Vladimir Aras Profile picture
Mar 18 24 tweets 11 min read
A decisão judicial inicial deveria ter sido questionada num recurso ou ter sido cumprida. Agora, como esperado, vem uma medida dura de bloqueio do serviço do Telegram no Brasil.
Trecho que importa da decisão de @alexandre . Image
Se o Telegram, como ocorre com outros mensageiros e plataformas, tivesse atividades econômicas no Brasil (publicidade paga; impulsionamento, p.ex.), o bloqueio de suas contas bancárias e pagamentos a receber seria um meio efetivo de forçar o cumprimento da ordem judicial inicial.
A decisão de hj é uma medida de coerção devido ao descumprimento de uma decisão judicial. A multa imposta tem escassa eficácia, tendo em vista que sua cobrança demandará a realização de medidas de cooperação internacional, pois, ao que consta, o Telegram não tem bens no Brasil. Image
Para complicar o país onde está a sede do Telegram não tem histórico positivo na cooperação jurídica internacional com o Brasil. Não temos tratado de assistência jurídica em matéria civil ou penal vigente com os Emirados Árabes Unidos 🇦🇪. Isso tornará a execução da multa difícil.
O min. Alexandre proibiu na liminar que pessoas físicas e jurídicas adotem soluções tecnológicas para contornar o bloqueio que ocorrerá no Brasil. A questão é saber se cidadãos comuns serão multados pelo STF se usarem proxies para fazerem usos legais e legítimos do serviço. Image
Caberá à ANATEL articular com as entidades que proveem a infraestrutura (“backbones”) da Internet brasileira (como a Embratel, a RNP etc) para que impeçam que IPs brasileiros acessem os servidores do Telegram fora do País. Image
Alexandre tb mandou a Google e a Apple tirarem o app do Telegram de suas lojas, o que limitará a habilidade dos usuários de baixar ou atualizar o aplicativo. Isto não basta por si, pois o download pode ser feito por outros meios, para uso em desktops, p. ex.. E há uma versão web. Image
Por isto, para serem efetivas na internet .br, essas medidas deverão ser adotadas em conjunto. Ainda assim, haverá flancos que não poderão ser fechados. Me refiro ao uso de proxies e de redes virtuais privadas (VPN).
O impacto da decisão sobre os cidadãos comuns é enorme. Empresas e profissionais de várias áreas, inclusive professores, mantêm canais legítimos no @telegram . Não poderão usar seus serviços. Por outro lado, o descumprimento da ordem judicial inicial do STF pela empresa é grave.
Estamos, portanto, diante de um daqueles casos difíceis, que põe em debate temas como jurisdição na Internet, autoridade do Poder Judiciário, autodeterminação informacional (de quem tem dados na nuvem do Telegram), cooperação internacional, fake news etc.
O professor @waltercapanema e eu vamos debater estes e outros temas numa live. Avisaremos!
Vamos discutir p. ex. qual seria a base legal da multa de 100 mil a pessoas que não são investigadas nem suspeitas que tentarem contornar o embargo digital do Telegram. A lei brasileira não proíbe o uso de VPNs, proxies etc. Qual seria o fundamento legal desse item da ordem?
Ademais, pode o Judiciário ordenar o apagamento remoto de aplicativos Telegram que já estejam baixados nos smartphones de usuários? A primeira parte do item “a” parece sugerir isto quando manda “inviabilizar” a utilização de apps já baixados. Image
O tema central, enfim, é o de saber como obrigar uma empresa que não tem sede nem bens no Brasil a cumprir uma decisão judicial brasileira(a primeira sobre a remoção dos perfis do investigado).Que alternativa tinha o Min. @alexandre ,já que o cenário é duplamente não cooperativo?
“Duplamente não cooperativo” porque: 1) a empresa @telegram_br @telegram não coopera com o Judiciário brasileiro (e isto não é de hoje), o que é grave; e 2) o país onde está a sede de tal empresa também tem um histórico bem pobre de cooperação com o Brasil.
Ouvi um radialista dizer que o Telegram é usado majoritariamente para fake news e crimes. Sou usuário intenso do serviço e posso dizer que os canais que assino têm fins lícitos. Um deles é o ótimo canal de @thim3108 . Outros exemplos: @ResearchNord e @PortalMigalhas . ImageImageImageImage
Também tenho meu canal lá. t.me/blogdovlad . Image
Quanto ao tópico da cooperação internacional, ressalto que não temos tratado com os Emirados Árabes. Em 2018, o governo @JusticaGovBR negociou um acordo penal e outro de extradição. legado.justica.gov.br/news/collectiv…
No ano passado, o Tratado sobre Assistência Jurídica Mútua em Matéria Penal, assinado por Brasil e Emirados Árabes Unidos, em março de 2019, foi aprovado pela Comissão de Relações Exteriores da @camaradeputados . www2.camara.leg.br/atividade-legi…
É o Projeto de Decreto Legislativo 552/2021. camara.leg.br/proposicoesWeb… Image
Na sua justificativa, o governo afirma que o tratado bilateral com os EAU 🇦🇪 objetiva “tornar mais efetiva a aplicação da lei brasileira no que respeita à investigação, à instrução de ações penais, ao acesso à justiça e **ao cumprimento de decisões judiciais**.”
…assim como “promover o combate à criminalidade organizada internacional, incluindo a corrupção, a lavagem de dinheiro, o tráfico de pessoas, o tráfico ilícito de armas de fogo, munição e explosivos, o terrorismo e o financiamento do terrorismo.”
Atualmente, o PDL 552/2021 está na CCJ da @camaradeputados . Boa hora para que o presidente @ArthurLira_ e a presidente da CCJ @Biakicis toquem adiante o texto, que ainda deve passar pelo @senado @rpsenador para vigorar. Assim as decisões de @alexandre seriam cumpridas nos EAU. Image

