Joe Biden, então vice-presidente dos Estados Unidos, cumprimenta Petro Poroshenko, empresário bilionário que assumiu a presidência da Ucrânia após o golpe de Estado de 2014, que derrubou o governo pró-Rússia de Viktor Yanukovich.

1/24
A participação dos EUA na articulação do Euromaidan é bem documentada. Burocratas da gestão Obama se reuniram com lideranças da oposição ucraniana antes do golpe de 2014, incluindo Joe Biden e o diretor da CIA, John Brennan.

2/24
Victoria Nuland, subsecretária do Departamento de Estado, assegurou que o governo estadunidense gastou 5 bilhões de dólares para financiar o Euromaidan e a CIA financiou, treinou e armou organizações paramilitares neonazistas incorporadas à Guarda Nacional.

3/24
O investimento da Casa Branca visava assegurar a manutenção da nova ordem na Ucrânia, removida da esfera de influência de Moscou e convertida em um Estado-vassalo de Washington, avançando os interesses geopolíticos, militares e econômicos do Ocidente.

4/24
Diversos empresários estrangeiros se beneficiaram da nova conjuntura política da Ucrânia — erguendo fortunas enquanto os conflitos instigados pelo golpe de 2014 deixavam 14 mil mortos no leste do país. Entre eles está Hunter Biden, filho do atual presidente dos EUA.

5/24
Hunter atua há duas décadas como lobista, beneficiando-se dos contatos do pai para obter vantagens e acordos lucrativos. Após a ascensão de Joe Biden ao cargo de vice-presidente e a queda de Yanukovich , Hunter vislumbrou ótimas oportunidades de negócios na Ucrânia.

6/24
Após tornar-se presidente da Ucrânia, Poroshenko colaborou passivamente com a operação de destruição da capacidade produtiva nacional tocada pelo judiciário ucraniano, ajudando a liquidar empresas nacionais e a entregar setores da economia ao controle de estrangeiros.

7/24
O modus operandi guarda semelhanças com a devastação do setor produtivo brasileiro causado pela Operação Lava Jato. Na Ucrânia, a operação foi viabilizada por uma parceria "anticorrupção" firmada entre o judiciário ucraniano e o governo estadunidense.

8/24
O acordo dava ao Departamento de Justiça dos EUA o direito de indicar conselheiros de justiça, promotores e juízes para atuar diretamente no judiciário da Ucrânia, além de financiar a formação de advogados e quadros do judiciário ucraniano em Washington.

9/24
Entre as empresas que foram submetidas à intervenção "anticorrupção" está a Burisma — uma das maiores produtoras de petróleo e gás natural da Ucrânia. O proprietário, Mykola Zlochevsk, passou a sofrer perseguição de promotores locais, assessorados por órgãos dos EUA.

10/24
Imposto como um dos conselheiros da empresa, Hunter Biden assumiu a liderança da Burisma após o congelamento dos bens de Zlochevsk. Também ingressaram no conselho da Burisma Joseph Cofer Black, ex-diretor de operações da CIA, e Devon Archer, ex-assessor de de John Kerry.

11/24
Após a intervenção, a Burisma prosseguiu operando de forma obscura, sem divulgar resultados financeiros. Entre 2014 e 2016, a empresa expandiu suas operações no Leste Europeu e firmou acordo de cooperação com a KazMunayGas, empresa estatal de petróleo e gás do Cazaquistão.

12/24
A empresa logo se tornou um alvo do procurador-geral da Ucrânia, Viktor Shokin. Embora inicialmente alinhado à política de Poroshenko, Shokin passou a buscar a consolidação de um projeto político próprio calcado na retórica moralista e no discurso anticorrupção.

13/24
O procurador acusou a Burisma de praticar lavagem de dinheiro, fraudes contábeis e abriu 15 investigações para apurar irregularidades. Joe Biden passou então a pressionar Poroshenko para abafar as investigações sobre as atividades criminosas conduzidas por seu filho.

