal, eu ne mteria visto o comentário. Mas somou do momento ser complicado e de ele vir na sequência que fiz a postagem, aí somou tudo. Já tomei algumas atitudes aqui, e só agradecer mesmo
🚨BAIXAS COBERTURAS VACINAIS PARA A POLIO🚨 @g1cienciaesaude destaca o ressurgimento da polio em Israel🇮🇱 e uma nova cepa registrada no Malaui🇲🇼 (sudeste da África) e as baixas coberturas em 2021 para essa vacina no Brasil🇧🇷.
Há risco para a reintrodução da polio por aqui!👇🧶
Segundo a matéria: "Considerando todas as (3) doses, a cobertura vacinal era de 96,55% em 2012. Em 2021, caiu para 59,37%. A mais baixa foi a da dose de reforço dada aos 4 anos: apenas 52,51% das crianças receberam essa dose em 2021, segundo os dados do DataSUS até 6 de março."
Segundo @gersonsalvador na reportagem, "até 2015, a cobertura vacinal contra a poliomielite no Brasil se aproximava de 100%". A partir de 2016, ocorreu uma "queda vertiginosa" g1.globo.com/saude/noticia/…
Recentemente, um estudo associou a infecção viral pelo vírus Epstein-Barr a um risco maior (32x) para esclerose múltipla, podendo estar presente antes do desenvolvimento da doença!
Vamos comentar um pouco sobre esse estudo, trazendo dados para outras doenças e vírus também 🧶👇
MELL NÃO QUERO LER FIO LONGO!
Bora para as principais conclusões:
🔹O risco de EM aumentou 32 vezes após a infecção pelo EBV
🔹MAS não aumentou após a infecção por outros vírus, incluindo o citomegalovírus de transmissão semelhante.
Vamos a algumas apresentações, antes de entrar nos dados:
1⃣MIELINIZAÇÃO - é o processo de cobrir partes do axônio com um revestimento que funciona como um isolante elétrico (a bainha de mielina). Um tipo de célula que a produz é o oligodendrócito