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Vladimir Aras

Vladimir Aras Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @VladimirAras

Mar 17
A Interpol lançou esta semana seu novo centro de apoio operacional para o enfrentamento da criminalidade financeira e da corrupção transnacionais.
O “INTERPOL Financial Crime and Anti-Corruption Centre”(IFCACC) expandirá a capacidade da @INTERPOL_HQ de lidar com crimes de colarinho branco, fluxos financeiros ilícitos (#IFF) e recuperação de ativos, centralizando a resposta internacional a tais modalidades de delinquência.
Segundo o secretário-geral da @INTERPOL_HQ, o IFCACC adotará uma abordagem interinstitucional, promovendo estreita colaboração entre os vários stakeholders, como o GAFI, entes regionais similares (como o Gafilat), o Grupo Egmont, órgãos de persecução penal e o setor financeiro.
Read 7 tweets
Mar 3
@cesaresn @assisj3ferson O embargo econômico interestatal mais famoso é o imposto pelos EUA a Cuba. Desde 1992, ano a ano, tal embargo é reprovado pela AG/ONU, como violadora do direito internacional. As resoluções aprovadas são ignoradas. Cuba já se referiu ao bloqueio americano como “guerra econômica”.
@cesaresn @assisj3ferson Aqui uma delas.
@cesaresn @assisj3ferson No DIP, existem medidas unilaterais chamadas de retorsão, represálias, boicotagem etc. Por outro lado, o direito internacional assegura a liberdade de navegação (UNCLOS) e a a liberdade de comércio.
Read 12 tweets
Mar 1
Preconceito racial migratório na Ucrânia: elpais.com/internacional/… via @el_pais
“Dos maneras de salir del país, dos velocidades en función de la raza o la nacionalidad. En Medika, frontera de Ucrania con Polonia, no todos pueden escapar de la guerra de la misma manera.”
“Centenares de inmigrantes que vivían en Ucrania procedentes de África o Asia Central se están encontrando con colas interminables para poder llegar (…) a Polonia. Junto a esta cola de salida, otra reservada para los ucranios que avanza más rápido, sin esperas eternas.”
Read 5 tweets
Mar 1
Conforme a Convenção de Montreux sobre o Regime dos Estreitos, de 1936, a Turquia pode proibir a passagem de navios de guerra pelo Bósforo e Dardanelos, se reconhecer um estado de guerra. cnn.com/2022/02/28/mid…
Os estreitos de Dardanelos e Bósforo permitem a ligação entre o Mar Negro e o Mediterrâneo. Por isso são estratégicos para a navegação na região. Desde o Império Otomano, outros acordos internacionais tiveram como objeto a questão dos estreitos turcos. Image
Agora a questão da navegação de navios mercantes e de navios de guerra é regida pela Convenção sobre o Regime dos Estreitos, concluída na cidade suíça de Montreux, em 1936. Image
Read 5 tweets
Mar 1
O procurador ⁦@KarimKhanQC⁩ do TPI resolveu abrir uma investigação sobre a situação na Ucrânia. A formalização do inquérito depende de autorização de uma câmara do Tribunal (pre-trial chamber) ou do referral de um Estado Parte do Estatuto de Roma/98. icc-cpi.int/Pages/item.asp…
A questão não é simples pois Rússia e Ucrânia não são partes do ER/1998. Porém, desde os eventos bélicos de 2014 entre os dois países, Kiev apresentou duas declarações aceitando de forma “ad hoc” a jurisdição do TPI. A segunda vez foi em 2015. Agora, a apuração pode ser aberta. Image
Um Estado que não seja parte do Estatuto de Roma pode aceitar a jurisdição do TPI, (1) se o crime tiver sido praticado em seu território, ou (2) a bordo de navio ou avião matriculado nesse Estado. (3) Tb pode ser aceita a jurisdição pelo Estado de nacionalidade do investigado.
Read 6 tweets
Feb 26
Não sou fundamentalista contrário aos cassinos.Temo pela nossa crônica falta de fiscalização de tudo,pela deficiência do COAF para enfrentar esse novo desafio e pelo claudicante sistema de justiça criminal que não dá conta nem do jogo do bicho,onde a lavagem deita e rola há anos.
O tráfico de pessoas (para prostituição), o tráfico de drogas e o tráfico de armas são delitos satelitários do jogo, o que piorará o quadro de insegurança pública no entorno dos cassinos. Um problema sério pode agravar-se. Os benefícios econômicos previstos compensam tais custos?
Ademais, o poder econômico gerado pelo jogo legalizado será certamente utilizado para corromper agentes de fiscalização e controle. Nem quero discutir aqui os riscos aumentados para lavagem e financiamento do terrorismo, porque são notórias as preocupações do GAFI com este tema.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(