14/24
Poroshenko receava que a demissão do procurador-geral, vinculado à retórica anticorrupção, pudesse ter impacto negativo em sua imagem. Para convencer o ucraniano a encobrir os negócios de seu filho, Joe Biden chantageou Poroshenko com uma oferta de um bilhão de dólares.

15/24
O montante era proveniente do Fundo Monetário Internacional (FMI), que negociava um acordo com o governo ucraniano. Biden assegurou que daria aval para a concessão do empréstimo, contanto que o procurador-geral fosse substituído por um nome subserviente.

16/24
As conversas telefônicas entre Poroshenko e Joe Biden acerca da substituição do promotor-geral em troca do empréstimo foram gravadas. Em maio de 2020, os áudios foram publicados pelo deputado ucraniano Andriy Derkach.

17/24
No diálogo capturado em fevereiro de 2016, Poroshenko assegura a Biden que seu filho, Hunter, não é alvo de nenhuma investigação, e informa que solicitou a renúncia do procurador-geral: "Há uma hora atrás, ele me trouxe sua carta de renúncia.".

18/24
Na gravação de um outro telefonema em março de 2016, Biden vincula explicitamente a concessão do empréstimo à nomeação de um procurador-geral cooptado. "Conte-me sobre seu novo procurador-geral. Eu preparei a assinatura pública de um compromisso de 1 bilhão de dólares."

19/24
A chantagem de Biden funcionou. A Ucrânia encontrava-se mergulhada em uma crise fiscal e enfrentava uma série de processos movidos pela Rússia, motivados pela rescisão de contratos após o golpe de 2014. Após demitir Shokin, Poroshenko nomeou Yuri Lutsenko como procurador.

20/24
Lutsenko não tinha experiência jurídica. Ele havia sido preso por corrupção e abuso de poder em 2010, mas foi beneficiado por uma anistia concedida aos políticos de direita apoiaram o Euromaidan. Após assumir o cargo, Lutsenko arquivou as acusações contra a Burisma.

21/24
Em maio de 2016, Biden ligou para parabenizar Poroshenko. "Você trabalhou muito bem. (...) E agora que o novo procurador-geral está no cargo, estou pronto para movimentar a assinatura da cobertura nova de 1 bilhão de dólares de empréstimos como garantia."

22/24
As gravações não deixam dúvidas sobre o envolvimento de Poroshenko e Biden em atos de corrupção, tráfico de influência, suborno, entre outros crimes. Também evidenciam a falta de independência do FMI, instrumentalizado em prol de interesses particulares obscuros,...

23/24
..e demonstram o grau extremo de submissão do governo ucraniano à Casa Branca. Apesar da gravidade das denúncias, a imprensa ocidental se apressou em abafar o caso, receosa de que sua divulgação prejudicasse a campanha presidencial de Joe Biden.

24/24
Leitura complementar:

"O segredo de Biden na Ucrânia: o que há de tão monstruoso que leva a sua completa omissão midiática?". Artigo na Revista Intertelas:

revistaintertelas.com/2020/05/28/o-s…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pensar a História

Pensar a História Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @historia_pensar

Mar 18
As Forças Armadas da Rússia eliminaram Nikolai Kravchenko, fundador e líder do regimento neonazista Batalhão de Azov. A morte de Kravchenko foi confirmada por Andriy Biletsky, representante do batalhão.

1/5 Image
O líder neonazista foi abatido na última terça-feira, 15 de março, durante um ataque os militares russos a uma base do Batalhão de Azov em Mariupol. A organização é responsável por perpetrar inúmeros crimes de guerra, chacinas, massacres e estupros no leste da Ucrânia.

2/5 Image
Nikolai Kravchenko desenvolvia atividades paramilitares há décadas na Ucrânia. Foi o fundador da organização terrorista neonazista "Patriotas da Ucrânia" e colaborou com o golpe de Estado que derrubou Viktor Ianukovytch em 2014.

3/5 Image
Read 5 tweets
Mar 18
Há 151 anos, em 18 de março de 1871, tinha início a Comuna de Paris, primeira insurreição a lograr a instituição de um autogoverno proletário. A Comuna de Paris governou a capital francesa por 72 dias, tornando-se inspiração para todas as revoluções socialistas posteriores.

1/24 Image
Após a Revolução Francesa, a França se converteu no núcleo fundador do modelo de Estado burguês. Em que pese as profundas agitações sociais que marcaram esse processo, as mudanças privilegiariam quase que exclusivamente a burguesia, alijando a classe operária do poder.

2/24 Image
O processo de organização do proletariado começa a se consolidar a partir de 1820. A publicação do Manifesto do Partido Comunista, de Marx e Engels e as Revoluções de 1848 intensificaram esse processo, levando à expansão do movimento operário nas grandes cidades europeias.

3/24 Image
Read 24 tweets
Mar 17
As Forças Armadas da Rússia ganharam uma ajuda improvável e inesperada na condução das campanhas militares: mercenários caça-likes brasileiros que se ofereceram para lutar a favor daUcrânia.

1/6
Os brasileiros integram a Legião Internacional de Defesa do Território — grupo de mercenários pagos pelo governo ucraniano para auxiliar suas forças regulares e regimentos neonazistas nas operações de guerra.

2/6
O problema é que os rapazes são um tanto exibicionistas e narcisistas. Passam mais tempo postando selfies exibindo armas acompanhadas de legendas com frases de Peaky Blinders e versos da Bíblia do que participando de operações.

3/6
Read 6 tweets
Mar 16
Uma aposentada chora após o anuncio do confisco da sua poupança, em frente à sede do Banco Central do Brasil. Há 32 anos, em 16 de março de 1990, Fernando Collor de Mello anunciava o confisco de todas as cadernetas de poupança do país com saldo superior a 50 mil cruzeiros.

1/23 Image
Excetuando-se o breve período de crescimento do PIB conhecido como "milagre econômico", a ditadura militar foi marcada pelo descontrole inflacionário, alimentado por altos níveis de endividamento externo e por uma sucessão de planos econômicos mal sucedidos.

2/23 Image
Os choques do petróleo em 1973 e 1979, a crise da dívida externa e a crise da moratória mexicana forçaram o governo a promover sucessivas maxidesvalorizações da moeda para estimular as exportações e captar recursos, dando origem a uma situação de hiperinflação.

3/23 Image
Read 23 tweets
Mar 16
Milicianos, policiais e soldados das Forças Armadas da Ucrânia estão espancando, açoitando e atando civis a postes como punição por desobediência ou pequenos delitos. A prática já foi registrada em diversas cidades do país.

1/4
Com o colapso econômico das regiões deflagradas pelo conflito com a Rússia, o abastecimento de alimentos foi comprometido e a circulação de moeda está limitada pelo governo. Muitas pessoas tem saqueado supermercados e casas abandonadas em busca de comida e insumos.

2/4
Para proteger o patrimônio dos empresários, o Exército ucraniano passou a reprimir os saqueadores. Os civis são espancados, despidos da cintura para baixo e atados a postes em meio ao inverno ucraniano.

3/4
Read 4 tweets
Mar 15
Nenhum país é alvo de tantos boatos quanto a Coreia do Norte. A campanha de vilificação contra a nação asiática é tão exasperada que assume contornos de caricatura. Um dos boatos mais difundidos assegura que o país reprime brutalmente os religiosos, sobretudo os cristãos.

1/14
O boato foi fartamente replicado pela mídia brasileira, em especial pelos grupos de mídia ligados às igrejas neopentecostais, tais como a Record TV.

2/14
A multimilionária ONG evangélica Open Doors ("Portas Abertas"), fundada pelo anticomunista Anne van der Bijl, chegou a divulgar um estudo, sem quaisquer fontes ou referências, afirmando que "ser descoberto como um cristão é uma sentença de morte na Coreia do Norte".

3/14
Read 15 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(